Buscar

Robótica

Prévia do material em texto

Robótica
Ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados automaticamente por circuitos elétricos.
 Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Esta tecnologia tem obtido êxito em questões como redução de custos, aumento de produtividade e vários problemas trabalhistas com funcionários.
 Contudo, apesar das vantagens, os robôs acabam trazendo outros problemas específicos, com a demissão de vários funcionários Humanos.
Etimologia
 O termo robô foi usado pela primeira vez pelo checo Karel Capek em uma peça de teatro.
 Inicialmente Capek estava decidido a chamar as criaturas automatas da sua peça de labori, em clara referência ao latin labor, ”trabalho”, mas acatou a sugestão de seu irmão, Josef Capek, o verdadeiro criador da palavra, e os chamou de roboti (plural).
 A palavra robô, derivada de robot/roboti (singular/plural) tem como raiz a palavra checa robota, a qual significa “trabalho forçado/servidão” e tem como uma de suas derivações a palavra rabu, que significa “escravo”.
 Os “robôs” representados na peça eram fabricados com matéria orgânica sintética sendo, portanto, mais próximos dos replicantes e dos clones humanos, enquanto que na concepção atual, “robô” é definido como sendo composto por partes totalmente mecânicas.
 O termo robótico foi criado e popularizado pelo escritor de ficção cientista Isaac Asimov, em um de seus livros. Neste livro, Asimov criou as leis da robótica, que, segundo ele, regeriam os robôs no futuro.
 A ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações.
 O pai da robótica industrial foi George Devol, o qual criou o primeiro robô
Industrial denominado Unimate, o qual foi instalado na fábrica da Ford Motor Company.
 Devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferencem, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem moderno.
Robótica Coletiva
 A robótica de enxame trabalha com robôs grandes e pequenos e simples onde o objetivo é a otimização da realização de tarefas coletivas complexas.
O Fenômeno Da Robotização 
 Robotização é o nome dado ao processo que envolve a implementação de ferramentas tecnológicas que possibilitam a automação de tarefas antes executadas por humanos, passando a ser executadas por meio de robôs.
 A tecnologia envolvendo a robotização das indústrias é altamente sofisticada, de forma a recorrer elevado grau de conhecimento e altos níveis de desenvolvimento técnico-científico.
 Dentre as áreas mais comumente robotizadas, temos:
 ●Indústria automobilística;
 ●Setor computacional;
 ●Atividades médico – hospitalares.

Continue navegando