Buscar

ATIVIDADE PARA O MÓDULO PSICOFARMACOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNICORP FACULDADES 
PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL 
MÓDULO DE PSICOFARMACOLOGIA
PROFESSOR: ALLAN LAMEIRA
QUESTÕES:
1) DESCREVA COMO É A ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO.
 O Sistema Nervoso anatomicamente, é dividido em: Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; e Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo. Dessa forma, o sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismoao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condiçõesambientais externas, bem como as condições reinantes dentro dopróprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essascondições. O SNC é responsavel pelo processamento e integração deinformações, enquanto o SNP é responsável pela condução deinformações entreórgão receptores deestímulos, o próprio SNC eórgãos efetores.
2) O QUE VOCÊ ENTENDE POR SISTEMA NERVOSO SOMÁTICO E SISTEMA NERVOSO VEGETATIVO?
 Sistema Nervoso Periférico é dividida em duas partes: o Sistema Nervoso Somático (SNS) e o Sistema Nervoso Vegetativo Autônomo (SNA). O Sistema Nervoso Somático trabalha de forma consciente, sendo constituído de fibras nervosas periféricas que enviam informações para o Sistema Nervoso Central, além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticas, que tem movimento voluntário. Quanto ao Sistema Nervoso Vegetativo, o mesmo trabalha de forma subconsciente, onde o próprio corpo reage de forma involutaria como as funções da regulação da pressão arterial, motilidade intestinal, entre outros. Por isso, quando alguém está em coma, se popularizou o termo estado vegetativo, pois inconscientemente o corpo continua regulando as funções fisiológicas.
3) O QUE SÃO VIAS AFERENTES E VIAS EFERENTES ?
 O sistema nervoso periférico é composto por fibras nervosas que transportam informações entre o sistema nervoso central e as outras partes do organismo, sendo tais fibras divididas entre eferente e aferente. As vias aferentes se referem a parte do sistema nervoso que possui a finalidade de responder a um estimulo, que transmitem as informações provenientes de estímulos sensoriais e viscerais ao sistema nervoso central. Já as vias eferentes transmitem as informações provenientes do sistema nervoso periférico, relacionadas com o controle das musculaturas esquelética lisa e cardíaca, da secreção de glândulas e da função dos órgãos viscerais, leva esse estimulo, ou seja, são receptores.
4) QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO?
 A funcionalidade do Sistema Nervoso Autônomo é regular funções inconscientes realizadas pelo próprio corpo. Subdivide-se em Sistema Nervoso Simpático (E: exercício, emergência e excitação) que tem como exemplos da sua resposta a liberação de adrenalina, sudorese, salivação, ejaculação, entre outros; e Sistema Nervoso Parassimpático (D: diurese, defecação e digestão) com atividade predominante durante estado de quiescência (como durante o sono) sendo exemplos a liberação de insulina, funções digestivas e ereção.
5) O QUE É SINAPSE QUÍMICA E COMO FUNCIONA?
 As sinapses químicas são as transmissoras de sinais ao Sistema Nervoso Central que possuem uma condução unidirecional permitindo que os sinais atinjam alvos específicos. A sinapse química se inicia com a secreção de uma substância química chamada neurotransmissor (acetilcolina, norepinefrina, epinefrina, histamina, ácido gama-aminobutírico, glicina, serotomina e glutamato), que irá atuar em proteínas receptoras presentes na membrana do neurônio subsequente, promovendo a excitação ou inibição. Na sinapse química o terminal pré-sinático é separado do corpo celular do neurônio pós-sinático pela fenda sináptica. O terminal pré-sináptico possui vesículas transmissoras que contém substâncias que serão liberadas na fenda sináptica, passando tais vesículas para o terminal pós-sináptico. A membrana do neurônio pós-sináptico possui um grande número de proteínas receptoras, cujas moléculas podem possuir componentes de ligação onde o neurotransmissor. Tais ligações são especificas onde um determinado neurotransmissor conecta-se a um receptor, simbolicamente como uma chave especifica se conecta a uma fechadura especifica.

Continue navegando