Buscar

II AVALIAÇAO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:668325) ( peso.:1,50)
	Prova:
	29965787
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os seres vivos possuem vários tipos de relações, ditas relações ecológicas, que podem ser benéficas ou maléficas. A manchete de um jornal brasileiro "Universitária é encontrada degolada dentro de carro no ABC Paulista" mostra uma das atitudes de brutalidade feitas pelo ser humano contra a própria espécie. Sobre o que é viver adequadamente em sociedade, analise as sentenças a seguir:
I- Cooperar para o desenvolvimento e prevalência da espécie de forma igualitária.
II- Cometer assassinatos quando os demais seres da mesma espécie não correspondem às ações que acreditamos serem adequadas.
III- Explorar a própria espécie quando julgar necessário, pois na sociedade cada um vive por si.
IV- Saber os direitos e deveres de cada cidadão, assim como os seus.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Desde o surgimento das civilizações, a humanidade vivenciou acontecimentos em que causaram mudanças no meio ambiente. Dessa forma, o processo de degradação ambiental e questões de conscientização dos recursos naturais estão cada vez mais em pauta. O conceito de Cidadania Ambiental Global foi promovido pela Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), criada no final da década de 1990. Sobre o objetivo central desse programa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Mobilizar a comunidade para ações voltadas às questões ambientais e compreensão dos direitos humanos e responsabilidade dos cidadãos.
	 b)
	Controlar o efeito dos poluentes e as suas consequências com relação às mudanças do meio ambiente está no centro das preocupações da humanidade.
	 c)
	Aumentar o uso de energias limpas e incentivar ações para a proteção de florestas e áreas verdes.
	 d)
	Estimular o desenvolvimento sustentável, principalmente em instituições públicas e privadas.
	3.
	A dignidade humana é uma palavra oriunda do latim dignitas, que significa honra, virtude. Fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais. Presente na própria Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), consiste num valor previsto na Constituição Federal de 1988, que em seu art. 1º, III, reconhece o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental da República Federativa do Brasil. Com base na Constituição Federal de 1988, e sobre a dignidade, analise as sentenças a seguir:
I- A dignidade humana está fundada no conjunto de direitos inerentes à pessoa, liberdade e igualdade, como também no conjunto de direitos coletivos, sociais, econômicos e culturais.
II- A condição de dignidade permite discriminação, seja de naturalidade, cor, sexo, idade, crenças, classe social, orientação sexual.
III- Como um valor em si mesma, a dignidade humana é objeto de defesa do Estado, que deve prever condições mínimas para que todos os cidadãos tenham uma vida digna.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida. Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
	 b)
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
	 c)
	A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
	 d)
	A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
	5.
	Muito já se conquistou com relação ao estabelecimento e respeito aos direitos humanos. No entanto, esses esforços não foram obtidos em um único momento, mas foram o resultado de diferentes ações que, conforme classificação, podem ser divididas em três gerações. Com relação às gerações dos direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I- A segunda geração dos direitos humanos tem como base a busca por questões que envolvem o princípio da fraternidade, sendo um exemplo dessa geração a Carta de Paris para uma Nova Europa.
II- Os direitos sociais, econômicos e culturais são conquistas obtidas na primeira geração dos direitos humanos.
III- As três gerações de direitos humanos diferem em alguns aspectos, como a natureza da sua iniciativa, evoluindo de uma visão mais individual, observada na primeira geração, até a coletividade (terceira geração).
IV- A Carta Magna, documento importantíssimo devido ao seu pioneirismo, é um das ações desenvolvidas durante a primeira geração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	6.
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
	 a)
	Revolução Mexicana.
	 b)
	Revolução Russa.
	 c)
	Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
	 d)
	Carta Magna.
	7.
	Um documento escrito minuciosamente, os direitos da realeza e os limites impostos à autoridade real possibilitam a fixação de hábitos e costumes, evitando que, no futuro, soberanos arbitrários impunemente abusassem de seus poderes. A que documento se refere esse trecho?
	 a)
	Código de Hamurabi.
	 b)
	Petition of Rights.
	 c)
	Cilindro de Ciro.
	 d)
	Carta Magna.
	8.
	Nos séculos XVII e XVIII surgem teorias relacionadas ao direito humano, em que todas as pessoas eram consideradas partes de uma mesma razão. Na modernidade, surge o Jusnaturalismo, que contempla a teoria do direito natural, prevendo a igualdade entre todos os seres humanos. Neste contexto, foi possível traçar uma linha cronológica, através da formulação de alguns documentos, como o Cilindro de Ciro, permitindo a compreensão da ideia de desenvolvimento do direito humano. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Este cilindro continha uma declaração do Rei Persa Ciro XX, com doutrinamentos sobre os direitos humanos.
II- Os documentos contidos no Cilindro continham a descrição da liberdade do credo religioso e abolição do trabalho escravo.
III- O Cilindro foi criado pelo Rei Persa Ciro II, na Mesopotâmia, atualmente, Iraque.
IV- O Cilindro de Ciro é considerado a primeira declaração dos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	Na Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa com outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educaçãobrasileira vem de longa data, culminando com a expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito.
II- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.
III- Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas
	10.
	Antes da criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1917, foi promulgada a constituição Mexicana, considerada até hoje a Carta Magna mais liberal e moderna da America Latina. Além disso, foi pioneira no que tange à reforma agrária, garantindo direitos aos trabalhadores. Sobre este importante acontecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em caráter anticlerical e liberal, a Constituição do México anuncia os deveres dos trabalhadores.
(    ) Dentre os avanços, destacam-se o ensino laico e a expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e ejidos.
(    ) Equiparava as relações entre capital e trabalho, criando, por exemplo, a jornada diária de 12 horas.
(    ) O casamento civil passou a ser obrigatório, e o único válido para os trabalhadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.

Continue navegando