Buscar

Fórum Fisiologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum Fisiologia Humana
A Miastenia gravis é uma doença neurológica auto-imune que produz anticorpos contra os receptores pós-sinápticos da acetilcolina na junção neuromuscular (fenda sináptica). Esses anticorpos agem bloqueando os receptores de acetilcolina, mudando a sua conformação, ou, danificando a membrana pós-sináptica. A miastenia gravis causa sintomas como fraqueza muscular esquelética, não dolorosa, que agrava com a repetição de movimentos, cansaço em atividades simples como escovar os dentes, queixas de quedas frequentes e melhora com o repouso. Em casos de suspeita de Miastenia gravis, exames de sangue que revelam a quantidade de anticorpos contra receptores de acetilcolina no sangue, além de estudos de estimulação nervosa da musculatura esquelética por estimulação repetida de motoneurônios são necessários. 
Em casos positivos para Miastenia gravis, a quantidade de anticorpos de receptores de acetilcolina estará elevada ou reduzida no exame de sangue? Porque?
“Na miastenia gravis, há uma produção de anticorpos que ataca esses locais. Infelizmente, ainda não se sabe a causa”, informa Marcelo Annes. Dito de outra forma, o próprio organismo agride a tal acetilcolina e atrapalha seu funcionamento. 
O diagnóstico clínico pode ser feito através do exame de sangue, se der positivo para Miastenia gravis, a quantidade de anticorpos de receptores de acetilcolina estará elevada. Esses anticorpos diminuem a quantidade de receptores disponíveis para se ligarem a acetilcolina, tornando as fendas sinápticas mais simples. 
Não existe cura para essa doença, portanto serão necessários acompanhamento e cuidados. O tratamento utilizado são medicamentos inibidores da enzima acetilcolinesterase, imunosupressores, cortiscosteroides, cirurgia e plasmaferese.
Referências:
 Site Veja Saúde acessado em 09 de Maio de 2021 (https://saude.abril.com.br/blog/boa-pergunta/miastenia-gravis-o-que-e-e-como-tratar/).

Continue navegando

Outros materiais