Buscar

Estudo Dirigido Tecido_Conjuntivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudo Tecido Conjuntivo
BH131-Biologia Tecidual 
1. Quais as principais funções do tecido conjuntivo? O que garante essa variedade funcional? 
As principais funções são a conexão, o suporte mecânico, suporte nutricional e o suporte de defesa, o que possibilita essa variedade são as diferenças nas composições e quantidade de tipos celulares, fibrilares e da substância fundamental da MEC.
2. Qual a origem embrionária do tecido conjuntivo?
O tecido conjuntivo apresenta origem mesodérmica.
3. De acordo com a classificação do tecido conjuntivo pela histologia clássica, associe a classe de tecido conjuntivo com seus respectivos representantes:
 
A. Tecido conjuntivo propriamente dito
B. Tecido conjuntivo de propriedades especiais 
(B) Tecido sanguíneo
(B) Tecido cartilaginoso
(A) Tecido conjuntivo denso não-modelado
(A) Tecido ósseo 
(A) Tecido conjuntivo denso modelado
(B) Tecido reticular (linfoide e hematopoiético)
(B) Tecido conjuntivo frouxo 
(B) Tecido adiposo
4. A classificação do tecido conjuntivo pela biologia tecidual envolve grupos funcionais. Defina as características e exemplos dos grupos funcionais abaixo:
a. Suporte e sustentação mecânica. Estabelecem as variedades doas tecidos, sendo eles tecido conjuntivo propriamente dito, tecido cartilaginoso e tecido osseo.
b. Reserva Energética. É determinada pelos adipócitos que tem a capacidade de metabolizar e armazenar lípidios, tendo como exemplo o tecido adiposo.
c. Defesa. É determinada pelas celulas que constituem o sistema imunológico, que tem como exemplo o tecido sanguineo, tecido hemopoetico e tecido linfoide.
5. Escolha o(s) termo(s) corretos entre parênteses que complete corretamente o texto.
a. O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta abundância da matriz extracelular, cuja constituição molecular e suas formas de organização são determinantes na resistência à força de tração, torção, pressão.
b. O colágeno tipo I se polimeriza constituindo fibrilas espessas e longas, formando fibras que sob demanda biomecânica, se agrupam em feixes de fibras espessas. Esta organização do colágeno tipo I e seu aumento proporciona, comparando com componentes da substância fundamental, caracteriza maior resistência mecânica atribuída ao tecido conjuntivo propriamente dito denso modelado e não-modelado. As fibras e feixes de fibras onde predomina o colágeno tipo I são corados pela eosina.
c. Colágeno tipo III e o isótopo que possui alto teor de radicais glicídios incorporados a sua molécula que permitem sua polimerização em fibrilas finas que se posicionam paralelamente e estabelecem pontes para formar fibras delgadas, sem formar feixes de fibras. O colágeno tipo III se associam em tramas reticulares no tecido conjuntivo propriamente dito (denso modelado/ frouxo/denso não modelado). 
d. A elastina e uma proteína monomérica hidrofóbica que forma polímeros por meio de ligações dissulfeto. A polimerização de monômeros de elastina entre tramas fibrilares forma fibras elásticas. A proporção de moléculas de elastina entre os feixes de fibrilina pode variar, resultando fibras pré-elásticas. Apresenta propriedade de modular respostas elásticas de tecido conjuntivo propriamente dito. A natureza hidrofóbica impede a coloração por hematoxilina e eosina. Estas fibras podem ser evidenciadas por colorações seletivas. 
6. Quais os principais componentes da substância fundamental? Quais suas particularidades?
A substancia fundamental é composta por água e um conjunto de macramoleculas sendo elas os glicosaminoglicanos, proteoglicanos e as glicoproteinas.
7. O tecido conjuntivo propriamente dito pode ser classificado em frouxo, denso modelado e denso não modelado. Dadas as características, complete com o tipo de tecido conjuntivo propriamente dito. 
a. Predomínio de fibras e feixes espessos de fibras colágenas densamente empacotados e orientados paralelamente entre si. Maior proporção de fibras e feixes de fibras colágenas e escassa substância fundamental. Direciona movimentação e transmissão eficientemente de forças de tensão. Predomina nos tendões e ligamentos. Tecido conjuntivo denso modelado.
b. Predomínio de fibras e feixes de fibras colágenas (rico em colágeno tipo I) espessos, orientados aleatoriamente e entrelaçados na MEC. Fibras e feixes de fibras mais abundantes que substancia fundamental. Fibroblastos escassos. Confere resistência mecânica para distribuir as forças de tração nas três dimensões do espaço. Presente nas cápsulas de órgãos, na derme da pele e túnicas submucosas de vários órgãos ocos. Tecido conjuntivo denso não modelado.
c. Suporte de tecidos epiteliais de revestimento e glandulares. Fibras colágenas tipo I envolvidas pela substância fundamental em abundância, proporcionando suporte estrutural e metabólico ao grande número de células do tecido conjuntivo. Predominam fibroblastos (síntese de macromoléculas da MEC). Local onde ocorre reações inflamatórias e imunitárias. Tecido conjuntivo frouxo.
8. Sobre as células do tecido conjuntivo propriamente dito, responda:
a. Quais são as células denominadas residentes e não-residentes do tecido conjuntivo propriamente dito? São respectivamente: fibroblastos, fibrócitos, mastócitos e macrófagos. Os não-residentes, linfócitos, plasmócitos e leucócitos granulócitos.
b. O que todas as células do tecido conjuntivo propriamente dito têm em comum, a respeito de sua origem? Sua forma precursora originária da célula mesenquimal indiferenciada.
c. De acordo com suas funções específicas, como as células podem ser classificadas? São classificadas em células responsáveis pela biossíntese e manutenção da matriz extracelular (fibroblastos, fibrócitos) e células do sistema imunológico (todas as células imunoefetoras e imunoduladoras).
9. Qual a diferença dos fibroblastos e fibrócitos, e quais as características de cada uma destas células? Os fibroblastos são células mesenquimáticas que sintetizam componentes da matriz extracelular, já os fibrócitos são fibroblastos com nucléolos condensados com células elipticas e fusiformes.
10. Qual a função dos condroblastos e condrócitos? Qual a origem destas células e onde se encontram? As funções do condroblasto, síntese, secreção e depositam os componentes da MEC ao redor, já os condrócitos são responsáveis pela manutenção da matriz. Se originam a partir das células mesenquimais indifererenciadas que se diferenciam em células condroprogenitoras e estas nos condroblastos. 
11.Correlacionar o tipo celular e função:
a. Macrófago
b. Mastócito 
c. Plasmócito 
(a) Capacidade de realizar fagocitose, remoção de restos celulares, matriz e partículas estranhas. 
(c) Secreção de imunoglobulinas.
(b) Participam da resposta inflamatória e indiretamente de respostas alérgicas.

Continue navegando