Buscar

Netflix e Design Thinking

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE:
O Design Thinking é estruturado no equilíbrio de três pilares que se conectam. Eles são a Desejabilidade, a Praticabilidade e a Viabilidade. A Desejabilidade é o olhar para o ser humano. Está ligada às expectativas, aspirações e necessidades dos usuários. Perguntas importantes: "Está realmente sendo adotado um design centrado no usuário ou ser humano?" "Será produzido algo que seja útil e desejável?"; “Está resolvendo um problema do cliente?” A Praticabilidade exige uma análise da viabilidade tecnológica da proposta em curto prazo. Perguntas importantes: "A tecnologia necessária existe?"; "Pode ser desenvolvida?"; "Existem profissionais disponíveis com conhecimento técnico para implementá-la?". A Viabilidade trata das preocupações com a sustentabilidade financeira. Perguntas importantes: "O modelo de negócio é viável?"; "A expectativa de retorno dos investimentos é boa?""; "A solução é adequada ao orçamento dos clientes?” A partir do que foi exposto analise um produto ou serviço de sucesso já existente no mercado usando os três pilares do Design Thinking. Imagine que você fosse o empreendedor que estivesse lançando este produto. Nesta situação imaginária você teria que convencer investidores da possibilidade de sucesso do negócio ressaltando aspectos sobre a Desejabilidade, Praticabilidade e Viabilidade do produto ou serviço. Para fazer esta tarefa logo na primeira linha informe o produto existente que julgou conveniente para analisar. Pode ser um aplicativo, um objeto, um brinquedo, uma invenção para comunicação ou transporte, ou outra inovação de qualquer época do passado desde que apresente argumentos sólidos e coerentes com a época do seu lançamento. Depois dedique uma parte do texto para cada um dos pilares do Design Thinking. Você pode tentar responder se guiando por algumas das perguntas do texto apresentado. Argumentação total pode ter de 10 a 20 linhas.
RESPOSTA:
Netflix e Design Thinking
A plataforma de streaming Netflix alcançou sua importante posição no mercado graças ao Design Thinking. 
Desde o início, a empresa procura entender a necessidade humana e de alguma forma solucionar o problema. A maneira como as pessoas se entretinham e consumiam o conteúdo carecia de mudanças que, com um olhar voltado para o consumidor, a Netflix pôde identificar. E dessa forma o pilar da Desejabilidade seria aplicado em um momento onde as pessoas queriam receber conteúdos de qualidade em suas casas, e futuramente, em formato digital.
Se pensarmos em Praticabilidade, em todos os momentos da história da Netflix, a empresa se adaptou a tecnologia de sua época, começou com o envio de DVDs pelo correio, e hoje entrega atualizações em sua plataforma digital. Além do mais, possuí um sistema de algoritmos que analisa seus assinantes, para oferecer as melhores recomendações de acordo com o perfil de cada consumidor. O algoritmo também ajuda a entender melhor o que as pessoas estão consumindo e o que querem ver em seguida. 
A Netflix transformou a maneira de se consumir entretenimento, com conteúdos de qualidade e suprindo a necessidade das pessoas, e hoje é o principal serviço de TV por Internet do mundo, com mais de 93 milhões de assinantes em mais de 190 países. Comprovando sua Viabilidade.

Continue navegando