Buscar

Portifólio Empresa Vital Care

Prévia do material em texto

D
	
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................04
PASSO 1.................................................................................................................05
PASSO 2.................................................................................................................06
PASSO 3.................................................................................................................07
PASSO 4.................................................................................................................08
PASSO 5.................................................................................................................10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................12
REFERENCIAS...................................................................................................... 13
1 INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho iremos abordar a empresa na qual está na indústria de cosméticos chamada Vital Care, atuante no ramo de cosméticos e fabricações de álcool gel, neste trabalho iremos propor soluções assertivas para a fabricação do álcool Care seguindo as normas da lei e publicidades no geral, veremos também importantes fatores multiplicadores a fim de saber custos de produção e venda e também veremos o valor presente liquido a fim de saber o quanto de retorno terá sobre um investimento de meio milhão para patrocinar o produto em questão.
2 DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
 		Não é novidade nenhuma que precisamos fazer de forma correta a higienização das mãos. Desde pequenos somos ensinados em casa e na escola, a lavar as mãos depois de ir ao banheiro, ou antes de comer.
 		 Ir ao mercado, andar em transportes públicos, pegar um elevador, mexer em dinheiro, ir ao banco… cada atividade do nosso dia-a-dia pode representar milhares de bactérias, vírus, parasitas e fungos sendo depositados nas nossas mãos.
 	Até mesmo as crianças estão expostas aos mais diversos tipos de germes que podem causar doenças sérias. Nos últimos meses também temos visto a importância da correta higienização das mãos na prevenção e combate ao novo Coronavírus. 
 	Porém, muitas vezes passamos horas sem acesso a uma pia com água corrente e raras vezes encontramos sabão em banheiros públicos. Por isso, a melhor alternativa é utilizar o álcool em gel para se livrar dos germes nas mãos.
 		Considerando que a Vital Care veicula propagandas e ofertas explorando o medo dos consumidores, mostrando, por exemplo, diversas pessoas contaminadas pelo Covid, de forma sensacionalista, no sentido de estimular o consumo do álcool gel.
 1)		 estar-se-á diante de uma publicidade incorreta, abusiva, ou seja, propaganda abusiva é aquela que tem algum tipo de discriminação, incitação à violência, explora o medo ou superstição, se aproveita da condição de criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à própria saúde ou segurança.
O CDC traz em seu texto, artigo 37, a definição legal do que é propaganda enganosa ou abusiva, bem como descreve, em seu artigo 67, o crime relacionado à prática das referidas condutas, com previsão de pena de detenção de até um ano e multa. 
O fornecedor responde por danos decorrentes de publicidade enganosa ou abusiva, pois o Código de Proteção e Defesa do Consumidor - Lei 8.078/1990 estabelece as penalidades e responsabilidade pelos ilícitos penais que são praticados em decorrência da prática da publicidade enganosa e abusiva nos artigos 66 a 69 aplicando-se os procedimentos estabelecidos no Código de Processo Penal.       
 	 Art. 275 - Inculcar, em invólucro ou recipiente de produtos alimentícios, terapêuticos ou medicinais, a existência de substância que não se encontra em seu conteúdo ou que nele existe em quantidade menor que a mencionada.
2) 		Não e de hoje que vemos empresas explorar o medo dos consumidores para ofertar o produto bem como grandes emissoras de tv que realizam as mesmas praticas abusivas apelado a informação. Veicular tais praticas e propagandas abusivas buscando o medo do consumidor para a maior venda possível é uma pratica abusiva e muito vergonhosa ferindo a integridade da marca e sujeito a processo e multa que pode chega ate milhões. Contudo apelar para uma propaganda sensacionalista onde mostra varias pessoas infectadas pela covid e assim vindo o álcool gel na qual acaba com o vírus, isso o consumidor entende que se comprar este álcool gel estará livre do mesmo durante seu uso.
		No artigo 36 no código de defesa do consumidor diz que a publicidade e propaganda tem que estar de tal forma que seja fácil o entendimento e, contudo, real, vale ressaltar também que nem todas as grandes marcas seguem este tipo de lei, algumas apelam e compram o encarregado disso que é o caso de emissoras de TV.
3) 		A responsabilidade pela publicidade exposta ao consumidor é de todos aqueles que concorrem para a sua apresentação, conforme dispõe expressamente o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em seu art. 3º: “Todo anúncio deve ter presente a responsabilidade do Anunciante, da Agência de Publicidade e do Veículo de Divulgação junto ao Consumidor.”
		Trata-se de responsabilidade solidária entre todos aqueles que participam da publicidade, vez que o próprio Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária prevê em seu artigo 45 essa igualdade entre os responsáveis, e em análise conjunta com o sistema do Código de Defesa do Consumidor, conforme exposto no artigo 7º deste último diploma, percebe-se que todos, pela referida equiparação, concorrem diretamente para a publicidade e são, consequentemente, responsáveis solidários
O fornecedor tem, evidentemente, responsabilidade não apenas pelo cumprimento da proposta publicitária perante seus consumidores, como também frente aos danos causados por publicidades enganosas ou abusivas.
PASSO 2
 		O Objetivo do novo projeto álcool Care é realizar um novo conceito em álcool tendo em vista o cronograma orçamento e patrocínio a fim de que se realize o determinado projeto com êxito. As negociações sobre cronograma podem assumir muitas formas. 
A mais comum atualmente é o pedido de funcionalidade aparecer mais cedo do que o esperado. Se for apropriado, uma solução é fazer abordagens em fases, ou seja, é preciso negociar com o cliente para implementar um trabalho em etapas. O cronograma para o processo é dividido em algumas etapas, para isso vamos ver e entender quais são elas.
· Negociações De Cronograma
· Negociações De Orçamento
		As negociações de orçamento mais comuns costumam ser sobre os recursos mais caros que são necessários ou solicitados no projeto ou a necessidade de algum treinamento inesperado do cliente.
 	No caso dos recursos caros, se ele é garantido pelo projeto devido a algumas necessidades não documentadas por parte do cliente, então o caminho está aberto para vender ao cliente o recurso mais caro. Se for o contrário, ou seja, se a organização de fornecimento avaliou erradamente os recursos necessários, será preciso ter um alinhamento com a gerência sênior para fornecer ao seu projeto o recurso mais qualificado e não repassar esse custo para a conta do cliente. Como gerente de projetos, é ainda preciso explicar isso para o cliente nunca perca uma oportunidade de ganhar uma satisfação adicional do cliente, que deve saber que você está sempre brigando por ele.
 		O processo de criação de uma boa experiência para o cliente é guiado por um ciclo iterativo de design que atravessa as etapas de Avaliação, Desenho e Construção.
		No processo avaliativo, devemos lembrar o início da jornada e compreender qual é o problema ou a necessidade enfrentada pelo cliente, aquela que poderá ser solucionada pelo produto ouserviço ofertado pela Vital Care. No processo de desenho, A partir dos desdobramentos do rol de necessidades enfrentadas pelo Cliente, selecionaremos aquelas que são capazes de atuar e desapegaremos dos demais. O objetivo é gerar o máximo numero de ideias para a resolução do problema e assim sana-lo da melhor maneira possível. Uma vez finalizado o processo de geração de ideias, selecionaremos aquela que com menos esforço é capaz de maximizar os seus resultados. 
 		A terceira etapa a etapa da construção, versa sobre a criação de protótipos para comunicar ideias e viabilizar a geração de feedback, esse é o momento na qual tira-se todas as ideias da cabeça e traz para o mundo real, para a criação de um protótipo eficaz e eficiente, a vital care pode pensar na maneira mais simples de comunicar a sua ideia para o usuário. E utilizar os materiais que estiverem ao seu alcance e trazê-los logo para o mundo real.
 	O Ciclo Iterativo de Design percorre continuamente as etapas “Avaliar - Desenhar - Construir” e pode ser representado pela figura de um espiral.
PASSO 3
 		A definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas.
 		O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido. Para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, o empresário deve considerar dois aspectos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno)
 		Pelo aspecto mercadológico, o preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e qualidade. Fatores como conhecimento da marca, tempo de mercado, volume de vendas já conquistado e agressividade da concorrência também exercem influência direta sobre o valor do produto
 		No caso do aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço vendido, as despesas variáveis (por exemplo, comissões de vendedores), as despesas fixas (como aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore). O saldo restante será o lucro líquido.
 		Se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deve refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade da sua prática. Em outras palavras, para equilibrar o preço de venda, a empresa deve diminuir custos diretos, despesas fixas ou ainda aceitar um lucro líquido menor.
Preço de Venda, R$ 9,54 x 30 % = 12,43 para preço de venda, com isso pode se lucrar 30 % previsto em lei e com isso aumentar o faturamento da empresa vital care. 
PASSO 4
 		 As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
 	No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
 		existe uma série de modelos sobre o comportamento das empresas na formação de preços de seus produtos. A diferença maior entre esses modelos está condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os cursos, etc.
 		Quanto aos seus objetivos, as empresas defrontam-se com duas possibilidades principais: maximizar lucro e maximizar mark-up (margem sobre os custos diretos). Dentro da teoria neoclássica ou marginalista, o objetivo da firma é sempre maximizar o lucro total.
 		Se a empresa aumenta a produção e a recita adicional for maior que o custo adicional, o lucro estará aumentando e a empresa neste caso, não encontra seu ponto ideal de equilíbrio. Se a receita adicional for menor que o custo adicional, o lucro estará caindo e o prejuízo aumentando. A recita marginal deve ser igualada ao custo marginal.
 		Para que seja determinado o ponto de produção ideal para uma empresa em concorrência perfeita, o ponto em que o lucro é máximo, é necessário determinar como se comporta a demanda desse mercado, que permitirá uma previsão das receitas da firma, e como se comportam seus custos.
 		A longo prazo, não existem custos fixos, ou seja, todos são variáveis. O lucro normal reflete o real custo de oportunidade do capital empregado na atividade empresarial. É o valor que o mantém na atividade; se ele fosse mais baixo, o empresário sairia do mercado, porque ganharia mais em outro ramo. O lucro normal pode ser associado a uma espécie de taxa de rentabilidade média do mercado. 
 		O que exceder ao lucro normal é chamado de lucro extraordinário: o empresário recebe mais do que deveria receber, de acordo com seu custo de oportunidade. A longo prazo, em concorrência perfeita, só existem lucros normais. Em concorrência perfeita, supõe-se que os lucros extraordinários a curto prazo atraem novas empresas para esse mercado. Dessa forma, em concorrência perfeita, a longo prazo, com a atração de novas firmas, a oferta de mercado aumenta, e a tendência é de que os lucros extraordinários tendam a zero, existindo apenas os lucros normais.
 		Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais: uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
 		As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro ou natural (devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos), proteção de patentes (direito único de produzir o bem); controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves e tradição no mercado
 		Apesar das três empresas que participaram da pesquisa serem exclusivas de certa forma, o oligopólio é o fator existente e perpetuante no mercado das três. Contudo é importante ressaltar que embora haja diferença de preço tanto no comércio local como pela internet, as empresas conseguem manter-se no mercado, pois a há diferenciação na venda de algumas marcas e produtos, possibilitando o livre comércio e a decisão do cliente
PASSO 5
Considerando o desenvolvimento do projeto do produto Álcool Care: Para que esse produto seja comercializado, a empresa terá que expandir sua estrutura produtiva da fábrica em 70 metros quadrados, realizar a compra de máquinas e equipamentos, contratar 10 funcionários, e comprar matérias-primas para a produção e envase do Álcool. Tendo como base o montante a ser investido de R$ 500.000,00, a principal atividade neste momento é a tomada de decisão de investimento. 
Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo. Com base nos orçamentos de custos e aquisições para a produção e comercialização do novo produto, bem como das receitas esperadas do produto Álcool Care, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos. Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Lucro do produto Álcool Care 
Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda: ATIVIDADE 
A) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento? 
B) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Lucro do produto Álcool Care
	Projeções (R$)
	Ano 01
	Ano 02
	Ano 03
	Ano 04
	Ano 05
	Receitas das Vendas
	725.000,00
	650.000,00
	580.000,00
	420.000,00
	390.000,00
	( - ) Custo da matéria-
prima
	290.000,00
	292.500,00
	261.000,00
	189.000,00
	175.500,00
	( = ) Lucro Bruto
	435.000,00
	357.500,00
	319.000,00
	231.000,00
	214.500,00
	( - ) Despesas
Operacionais
	31.000,00
	33.170,00
	35.491,90
	37.976,33
	40.634,68
	( = ) LAJIR404.000,00
	324.330,00
	283.508,10
	193.023,67
	173.865,32
	( - ) Despesas Financeiras
	4.500,00
	4.950,00
	5.445,00
	5.989,50
	6.588,45
	( - ) Amortizações de
dívidas
	100.000,00
	100.000,00
	100.000,00
	
100.000,00
	100.000,00
	( = ) LAIR
	299.500,00
	219.380,00
	178.063,10
	87.034,17
	67.276,87
	( - ) IR (15%)
	44.925,00
	32.907,00
	26.709,47
	13.055,13
	10.091,53
	( = ) Fluxo de Caixa
Líquido
	254.575,00
	186.473,00
	151.353,64
	73.979,04
	57.185,34
 		Iremos apresentar o valor do presente liquido VPL com base nos dados fornecidos pela vital care, do projeto de investimento.
VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).
	Ano Fc1(1+k) Fc
	0
	-500.000,00
	-500.000,00
	1
	228.600
	254.575,00
	2
	167.400
	186.473,00
	3
	135.900
	151.353,64
	4
	65.700
	73.979,04
	5
	51.300
	57.185,34
VPL= -500.000,00 + 228.600 + 167.400 + 135.900+65.700+51.300 = 148.000
VPL > 0 = Projeto Aceito 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 		Finalizamos o presente instrumento de trabalho no que diz respeito a empresa de cosméticos vital care, buscamos compreender o assunto e entender a fim de agregar valor, para isso tendo em vista dissertamos tópicos pertinentes ao assunto e descoremos em 5 passos e um deles mais importantes foi o VPL no que vimos também o retorno esperado sobre o investimento daqui a alguns anos e com isso vimos também o mark up multiplicador a fim de fazer o produto álcool care e vender por um preço competitivo a fim de gerar mais retorno a empresa em questão.
REFERÊNCIAS
ARMELIN, Danylo Augusto. Direito Empresarial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2015. 
BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019. CAMARGO, Camila. Análise de investimento e demonstrativos financeiros. Curitiba: Ibpex, 2007. 256p. 
GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2005. 456p. 
REBELATTO, Daisy (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004. RETAMIRO, Wilian. Microeconomia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A;2016. 
PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016. 
STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina: Editora e Distribu

Continue navegando