Buscar

estudo de caso fisiologia humana

Prévia do material em texto

Estudo de Caso
Responda:
1.    Como a renina eleva a concentração de aldosterona?
2.    Por que a aldosterona eleva a pressão arterial?
3.    Para a redução da pressão arterial, os médicos decidiram tratar a paciente com inibidor da ECA (enzima conversora de angiotensina). Porque?
Tratando-se a renina em uma enzina que tem como função a regulação da entrada e saída de sangue no glomérulo (unidade funcional dos rins), com um consequente aumento ou diminuição da pressão arterial. A renina é liberada pelos rins quando ocorre uma queda de pressão arterial, uma diminuição na concentração de sódio ou um aumento na concentração de potássio. A renina quebra a proteína sanguínea angiotensinogênio para formar a angiotensina I, que não é convertida por uma segunda enzima angiotensina II. Esta provoca a constrição dos vasos sanguíneos e estimula a produção de aldosterona (aldosterona aumenta a secreção de potássio pelas células epiteliares tubulares renais, Ou seja, a aldosterona promove uma conservação dos íons sódio no líquido extracelular e uma excreção de íons potássio na urina). O efeito final é uma elevação da pressão arterial e a manutenção dos níveis normais de sódio e potássio.
A paciente mencionada no estudo de caso foi tratada com a inibição da ECA (enzima conversora de angiotensina), pois a mesma bloqueia os efeitos rins designada por angiotensina II. Ao bloquear o efeito da angiotensina II, os inibidores da ECA provocam o relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial, isto significa que o coração não tem de se esforçar tanto para empurrar o sangue perlo corpo.
Referência:
E.Book 2.0 acessado em 09 de Maio de 2021 (https://ebook.diabetes.org.br/component/k2/item/72-capitulo-4-o-sistema-renina-angiotensina-aldosterona-na-resistencia-a-insulina-e-hipertensao-arterial).
Braynly acessado em 09 de Maio de 2021 (https://brainly.com.br/tarefa/22342784).

Continue navegando