Buscar

Atividade Pesquisa GEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geografia Política, Econômica e Industrial
Aluno (a):
Data: 08 / 05 / 21
Atividade Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome da Disciplina, Atividade de Pesquisa (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
1. Qual é a diferenciação entre o conceito de geografia política e o de geopolítica com base na vivência dos geógrafos?
R: A diferença entre Geografia Política e Geopolítica encontra-se no fato de que a Geografia Política é um ramo da Geografia que estuda diretamente as relações entre a política e os territórios, enquanto que a Geopolítica, estuda as estratégias internacionais que os países costumam utilizar, bem como as relações de poder exercida entre os diferentes países.
2. Qual é o papel e a realidade dos países emergentes na geopolítica mundial?
R: O papel dos países emergentes está relacionado ao próprio crescimento econômico e social apresentando um nível de desenvolvimento diferenciado dos demais países de economias menos favoráveis. A realidade dos países emergentes abrange a grande quantidade de exportação de matérias primas. Além de deter ampla aplicação no mercado consumidor e seu desenvolvimento econômico sendo receptáculo de instituições multinacionais.
3. Como podemos compreender a evolução do pensamento científico nas sociedades e o papel das religiões do ponto de vista econômico?
R: O raciocinio inicial é que a ciência não surge em um determinado momento. Com o passar do tempo, vai se construindo o pensamento cientifico de acordo com o desenvolvimento das pessoas. Descobrindo novas ferramentas e técnicas, adotando novos comportamentos, desenvolvendo novas formas de pensar e tentando explicar fenômenos cotidianos, esse pensamento continua evoluindo, pois a cada momento surge novas necessidades na sociedade comtemporânea. 
No nível macroeconômico, busca-se entender a relação entre religião e crescimento econômico (mensurado pelo Produto Interno Bruto (PIB)), de acordo com dados de alguns países, existe uma correlação negativa entre práticas religiosas, medidos pelo número de cerimônias religiosas e crescimento do PIB. Por outro lado, acredita-se haver uma correlação positiva entre a vida além da morte e o PIB. Há sinais de que a semelhança de crenças religiosas entre os países é propícia ao comércio entre eles. Além disso, a relação entre crescimento econômico e religião pode ser causada por outras variáveis ​​(como fatores geográficos e geopolíticos).
4. Explique o American way of life e cite situações que poderão envolver o brasileiro nas próximas décadas no tocante a esse conceito.
R: O American way of life é um estilo de vida americano que se espalhou desde o período entre guerras e se fortaleceu após a Guerra Fria. Hoje, tornou-se um parâmetro de comportamento dos Estados Unidos da América e expressa o nacionalismo instituído no século XVIII, cujos princípios são a liberdade, a busca da felicidade e a crença no direito à vida, transmitindo a ideia de um homem auto-suficiente, isto é, homem que deixou a pobreza através de seu trabalho tornou-se um empresário rico e próspero, o que hoe chamamos de méritocrácia. 
A política da boa vizinhança idealizava a americanização, o Office of Inter-American Affairs, criado pelo governo dos EUA, foi o instrumento usado para chamar a atenção dos brasileiros que ficaram maravilhados com o american way of life que incluí tecnologias, progresso, industrialização, modernidade, liberdade, emprego, consumo e etc.
5. Quais são os deveres do Estado garantidos no momento atual da política brasileira?
R: Segundo a legislação Brasileira o Estado Democrático de Direito e a Constituição Federal Brasileira. O artigo 1º da Constituição Federal Brasileira de 1988 diz:
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Portanto são direitos básicos, para garantir uma vida digna a todos os cidadãos. Esses direitos são educação, saúde, saneamento básico, direito de ir e vir, direito à alimentação adequada, direito ao voto democrático, direito à aposentadoria e a garantia dos direitos trabalhistas em geral como: férias remuneradas, jornada de trabalho fixa e justa, salário mínimo, licença-maternidade, licença médica e etc.
6. Na fase do capitalismo informacional, qual fator foi determinante?
R: O capitalismo informativo corresponde ao atual período econômico, marcado pela globalização, computadores, telefones digitais, robótica e internet, está relacionado à sociedade da informação. Neste conteto de desenvolvimento de tecnologias da informação, aumento de capital, bens, informações. No entanto, a disseminação do conhecimento, a informação é matéria-prima e age sobre a tecnologia, o maior poder da tecnologia em moldar ou influenciar a existência individual e coletiva, a estruturação das sociedades a partir da formação das redes. Vêm aumentando a desigualdade social, proporcionando exclusão digital em muitas partes do mundo. O capitalismo informacional teve início com a quebra da bolsa de valores de nova York (1929), porém ainda há expeculações a respeito da sua dissiminação. 
7. As políticas sociais, em um regime democrático, são necessárias. Como seria o cenário de um país como o Brasil, em sua opinião, se todas as universidades públicas se tornassem privadas? Esse é um caso de política social garantida na Constituição Federal?
R: Não consigo imaginar tamanha desigualde que seria instituida na nação, sem formação de recursos humanos, produção de conhecimento, desenvolvimento tecnológico, prestação de serviços à sociedade e promoção da cidadania comparável ao Sistema Público de Universidades Federais. Nossas universidades públicas são diferencial positivo em relação a outros países. A privatização é um retrocesso aos direitos instituidos ao cidadão, substituir a obrigatoriedade do Estado de assegurar o direito de todos à educação, além de um retrocesso é limitar o crescimento pessoal, aumentando a desigualdade e diminuindo oportunidades para milhares de brasileiros. Segundo a Constituição Federal de 1988 no Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
8. O petróleo é o combustível do mundo. Como ele tem influenciado a geopolítica mundial e as interações comerciais? Qual seria uma alternativa atual a essa fonte de energia?
R: Na Geopolítica o Petróleo é um dos assuntos referentes ao principal recurso natural da atualidade, que esteve em boa parte dos últimos tempos em disputa pelas grandes potências econômicas internacionais. Esta fonte natural de energia é de suma importância nos debates politicos pois a dependência do uso de seus derivados, causa preocupação devido a exploração e esgotamento. Estudos relatam que a maior parte da produção energética mundial advenha desse recurso. Assim, considerando que o nível de consumo de um país está diretamente relacionado ao seu poderio econômico, podemos dizer que quanto mais desenvolvida a nação, mais dependente do petróleo ela se torna. Neste sentido há uma preocupaçao em substituir essa fonte por outras fontes renováveis como: energia solar, eólica, maremotriz, hídrica, geotérmica (calor interno da Terra) e biocombustível.
9. A globalização pode comprometer uma crise econômica? Justifique.R: Ao considerar o papel do Estado na Globalização, principalmente no que diz respeito à economia, podemos dizer que há uma tendência comum seguida por vários países, principalmente as grandes potências internacionais como os Estados Unidos. Efeitos gerados em crises do petróleo pode ser um agravante na crise econômica. Atribui essas crises a excessiva participação do Estado na economia, subordinando as atividades econômicas e interesses políticos, desta forma impedindo a prática do livre comércio. A desoneraração do Estado de gastos, diminuindo arrecadações, sendo este fato conhecido como valores liberais acerca do “Estado Mínimo”ou neoliberalismo. Uma justificativa é que o neoliberalismo estabelece perdas dos direitos trabalhistas, na concentração de renda e na menor quantidade de investimentos públicos em saúde, educação. Gerando ainda mais desigualdade e falta de oportunidades.
10. Como você descreveria a transformação do espaço geográfico em um bairro populoso, no qual uma indústria química se instalasse sem atender às devidas medidas legais impositivas?
R: Alem da falta de planejamento urbano, ( área industrial ) a contrução da industria traria vários problemas à saude humama e ao meio ambiente. Um fator preocupante é a contaminação do solo, da água e do ar. Podendo causar diversas doenças e consegeuncias irreversiveis. Para tanto a Química Ambiental tem buscado desenvolver medidas que minimizem esses impactos, tais como: estudo dos processos químicos no ar, na água, no solo,poluição provocada por radiação, dejetos químicos e biológicos. Entretando as leis ambientais, no Brasil, são consideradas as mais completas e avançadas do mundo. Com a aprovação da Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza (Lei Nº 9.605 de 13 de fevereiro de 1998), a sociedade brasileira, os órgãos ambientais e o Ministério Público passaram a contar com um mecanismo qualificado para punição aos infratores. Um marco histórico par nosso país e de grande crescimento e valorização do trabalho científico. 
Atividade de Pesquisa: Geografia Política, Econômica e Industrial.

Continue navegando