A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
contexto historico filosofico1

Pré-visualização | Página 1 de 1

A educação romana privilegia a aprendizagem literária, dando ênfase à arte da retórica e do debate. Com a propagação do Cristianismo e o poder da Igreja sobre a educação, Roma amplia as atividades educacionais, levando em conta dois objetivos: formar homens da Igreja e formar cavalheiros. A respeito dos conhecimentos/atividades que podem ser relacionados à formação de um "homem da igreja", classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Retórica, gramática e música.
( ) Caça, montaria, natação, persuasão e prática com arco e flecha.
( ) Pré-história, educação greco-romana, educação no Renascimento e Iluminismo.
( ) Dialética, aritmética, geometria e astronomia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
Ao ouvirmos a palavra "filosofia", imaginamos estar diante de um conjunto de teorias sem relação com o cotidiano. Estaria mesmo a filosofia distante do nosso dia a dia? A Filosofia tem seu início quando nos propomos a investigar o mundo, a humanidade e seus valores. A decisão é de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, os valores de nossa existência cotidiana, jamais aceitá-las sem antes haver investigado. Platão, Aristóteles, Sócrates, Kant e Descartes foram grandes filósofos da história e tiveram a preocupação de utilizar a filosofia como fonte de reflexão, de raciocínio lógico, de conhecimento e superação da ignorância. Sobre o papel da Filosofia, analise as sentenças a seguir:
I- É instrumento racional para despertar a humanidade do seu sono profundo da ignorância.
II- Resgata conhecimento através da fé e da crença nos mitos.
III- Comporta a missão de auxiliar as pessoas a saírem da ignorância para o pensar.
IV- Desenvolve a consciência crítica e a reflexão.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
Quando falamos de sociedades ágrafas, ou sem escrita, é importante ter em mente algumas características que elas têm em comum. Apesar das diferenças culturais de cada grupo étnico, podemos, de modo geral, elencar tais características comuns. Sobre essas características, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) As trocas econômicas são naturais, não sendo necessário o uso de moedas como símbolo econômico.
( ) Grande parte da divisão do trabalho é sexual, assim como é bem presente e explícito a divisão de classes.
( ) Questões ligadas à caça e à pesca são normalmente atribuídas aos homens e de preparo do alimento e coleta de frutos e grãos às mulheres.
( ) A baixa estatura dos membros das sociedades ágrafas é uma característica comum em praticamente todos os grupos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - V - F.
C
V - F - F - F.
D
V - F - V - F.
Por antiguidade oriental, muitos historiadores compreendem um tempo e um espaço geográfico ocupado por civilizações, como os egípcios, persas, fenícios e mesopotâmicos. Sobre a educação na antiguidade oriental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A influência hebraica para a civilização ocidental é incomensurável, por ser ela a base para as religiões monoteístas judaica, cristã e islâmica.
( ) Os mesopotâmicos desenvolveram um tipo de escrita denominada escrita cuneiforme.
( ) A palavra mesopotâmia quer dizer "terra entre rios".
( ) O faraó era a principal autoridade política mesopotâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
F - V - F - F.
D
V - F - F - V.
Com poderes espirituais, econômicos e políticos, as autoridades da Igreja Católica tornaram-se personagens importantes nas sociedades medievais. Isso podia ser sentido tanto na vida pública quanto na privada, como no trabalho (que era abençoado pelos padres) e no lazer (já que a maioria das festas tinha um motivo religioso). Sobre o desenvolvimento da educação no Império Ocidental, que teve uma forte influência católica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Escolástica teve caráter apologético e combateu o paganismo e as heresias que circulavam nos primeiros séculos do cristianismo.
( ) A Educação Patrística era o pensamento cristão europeu na Idade Média e representa o último período do pensamento hegemônico da Igreja em toda a Europa.
( ) Escolas Monásticas representam que a educação também se desenvolveu através dos monges, que tinham uma vida consagrada a Deus, ao estudo e à meditação.
( ) Renascença Carolíngia refere-se ao período em que para fortalecer e unificar o Império Franco, Carlos Magno realizou uma reforma na educação, caracterizando-se como uma espécie de renascimento das letras e das artes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - F - F - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - V.
Não inovando tanto ou criando teorias originais no que dizem respeito à Pedagogia, os romanos utilizaram os pensamentos de alguns dos filósofos gregos. Estando, sua pedagogia, voltada para as questões práticas, os gregos contaram com as contribuições de Epicuro (Epicurismo) e Zenão (Estoicismo). A respeito do Epicurismo e do Estoicismo, assinale a alternativa CORRETA:
A
Para o Epicurismo, os sábios são aqueles que evitam a dor, o sofrimento e as perturbações daí advindas, buscando moderadamente pelo prazer em direção à paz.
B
Na vertente estoicista, nem todos os homens poderiam ser sábios. Somente teriam direito à educação, e, por conseguinte, à sabedoria os cidadãos livres.
C
No Estoicismo, Zenão propunha que a ética estava subjugada a segundo plano, sendo que a física e a lógica deveriam estar acima dela.
D
O Epicurismo buscou a inserção da escola nos jardins da Babilônia, alegando que a paisagem agradável contribuiria para o desenvolvimento da aprendizagem.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.