Buscar

Estudo dirigido As Interações entre as Espécies

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 04
Discente: Caique dos Santos Aguiar
Docente: Mario Dantas
1 - Compare e confronte os hábitos de alimentação dos predadores, parasitas e parasitoides.
Os predadores são consumidores que removem tecidos das populações de presa à medida que os consomem, desta forma eles retira da população de presa, além da nutrição que ganha para sustentar sua própria reprodução, os parasitas, consomem partes dos organismos vivos hospedeiros, mas normalmente não os matam e os parasitoides (a maioria pequenas moscas e vespas) matam os hospedeiros que consomem, mas não imediatamente. Eles se ligam porque, os parasitoides se assemelham aos parasitas, porque residem dentro e comem os tecidos de um hospedeiro vivo, e aos predadores, porque inevitavelmente matam seus hospedeiros. 
2 - Se a presa dos animais pode reduzir seu risco de predação escondendo-se, por que elas não se escondem o tempo todo?
Porque elas teriam que regulamentar todo seu comportamento, pois como muitas presas precisam se esconder em locais pobres em alimentação, isso prejudica não só seu crescimento, como também sua reprodução, retardando assim seu amadurecimento, estendendo o período durante o qual o indivíduo fica mais vulnerável à predação.
3 - Nas relações parasita–hospedeiro, que habilidade poderia a seleção natural favorecer no parasita e no hospedeiro?
Suas interações desenvolvem um equilíbrio delicado entre a resposta imunológica e outras defesas do hospedeiro e da virulência do parasita, uma vez que o parasita precisa do hospedeiro vivo para sobreviver.
4 - Alguns animais adiam a reprodução de forma que possam colocar mais de sua energia num crescimento rápido para se tornarem tão grandes que os predadores não os possam comer. Que tipo de compromisso estão esses animais assumindo? 
Teria o compromisso de achar um bom local para sua reprodução, porque se o animal vive ou quer se reproduzir em locais pobres em alimentação, além de prejudicar o seu crescimento, ele também estaria prejudicando sua reprodução.
5 - Dada a ubiquidade das defesas que foram desenvolvidas nas plantas, o que você preveria acerca das respostas desenvolvidas pelos seus herbívoros?
As defesas das plantas, incluem fatores que influenciam a qualidade nutricional e a digestibilidade de partes da planta, assim como químicos especializados, que têm efeitos negativos sobre os herbívoros, reduzindo sua qualidade nutricional, e as estratégias que os herbívoros usam para combater as defesas das plantas também têm custo, enfatizando uma vez mais a relação íntima entre as interações consumidor, ou seja, recurso e a otimização das histórias de vida.
6 - Quando a população de uma planta possui defesas induzidas, o que poderia isto sugerir sobre a frequência da herbívora nesta população?
Defesa induzida se refere a qualquer mudança na morfologia ou fisiologia da planta como resultado da ação de insetos ou ácaros sobre a mesma, podendo ser direta, ativada após o ataque do inseto na planta, ou indireta, onde a planta produz compostos voláteis que servem de pistas químicas para atrair inimigos naturais dos insetos. Tendo ela como consequência a não preferência desses herbívoros por essa planta no caso de um novo ataque, melhorando o desempenho do vegetal, pois esse mecanismo pode mudar os valores dos parâmetros biológicos e reprodutivos dos herbívoros.
7 - Por que a competição entre duas espécies por um recurso compartilhado é considerada uma interação indireta em vez de uma interação direta?
Porque a interação indireta seria quando dois ou mais consumidores utilizam a mesma fonte, cada um deles reduz a disponibilidade de recurso para o outro, ou seja, eles tem uma disputa pelo fato de compartilharem algo, um sempre pegará mais que o outro, já a interação direta seria quando os indivíduos de uma espécie diretamente influenciam o bem-estar dos indivíduos de outra espécie, ou seja, eles apenas influenciam não compartilham nada. 
8 - Que benefícios os mutualismos próximos, os defensivos e os dispersivos têm em comum?
Cada um dos dois parceiros no mutualismo, normalmente proporciona algum produto (como nutrientes) ou serviço (como defesa contra consumidores) que o outro não pode prover por si próprio, por exemplo, as espécies em mutualismos defensivos recebem alimento ou proteção de seus parceiros em troca de defendê-los contra seus consumidores, e os de mutualismos dispersivos, seriam aqueles que transportam pólen entre as flores em troca de recompensas como o néctar, ou que comem frutos nutritivos e dispersam as sementes que eles contêm em habitats adequados, ou seja, cada um recebe benefícios um do outro.

Outros materiais