Buscar

Instrumentação em Higiene Ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
INSTRUMENTAÇÃO EM 
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno
 
(a):
 
Data: 2021
Atividade
 de Pesquisa
 01
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
 
contém 
1
0
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
 
de Envio
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) O que é ciclo de exposição e grupo homogênio?
Ciclo de exposição: conjunto de situações térmicas ao qual o trabalhador é submetido, conjugado às diversas atividades físicas por ele desenvolvidas, em uma sequência definida.
Grupo homogêneo corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo.
2) Em ambientes interno e externo como é feito o cálculo do IBUTG?
	 Com carga solar – fómula maior – IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg.
	 Sem carga solar – fórmula menor – IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg.
3) Quais as características do procedimento de avaliação do calor.
A exposição ao calor deve ser avaliada através do "Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo- IBUTG definido pelas equações que se seguem:
Ambientes internos ou externos sem carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg 
Ambientes externos com carga solar: IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg
Convém salientar que os procedimentos de avaliação devem interferir o mínimo possível nas condições ambientais e operacionais características da condição de trabalho. 
A maneira mais comum e indicada de medição de níveis de calor e temperatura, é través do IBUTG, que são calculados através de medidores de estresse térmico. A determinação do índice do Bulbo Úmido Termômetro de Globo Médio, IBUTG, e da Taxa Metabólica média, M, representativos da exposição ocupacional ao calor, deve ser obtida em um intervalo de 60 minutos corridos, considerando o mais crítico em relação à exposição ao calor. 
4) Qual a diferença entre conjunto convencional e não convencional.
 		 Instrumentos convencionais são aqueles comuns, mais conhecidos, que muitos sabem quais são já os não convencionais são aqueles que poucos sabem quais são, são meio desconhecidos.
5) Evidencie como são feitas as medições do calor ocupacional?
 		O critério de avaliação da exposição ocupacional ao calor adotado pela presente norma tem por base o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) relacionado à Taxa Metabólica (M).
Avaliação Ocupacional do Calor
 		A finalidade do termômetro de globo é de medir o calor radiante existente no ambiente de trabalho. ... Termômetro de bulbo Seco: Termômetro de mercúrio, com escala mínima de + 10 ºC a + 100 ºC e precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC. É usado para medir a temperatura do ar.
6) Comente um pouco a respeito do sistema de aspiração.
Há dois sistemas de aspiração disponíveis no mercado: sistema aberto de aspiração (SAA) e sistema fechado de aspiração (SFA). O SAA é utilizado apenas uma vez e exige desconexão do ventilador, enquanto o SFA é de múltiplo uso e permite a aspiração sem desconexão. Ele fica posicionado entre o tubo traqueal e o circuito do ventilador mecânico e deve permanecer no paciente pelo prazo máximo de 24 horas. Nos Estados Unidos o SFA tornou-se muito popular na última década, sendo que nas unidades de terapia intensiva (UTI) é exclusivamente empregado em 58% dos casos, enquanto o SAA é exclusivo em apenas 4% dos centros. 
7) Quais as principais características do ciclone respirável? 
Características técnicas
 		 Atende totalmente a curva para poeiras respiráveis das normas ISO 7708/CEN e ACGIH. Elimina o problema de carga estática, existente nos ciclones de nylon. Funciona com qualquer modelo de bomba de amostragem.
	O 	funcionamento do ciclone é caracterizado por sua curve de eficiência de coleta com ponto de corte em 50%. O ponto de corte define em qual tamanho de partícula ocorre a separação entre grandes e pequenas e, é função da vazão amostragem, dos dutos e da câmara.
Assim, a vazão da bomba numa coleta de poeira total é dada em função do ciclone utilizado. No caso de utilização do ciclone de nylon de 10 m a vazão de amostragem é de 1,7L/min; para o ciclone de alumínio a vazão é de 2,5L/min e para o ciclone de plástico condutivo a vazão é de 2,75L/min.
8) Como é a metodologia de avaliação de gases e vapores?
 	 Gases e vapores podem ser detectados sob duas formas, através de tubos reagentes colorimétricos, que são: Detecção Instantânea: emprega tubos reagentes de leitura instantânea. Detecção Passiva: emprega tubo de longo tempo de exposição.
· A bomba utilizada de ter certificado de calibração, se não tiver avaliação não será válida;
· Verificar o ponto de estanqueidade;
· Captar o para o amostradordentro da zona respiratóriado funcionário;
· Utilização de pelo menos 10 amostragens por posto de trabalho;
· Executar o número de “insuflamentos” de acordo com o especificado no próprio tubo;
· Deverá haver um intervalo de no mínimo 20 minutos de uma amostra para outra;
· Realizar a leitura do tubo colorimétrico logo após o término dos insuflamentos;
· Fazer a média aritimética do número de amostragens. 
9) O que são os tubos colorimétricos?
 	 Os tubos colorimétricos são tubos de vidro com uma escala impressa em seu corpo, com isso, em que é possível ler e identificar a concentração dos agentes, igual um termômetro. Os primeiros tubos utilizados foram para detecção de monóxido e dióxido de carbono.
10) Qual diferença entre Asfixiante simples e Químicos?
	 	Os gases inertes, porém, quando em altas contrações são substâncias que acarretam uma série de riscos à saúde humana. Por isso, as empresas que lidam com os chamados agentes asfixiantes precisam tomar cuidado para garantir a segurança dos funcionários e evitar acidentes.
		Os asfixiantes são substância que impedem a utilização bioquímica do oxigenio (O2). Atuam no transporte de oxigênio pela hemoglobina (Hb) e impedem o uso tecidual do oxigênio. Ex: monóxido de carbono e substâncias metahhemoglolizantes, cianeto e gás sulfídrico (H2S). 
		Os asfixiantes simples não são necessariamente tóxicos, mas reduzem a concentração de oxigênio local e podem provocar sufocamentos, principalmente quando presentes em alta quantidade. Alguns exemplos desses tipos de substâncias são o gás metano, butano e GLP (bastante presente em sistemas de aquecimento domésticos).
		Com este contexto em mente, é possível entender a forma de atuação dos gases asfixiantes. São substâncias químicas que interferem na capacidade do organismo de transportar ou usar oxigênio para o metabolismo aeróbico. Esses compostos podem ser classificados como asfixiantes simples ou sistêmicos. 
		 Exemplos de substâncias químicas com efeitos asfixiantes simples: etano, metano, propano, butano, GLP, acetileno, nitrogênio, hidrogênio etc. São substâncias que produzem asfixia, mesmo quando presentes em pequenas concentrações, porque interferem no transporte do oxigênio pelos tecidos.
 (
Atividade
 
de Pesquisa
 01
: Instrumentação em 
Higiene Ocupacional
)

Continue navegando