Buscar

Bioquimica, Aminoacidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa – AMINOÁCIDOS
Página 84
01- O que são aminoácidos e qual sua estrutura tridimensional?
R: Aminoácidos são substâncias orgânicas que apresentam em sua constituição dois grupos funcionais diferentes: uma carboxila (referente aos ácidos carboxílicos) e um amino (referente à amina). A estrutura primária é a ordem na qual os aminoácidos estão ligados, como por exemplo o peptídeo: Leu-Gly-Thr-Val-Arg-Asp-His. Nessa estrutura a ordem dos aminoácidos pode ser escrita em uma linha. A estrutura secundária é o arranjo de átomos do esqueleto de uma cadeia polipeptídica no espaço. Os arranjos em α-hélice e folhas β pregueadas, mantidos por pontes de hidrogênio, são os dois tipos de estrutura secundária. A estrutura terciária inclui o arranjo tridimensional e todos os átomos da proteína, incluindo os das cadeias laterais e dos grupos prostéticos (grupos de átomos não pertencentes a aminoácidos). A estrutura quaternária consiste na união de várias estruturas terciárias (subunidades) por meio de interações não covalentes, como pontes de hidrogênio.
 
a- Como os aminoácidos D são diferentes dos aminoácidos L?
R: Todos os aminoácidos, exceto estereoisômeros glicinaare (imagens de espelho de sua estrutura). Estes são marcados com L-aminoácidos e D-aminoácidos para distinguir. A maioria dos aminoácidos fabricados hoje são L-aminoácidos.
upo carboxila (-COOH). Todos os aminoácidos, exceto os estereoisômeros da glicina, são. Isso significa que existem imagens espelhadas de sua estrutura. É exatamente como temos as mãos esquerdas e as mãos direitas. Estes são identificados como L (canhoto) e D (destro) para distinguir as imagens no espelho. Os aminoácidos D se diferem dos aminoácidos L pela isomeria de suas moléculas, no caso D deriva de Dextrogiro que desvia a luz para a Direita e Levogiro que desvia a luz para a esquerda. Essa isomeria é Óptica. D-aminoácidos ocorrem em todos os tipos de organismos, procariotas e eucariotas, unicelulares e pluricelulares, embora com valores relativamente baixos do que os L-aminoácidos.
Os aminoácidos L e D têm esterequimica diferente em torno do carbono alfa.
aminoácidos L e D têm esterequimica diferente em torno do carbono 
alfa
b- Quais as funções biológicas exercidas por peptídeos que contém aminoácidos D?
R: Os AA D que são encontrados em paredes celulares de bactérias e em alguns antibióticos, efeito anti-inflamatório e antibióticos naturais
02- a - Qual aminoácido não é tecnicamente um aminoácido?
R: Prolina
b - Qual aminoácido não contém nenhum átomo de carbono quiral?
R: O único aminoácido que não apresenta composto quiral é a GLICINA, pois apresenta três radicais diferentes (N2H, COOH, H, H), havendo dois radicais hidrogênio.
03- Cite o aminoácido em que o grupo R contenha o seguinte:
- um grupo hidroxila – Tirosina
- um segundo átomo de carbono quiral - Treonina
- um grupo de amida - Aspargina
- um anel aromático - Fenilalanina e triptofano
- um átomo de enxofre - Cisteina
- um grupo amina - Lisina
- um ácido - Ácido aspártico e ácido glutâmico
- uma cadeia lateral ramificada – Valina, isoleucina
04- Identifique os aminoácidos polares, os aminoácidos aromáticos e os aminoácidos e os aminoácidos que contém enxofre, dado um peptídeo com a seguinte sequência de aminoácidos:
Val – Met – Ser – Ile – Phe – Arg – Cys – Tyr – Leu
R: Polares: Ser, Arg, Cys, Tyr
 Aromáticos: Phe, Try
 Enxofre: Met, Cys
05- Identifique os aminoácidos apolares, os aminoácidos acídicos no seguinte peptídeo:
Glu – Thr – Val – Asp – Ile – Ser – Ala
R: Apolares: Val, Ile e Ala
 Acídicos: Glu, Asp
06- Há outros aminoácidos além dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínas? Caso afirmativo, como esses aminoácidos são incorporados nas proteínas? Dê um exemplo de tal aminoácido e de uma proteína na qual ele ocorra.
R: Sim, existem outros aminoácidos. Através de uma ligação peptídica, caracterizada pela reação de agrupamento de amina com o carboxila. Ex: aminoácido: glutationa e proteína: hemoglobina.
Página 85
26 – Que aminoácidos os seus derivados são neurotransmissores?
R: glutamato, GABA (ácido γ-aminobutírico) e glicina. Todos são aminoácidos, embora o GABA não seja um aminoácido encontrado nas proteínas.
27 – O que é uma monoamina oxidase e qual a sua função?
R: As monoamina oxidases, MAO-A e MAO-B, são isoenzimas presentes na membrana das mitocôndrias de células neuronais e não neuronais, cuja função in vivo é catalisarem a desaminação oxidativa de diversas aminas biogênicas como monoaminas neurotransmissoras e neuromoduladoras (dopamina, noradrenalina, adrenalina, serotonina) relacionadas com o movimento, a cognição, o comportamento e que são essenciais à neurotransmissão no sistema nervoso central.
28 – Considere os peptídeos Ser – Glu – Gly – His – Ala e Gly – His – Ala – Glu – Ser. Como esses peptídeos são diferentes?
	R:  Esses dois peptídeos se diferem na posição dos aminoácidos. Isso possuí um grande 	efeito na proteína formada, pois apesar de possuírem os mesmos aminoácidos eles	formam diferentes proteínas por possuírem posições diferentes.
30 – Quais são as sequencias de todos os tripeptídeos possíveis contendo os aminoácidos ácido aspártico, leucina e fenilalanina? Utilize as abreviações de 3 letras pra expressar sua resposta.
R: Asp – Leu – Phe ; Leu – Asp – Phe ; Leu – Phe – Asp ; Phe, Leu - Gsp 
31 – Responda a pergunta 30 utilizando abreviações de 1 letra para os aminoácidos.
R: D – L – F ; L – D – F ; L – F – D ; F – L – D 
33 – Qual é a base estereoquímica da observação de que a D-aspartil-D-fenilalanina tem um gosto amargo, enquanto a L-aspartil-L-fenilalanina é consideravelmente mais doce que o açúcar?
R: os isômeros L – L interage com os receptores nas papilas degustativas resultando um gosto doce
34 – Por que um copo de leite morno pode ajuda-lo a dormir a noite?
R: O leite é fonte de um aminoácido chamado triptofano, envolvido na produção de substâncias como a serotonina e a melatonina, que têm papel fundamental na regulação do sono.
35 – O que seria melhor consumir antes de uma prova:
( ) um copo de leite ou (x ) um pedaço de queijo? 
Por que?
39 – Considere os peptídeos Gly – Pro – Ser – Glu – Thr (cadeia aberta) e Gly – Pro – Ser – Glu – Thr com uma ligação peptídica unindo a treonina e a glicina. Esses peptídeos são quimicamente iguais?
R: Não, uma redução altera toda a propriedade química 
41- Sugira um motivo pela qual a biossíntese de aminoácidos e proteínas seria eventualmente interrompida em um organismo que tem carboidratos como sua única fonte de alimentos.
R: Porque apenas alguns aminoácidos poder ser sintetizados a partir de carboidratos
47- Quais são as diferenças estruturais entre os hormônios peptídeos oxitocina e vasopressina? Como eles são diferentes em suas funções?
	R: Oxitocina: Cys Tyr Ile Gln Asn Cys Pro Leu Gly
	 Vasopressina: Cys Tyr Ile Gln Asn Cys Pro Arg Gly
	Oxitocina (9 resíduos): hormônio que controla contrações no parto e fluxo de leite 	na amamentação; Vasopressina (9 resíduos): hormônio que controla pressão 	sanguínea;
48- Como as formas oxidada e reduzida da glutationa, são diferentes entre si?
R: A forma reduzida é aquela que possui um ion de hidrogênio, e a forma oxidada é aquela que não possui esse ion. Exatamente por conseguir levar esse ion a diante, que eles são chamados de carregadores de elétrons, esses ions são de hidrogênio, no caso H+. 
	Forma oxidada - FAD+, NAD+ e NADP+
	Forma reduzida - FADH2, NADH.H+ e NADPH.H+
49- O que é uma encefalina?
R: As encefalinas são neurotransmissores narcóticos secretados pelo encéfalo. Semelhantes à morfina, elas se ligam a sítios estereoespecíficos de receptores opióides no cérebro, aliviando a dor e produzindo uma sensação de euforia.

Continue navegando