Buscar

Resumo - Direito Administrativo Estagio Probatorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Página1
Curso/Disciplina: Direito Administrativo Objetivo
Estágio Probatório
	Tal instituto está contido no art. 20, da Lei 8112/90, como se segue:
Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 (Vide EMC nº 19)
        I - assiduidade;
        II - disciplina;
        III - capacidade de iniciativa;
        IV - produtividade;
        V- responsabilidade.
	Cumpre ressaltar ainda, que com relação a este tema, existe a Emenda Constitucional 19 que alterou a letra do art. 20, fazendo assim, com que o estágio probatório tenha duração de 36 e não mais de 24 meses.
	Desta forma, estágio probatório é um período de três aos em que o servidor recém investido deve provar sua capacidade técnica e aptidão para exercício do cargo.
	Caso o servidor tenha concluído seu estágio probatório e sigo investido em outro cargo público, este ainda assim passará por 36 meses de estágio neste novo cargo. Desta forma, se o servidor for aprovado em 4 concursos, deverá cumprir o estágio probatório de todos.
	Após o referido período, será confirmado, através de uma banca e em consonância aos pontos levantados na lei, o fim do estágio probatório. 
	Caso o servidor não seja aprovado no estágio, ele será exonerado de suas funções desde que não estável. No caso de servidor estável, poderá este ser reconduzido.

Outros materiais