Buscar

PROVA V SOC ED e CULT

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:662481) ( peso.:3,00)
	Prova:
	30342131
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	(QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
Em sua origem, pós modernismo significava a perda da historicidade e o fim da "grande narrativa" o que no campo estético significou o fim de uma tradição de mudança e ruptura, o apagamento da fronteira entre alta cultura e da cultura de massa e a prática da apropriação e da citação de obras do passado.  Referente as características importantes do pós-modernismo, assinale V quando a sentença for veradeira e F quando se apresentar falsa.
(  ) A consolidação de seus estudos de lutas de classe e  na observação do mundo hispânico e na contraposição com os valores do velho mundo.
(  ) A exploração dos movimentos culturais da contemporaneidade associados as suas manifestações e ideologias políticas hegemônicas.
(  )  A dissolução de limites rígidos entre os fenômenos culturais, produzindo uma nova visão e orientação social.
(  ) A manutenção de linhas conservadoras de valor estético, em conformidade com as tendências modernistas.
A sequência correta é
	 a)
	V.F,F,F
	 b)
	F,F,V,F
	 c)
	V,V,F,F
	 d)
	V,V,V,F
	2.
	A partir da segunda metade do século XVIII, com a  Revolução Industrial e o surgimento do proletariado, cresceram as pressões para uma maior participação política e a urbanização se intensificou, recriando uma paisagem industrial muito distinta da que antes existia. Essa classe que ficou conhecida como proletariado. Sobre o assunto/tema proletariado, análise as alternativas a seguir:
(   ) Trabalhadores, que vendem sua mão de obra.
(   ) Servo, que orientam a população rumo à salvação.
(   ) Escravo, que passa a exercer suas funções de modo mais dinâmico.
(   ) Clero, que passa a se converter em grande empresário.
	 a)
	F,V,V,V
	 b)
	V,F,F,F
	 c)
	F,F,V,V
	 d)
	V,V,F,F
	3.
	(QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
Max Weber é considerado um dos fundadores das ciências sociais, desenvolveu interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanece como referências de análise até os tempos atuais. A respeito de interpretações e conceitos elaborados pelo referido autor, assinale V quando a opção for verdadeira e F quando a opção for falsa.
(  ) Ao trabalhar a esfera dos valores, elaborou o conceito de mais valia;
(  ) Em suas obras ele usou o termo: "desencantamento do mundo";
(  ) Decodificou as leis do capitalismo e analisou as relações de produção como relações de exploração;
(  ) A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros.
A sequência correta é:
	 a)
	V,F,V,F
	 b)
	F,F,V,V
	 c)
	F,F,V,F
	 d)
	F,V,F,V
	4.
	A cultura é um meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Para tanto, em vez de modificar o seu aparelho biológico, o homem altera o seu aparelho superorgânico. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A forma que o ser humano se adapta ao meio social.
II- O indivíduo, durante sua adaptação, pode ter a tranquilidade de adaptar-se à sociedade, baseado em uma imutabilidade das instituições humanas e religiosas.
III- O meio social é dinâmico e as mudanças podem ser comparadas a questões biológicas e naturais.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	5.
	A Sociologia nasceu num ambiente de profundas mudanças sociais. Assim, a ciência que estuda a sociedade foi construída paulatinamente, com as correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia. Sobre esses alicerces, análise as afirmativas:
I  Racionalismo e Teocentrismo.
  
II Iluminismo e Teocentrismo.
III Racionalismo, Empirismo e Iluminismo.
IV Racionalismo, Empirismo e Teocentrismo.
	 a)
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
	 b)
	Apenas a afirmativa I está correta
	 c)
	Apenas a afirmativa III está correta
	 d)
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	6.
	Se por um lado vivemos em um período em que as pessoas têm como meta consumir, por outro lado, há a necessidade de termos matérias-primas suficientes para atender às necessidades humanas. No entanto, muitas das matérias-primas não serão suficientes para atender à grande demanda de consumo, além de haver recursos que não são renováveis. Sobre a necessidade de conservar recursos que não são renováveis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As empresas não são questionadas pela comunidade, dessa forma, temas como poluição, desperdícios de recursos naturais, vantagens tiradas de crises, abuso de autoridade, segurança de usuários e consumidores, qualidade de vida e pagamentos inadequados, tem sido uma luta solitária do setor religioso.
( ) Estas questões têm deixado muitas organizações em alerta quanto às formas de usufruir os recursos naturais face às exigências da sociedade, dos tratados ou da legislação e tendem a redirecionar suas condutas perante as formas de conduzir os negócios.
( ) Um dos maiores desafios que o mundo enfrentará no próximo milênio será fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, com a ajuda de padrões baseados no desempenho e no uso criterioso de instrumentos econômicos, em um contexto harmonioso de regulamentação.
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V -  V.
	 d)
	F - F  - F.
	7.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	8.
	(QUESTÃO ENADE PRODUZIDA INTERNAMENTE)
Diz-se que a modernidade corresponde à sociedade industrial (aquela em que o poder econômico e político pertence às grandes indústrias e em que se explora o trabalho produtivo), enquanto a pós-modernidade corresponde à sociedade pós-industrial (aquela em que o poder econômico e político pertence ao capital financeiro e ao setor de serviço das redes de informação e automação) ". CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofi a. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005, p. 54. Com base nessa afi rmação, que contextualiza a passagem da modernidade à pós-modernidade, assinale V quando a afirmativa for verdadeira e F quando for falsa.
(  )  É notório, na pós-modernidade, o contexto filosófico de crítica ao racionalismo e abertura a novos campos de experiência válidos, como as vivências corporais, artísticas e linguísticas;
(  ) Ao contrário da modernidade, a pós-modernidade fundamentou o conhecimento através do método científico e suas leis racionais, tanto no domínio teórico (produção do conhecimento) quanto no domínio prático (mandamentos da ação);
(  ). A sociedade pós-moderna,ao criticar a interculturalidade presente nas culturas europeias, deixa de lado o debate epistemológico em nome das teses para a filosofia da religião, bem como reconhece o sentido descontínuo da história e a crise dos ideais revolucionários utópicos de emancipação humana;
(  ) As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; falências das metanarrativas emancipadoras
A sequência correta é
	 a)
	V,F,F,V
	 b)
	F,V,F,V
	 c)
	V,V,F,F
	 d)
	F,F,V,V
	9.
	É possível afirmar que existe uma dada cultura para a qual existem públicos específicos, os quais elegem determinadas manifestações e expressões para serem prestigiadas e consumidas. Diante disto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação entre a área e a definição/abrangência de cultura descrita:
	 a)
	A cultura elitista tem como objetivo expor, por meio da música, literatura, artes, uma probabilidade de ascensão social.
	 b)
	As culturas vulgar e erudita apresentam níveis de complexidade similares, principalmente devido à presença da música.
	 c)
	A cultura vulgar, presente nas massas, é a mesma das culturas regionais, onde existe a música, a dança, o folclore e o futebol.
	 d)
	A cultura erudita, concentrada nas minorias sociais, é muito importante para o desenvolvimento letrado/intelectual da sociedade.
	10.
	Não há unanimidade quanto à Pós-modernidade. Além disso, a Pós-modernidade é o nome designado para as mudanças que aconteceram por volta dos anos 1950 em diante, em diversos campos, entre eles: as ciências, as artes, avanços tecnológicos (computação, ciências cognitivas etc.). Da mesma forma, a Pós-modernidade tomou corpo por volta dos anos 1960 na arte pop e nos anos 1970 quando chega à filosofia. Sobre uma das visões de intelectuais a respeito da Pós-modernidade, análise as afirmativas:
I A Pós-modernidade é a era onde o mercado faz envelhecer os produtos em curto espaço de tempo (tecnologias se tornam obsoletas em espaços de tempo cada vez menores). Este ritmo de produção tem levado as pessoas a consumir cada vez mais, pois fazer parte do mercado na atualidade é poder consumir.
II A Pós-modernidade é uma defesa radical aos postulados da modernidade. No campo da filosofia, as ideias pós-modernas têm como propósito endossar e legitimar o discurso filosófico da Modernidade que tem se sustentado na razão, e crença dogmática da ciência, que são os baluartes da Modernidade.
III A Pós-modernidade é crítica radical aos valores modernos, sendo assim, visa estabelecer confiabilidade nas instituições e avanços econômicos e tecnológicos controlados.
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	 c)
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	 d)
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	11.
	(ENADE, 2005) Os escritos de Marx sobre o movimento do proletariado podem ser considerados como contribuições clássicas aos estudos dos movimentos sociais. Marx partia do pressuposto de que os movimentos do proletariado deveriam constituir-se a partir da tomada de consciência das classes sociais, da definição de seus opositores de classe e de um projeto de transformação da sociedade. A sociologia contemporânea, a partir de uma leitura da realidade da segunda metade do século XX, como a realizada por Touraine, Melucci, Castells e muitos outros, atualizou esse conceito, considerando que os movimentos sociais se organizam tendo por base a construção de uma identidade coletiva, a definição de adversários ou dos conflitos e de um projeto ou utopia de transformação ou mudança social. Com base nesses pressupostos, analise os itens a seguir:
I- O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), que construiu, a partir da noção de "sem-terra", sua identidade coletiva, considera a estrutura da terra como historicamente injusta no Brasil e luta pela redistribuição da propriedade rural, razão por que pode ser considerado um movimento social.
II- Segundo a sociologia contemporânea, os únicos verdadeiros movimentos sociais no Brasil são os movimentos sindicais.
III- O Grito dos Excluídos, organizado pelas pastorais sociais, promove manifestações exclusivamente no dia da Independência e, portanto, não se caracteriza como movimento social.
IV- Segmentos da população negra no Brasil vêm se organizando em torno de uma identidade afro-brasileira, consideram-se vítimas de um legado histórico de discriminações, propõem modificar essa situação por meio de políticas afirmativas e de reconhecimento étnico e emergem como movimento social.
V- Somente os movimentos de base classista podem ser considerados como verdadeiros movimentos sociais, tanto no passado como nos dias atuais.
Estão certos apenas os itens:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	III, IV e V.
	 c)
	I, IV e V.
	 d)
	I, III e IV.
	12.
	(ENADE, 2008) Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os por meio da educação. Assim, também o devoto, ao nascer, encontra prontas as crenças e as práticas da vida religiosa; o sistema de sinais de que me sirvo para exprimir pensamentos; o sistema de moedas que emprego para pagar dívidas; os instrumentos de crédito que utilizo nas relações comerciais; as práticas seguidas na profissão etc., etc., funcionam independentemente do uso que delas faço. Tais afirmações podem ser estendidas a cada um dos membros de que é composta uma sociedade, tomados uns após outros. Estamos, pois, diante de maneiras de agir, de pensar e de sentir que apresentam a propriedade marcante de existir fora das consciências individuais. Esses tipos de conduta ou de pensamento não são apenas exteriores ao indivíduo, são também dotados de um poder imperativo e coercitivo, em virtude do qual se lhe impõem, quer queira, quer não.
FONTE: Émile Durkheim. As regras do método sociológico. José Albertino Rodrigues (Org.). Trad. Laura Natal Rodrigues. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1984, p. 1-2.
No segmento de texto acima, Durkheim trata:
	 a)
	Da solidariedade social.
	 b)
	Do fato social.
	 c)
	Da anomia social.
	 d)
	Da consciência coletiva.
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais