Buscar

Neuro transmissores - DOPAMINA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NEUROTRANSMISSORES DERIVADOS DAS AMINAS BIOGÊNICAS 
CATECOLAMINAS - Esse neurotransmissor é divido em dopamina e noradrenalina.
DOPAMINA - A dopamina tem papel importantíssimo no sistema nervoso, ela é responsável pela regulagem da voltagem elétrica no seu cérebro, fazendo o que você consiga fazer as coisas, resolver problemas. A dopamina em alta também traz a sensação de auto estima e poder. A dopamina pode ser aumentada facilmente como em um discurso, ou algo que faça sua auto estima subir. Dopamina vem do aminoácido L tirosina que é encontrado em qualquer fonte proteica, a L tirosina sofre ação da tirosina hidroxilase e vira L Dopa depois ela sofre ação do aminoácido decarboxylase e vira dopamina, ela entra na vesícula sináptica (são pequenas esferas ligadas ao extremo dos axônios nos neurônios do sistema nervoso.) então ela liberada na fenda e acaba sendo atraída pelos auto receptores D2, quando tem demais o organismo libera enzimas para inibir a L tirosina ou ela pode voltar para a vesícula através do transportador de dopamina e ficar guardada para ser liberada quando for preciso ou pode também ser catabolizada por enzimas. Para você saber a quantidade de dopamina no seu organismo você pode fazer um exame de urina pra saber o quanto de acido homovanílico (É o principal metabólito da catecolamina. É usado como um reagente para detectar enzimas oxidativas e é associado com os níveis de dopamina no cérebro.) possuí e saber se você tem ou não déficit de dopamina.
Existem dois tipo principais de receptores os D1 que são divididos em D1 e D5 que são excitatórios e os D2 que são divididos em D2 - D3 - D4 que são inibitórios. 
 
Os ligantes da dopamina são diversos, desde de fármacos até drogas, um deles é a cocaína que inibi a recaptação de dopamina aumentando a quantidade de dopamina na fenda sináptica. No uso da cocaína e do açúcar você aumenta sua dopamina na região do cérebro chamada Núcleo accumbens e isso lhe te faz ter aquela sensação de euforia, poder e bem estar. A ketamina (Ketamina é também conhecida como K (quêi), key, special K e vitamina K. K é um anestésico – às vezes é citado como ‘tranqüilizante de cavalo’. É uma das substâncias usadas em danceterias ou durante o sexo.) também por sinal tem como resultado final, aumentar sua dopamina porém também age de outra maneira como por exemplo bloqueando o receptor aspartato lá do glutamato, ou seja a Kematina tem um poder neuroprotetor pois ela evita a ototoxicidade, essa substancia é mais conhecida como drogas de balada/Rave mas na verdade se bem usado como mostram os estudo, que ela tem sim um efeito neuro protetor. 
PATHWAYS (VIAS) - São as vias que levam os neurónios ao seus receptores específicos fazendo a neurotransmissão. Você tem um aglomerado de neurônios ( núcleo ) que são transportados através da projeção axonal para lugares específicos do seu cérebro ( receptores ). Chegando nos receptores sofre a ação ( neuro transmissão ) e essa ação pode ser do tipo excitatória ou inibitória.
Temos a via nigroestriatal ela é responsável por ligar a substância nigra aos neurônios motores e ao Striatum. Uma pessoa com mal de parkinson tem problemas como esse tipo de neurônio na substância nigra.
A via Mesocortical ela liga a área ventral região aonde sai a maioria das vias ao cortex pré frontal ou seja, essa área é responsável pelo afeto, comportamento e cognição, que a dopamina possibilita você ter.
Temos também a área tuberoinfundibular ela liga o hipotálamo a hipófise e a principal função dessa via é a regulação hormonal e fazer o controle da prolactina (hormônio proteico produzido pelo lobo anterior da pituitária e que estimula o corpo-lúteo (glândula endócrina que se desenvolve no ovário de modo temporário e cíclico, após a ovulação, e é responsável pela secreção de progesterona) a produção de leite pelas glândulas mamárias.
E a área mesolímbica que liga o ventral ao sistema límbico responsável pelas emoções como a sensação de recompensa, vício e motivação.
O excesso de dopamina causa impulsividade, excesso de libido ( uma pessoa que nunca usou hormônios para fins estéticos ou atleta que teve contato pela primeira vez com hormônios, acaba tendo um pico elevado de dopamina, juntamente com o glutamato ( Glutamato é o rei da líbido e dopamina é o príncipe um potencializa o outro.) Problemas no receptores D2 você pode ter manias ( abre e fecha porta, limpeza e etc) e esquizofrenia.
O déficit de dopamina pode ser causado pela intoxicação do metal pesado cádmio, a idade é outro fator importante, com a idade avançada nossos níveis de dopamina vão abaixando. A partir dos 30 anos sua quantidade de dopamina começa a ter queda, por isso é sempre bom manter o exames em dia e sempre que possível fazer um tratamento para manter os níveis de dopamina em quantidades boas. Outra forma é o uso continuo de drogas, ao usar a droga você aumenta seus níveis de dopamina, porém com o uso constante você acaba por saturar seus receptores, assim fazendo a droga perder o efeito no seu organismo. Os níveis baixos de dopamina pode causar também obesidade, todo tipo de vício, fadiga crônica, inflamação crônica, déficit de atenção, desordem sexual, problemas na tireoide, narcolepsia (sono súbito e incontrolável, aparentemente sem motivo, que ocorre várias vezes ao dia e corresponde a uma entrada direta no sono paradoxal sem passar pelo sono lento), mal de parkinson, depressão, síndrome das pernas inquietas, procrastinação ( o famoso amanha eu faço ), queda de líbido, falta de foco e memória tanto visual quanto verbal. 
Os hormônios que estimulam a dopamina são aos da tireoide, testosterona, E2 (estradiol), DHEA e cortisol. PODE acontece de você ir a um psiquiatra e logo de cara ele te receitar um inibidor de recaptação de serotonina, sem ao menos parar pra ver os hormônios. O problema as vezes pode ser a dopamina, analisando a tireoide, se você tem hipotireoidismo você tem baixa dopamina, então você tem depressão, primeiro conserte os hormônios depois os neurotransmissores. Os hormônios estão acima da cadeia, eles são os presidentes, os neurotransmissores são os diretores e as reações celulares são os gerentes, colocando numa hierarquia profissional. DHEA trata-se de um esteroide natural produzido na glândula supra-renal e nas gônadas, cuja estrutura é precursora dos hormônios testosterona e estradiol, uma de suas funções é proteger seu hipocampo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando