Buscar

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO ARISTÓTELES
 
1. Qual é uma das principais tarefas do estudioso da política?
Uma das principais tarefas do estudioso da política e descrevê-las e classificá-las
2. Qual é a classificação das formas de governo?
As formas de governo são: o reino, a aristocracia e, a terceira, aquela que se baseia sobre a vontade popular, que pareceria próprio chamar de " timocracia", mas que a maioria chama apenas de "politia"... O desvio do reino e a tirania... Da aristocracia se passa à oligarquia, pela malvadez dos governantes...Da timocracia a democracia.
De qualquer forma o uso de um termo genérico, como "politia", ou impróprio, como timocracia, confirma o que Platão já nos havia ensinado: ao contrário do que acontece com as duas primeiras formas, para as quais existem dois termos consagrados pelo uso para indicar respectivamente a forma boa e a má, com relação á terceira, no uso corrente, um só termo, "democracia", com a consequência de que, uma vez adotado para indicar exclusivamente a forma má, como fez Aristóteles, falta uma expressão também consagrada pelo uso para denotar a correspondente forma boa.
3. Qual é a ordem hierárquica das formas de governo?
A ordem hierárquica das seis formas é a seguinte: monarquia, aristocracia, politia, democracia, oligarquia, tirania.
4. Qual é o critério para classificar as formas boas e más de governo?
O critério de Aristóteles é diferente: não é o consenso ou a força, a legalidade ou ilegalidade, mas sobretudo o interesse comum ou interesse pessoal. As formas boas são aquelas em que os governantes visam ao interesse comum; más são aquelas em que os governantes têm em vista o interesse próprio. Este critério está estreitamente associado ao conceito aristotélico da polis. A razão pela qual os indivíduos se reúnem nas cidades, isto é, formam comunidades políticas, não é apenas a de viver em comum, mas a de " viver bem".
5. Quais são as três formas de poder distinguidas por Aristóteles?
Aristóteles distingue trés tipos de relação de poder: o poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo, do governante sobre o governado. Essas três formas de poder se distinguem entre si como base no tipo de interesse perseguido. o poder dos senhores e exercido no seu próprio interesse; o paterno no interesse dos filhos; o político, no interesse comum de governantes e governados.
6. Quais são os tipos de monarquia?
A exposição sobre a monarquia se articula por meio da distinção de várias espécies de monarquia, tais como; a dos tempos heroicos, "que era hereditária, baseando-se  no consentimento dos súditos; a de Esparta, em que o poder supremo se identificava com o poder militar, tendo duração perpétua; o regime dos " esimneti" isto é, dos " tiranos eletivos", bem como o dos chefes supremos de uma cidade eleitos por um cero período, ou em caráter vitalício, no caso de choques graves entre facções opostas; a monarquia dos povos bárbaros. Detenho-me em particular nessa última, que introduz uma categoria histórica destinada a ter grande importância nos séculos seguintes: a categoria da monarquia despótica ou ratione loci, do "despotismo oriental".
7. Quais são as características da monarquia despótica e em que difere em relação à tirania?
São duas as características peculiares desse tipo de monarquia;
a) O poder e exercido tiranicamente; neste sentido se assemelha ao poder do tirano;
b) Esse poder exercido tiranicamente e com tudo legitimo, por que e aceito; e é aceito " como esses povos bárbaros são mais sevis do que os gregos, e como os povos asiáticos são mais servis do que os europeus, suportam sem dificuldade o poder despótico exercido sobre eles. Essas duas características fazem com que não se possa assemelhar tal tipo de monarquia a tirania, já que os tiranos " governam súditos descontentes com seu poder", que não se fundamenta no consentimento, " não é legitimo".
8. Quais são as características da Politia?
A "politia" e, de modo geral, uma mistura de oligarquia e de democracia; via de regras são chamados de polidas os governos que se inclinam para democracia, e de aristocracia os que se inclinam para oligarquia. e preciso ter muita atenção, neste ponto; a politia e uma mistura de oligarquia e democracia.
9. Quais são os procedimentos enunciados por Aristóteles para conciliar oligarquia e democracia?
Para Aristóteles nem oligarquia e o governo de poucos nem a democracia e o governo do povo. o critério adotado por Aristóteles para distinguir a oligarquia a democracia não é o critério numérico, de caráter geral, mais um critério bem mais concreto; a diferença entre ricos e pobres;
"Na democracia governam os homens livres, e os pobres, que constituem a maioria; na oligarquia governam os ricos e os nobres, que representam a minoria".
O fato de que a oligarquia e o governo de poucos e democracia governo de muitos pode depender apenas de que, de modo geral, em todas as sociedades os ricos são menos numerosos do que os pobres. Mas, o que distingue a forma de governo da outra não e o número, e sim a condição social dos que governam; não um elemento quantitativo, mas qualitativo. "a democracia e a oligarquia diferem uma da outra pela pobreza e a riqueza; onde dominam os ricos, sejam muitos ou poucos, haverá necessariamente uma oligarquia; onde dominam os pobres, uma democracia, embora aconteça, como se disse, que os ricos sejam poucos e os pobres numerosos, já que poucos são os que se arriscam, mas todos participam da liberdade"
dizíamos, pois, que a política é uma fusão da oligarquia e da democracia. agora que sabemos que consistem uma e outra, podemos compreender melhor em que consiste essa fusão; E um regime em que a união dos ricos e dos pobres deveria remediar a causa mais importante de tensão em todas a sociedades.
10. Qual é a opinião de Aristóteles em relação à classe média?
"Está claro que a forma intermediária é a melhor, já que é a mais distante do perigo das revoluções; onde a classe média é numerosa raramente ocorre conspirações e revolta entre os cidadãos.

Continue navegando