Buscar

Acordo e Convenção Coletiva de Trabalho e Direitos da Gestante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova:
	31139778
	Nota da Prova:
	7,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As relações de trabalho vão se ajustando e adequando à realidade e necessidade de cada época. Contudo, nem sempre empregados e empregadores conseguem chegar a um acordo, precisando socorrer-se aos sindicatos para intermediar eventual ajuste. Para resolver esse impasse, as partes utilizam os acordos e as convenções coletivas de trabalho. Disserte sobre a diferença entre acordo e convenção coletiva.
	Resposta Esperada:
O acordo coletivo é aquele realizado entre o sindicato da categoria e a empresa. Já a convenção coletiva são os acordos celebrados entre os sindicatos patronais e geram efeitos para os trabalhadores, que deverão cumprir suas determinações.
	2.
	Maria labora para MM Malhas há mais de dez anos, e, durante aproximadamente dois anos, está em tratamento a fim de engravidar. Há dois meses descobriu que finalmente seu tratamento havia dado frutos, e ela estava grávida. Ocorre que, passado um mês da descoberta, começou a sentir fortes dores abdominais. Encaminhada ao hospital, teve a triste notícia de que havia sofrido um aborto espontâneo. Diante da narrativa, questiona-se: Maria possui algum direito como gestante? Em caso afirmativo, por qual período?
	Resposta Esperada:
Sim, Maria tem direito a licença aborto, pelo prazo de duas semanas, além da segurança de retorno à função exercida anteriormente ao afastamento, pois a Consolidação das Leis Trabalhistas assim contempla, em seu art. 395.
Parte inferior do formulário

Outros materiais