Buscar

Resumo Texto e Textualidade

Prévia do material em texto

CLARETIANO
Centro Universitário
ROSÂNGELA BOTELHO PASSAGLIA 8112776
Prof. Marilia Valencise Magri
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM
RESUMO: TEXTO E TEXTUALIDADE
Campinas
2020
O que é um texto? 
Maria Costa Val (1994), em seu livro Redação e Textualidade, aborda que para se melhor compreender o fenômeno da produção de texto escritos é necessário entender previamente o que caracteriza texto, escrito ou oral. Pode-se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada. de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Antes de tudo, um texto é uma unidade de linguagem de uso. Tem papel determinante em sua produção e recepção uma série de fatores pragmáticos, tais como: as intenções do produtor; o jogo de imagens mentais e o espaço de perceptibilidade visual e acústica comum, na comunicação face a face. A segunda propriedade básica de um texto é o fato de ele constituir uma unidade semântica. Uma ocorrência linguística precisa ser pré-recebida pelo receptor como um todo significativo, coerente. Finalmente, o texto se caracteriza por só a unidade formal, material. Seus constituintes linguísticos devem, se mostrar irreconhecivelmente integrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso. Portanto, um texto será bem compreendido quando avaliado sob os aspectos: pragmático, que tem a ver com seu funcionamento enquanto atuação informacional e comunicativa; o semântico conceitual, de que depende de sua coerência e o formal, que diz respeito à sua coesão. 
De acordo com a autora, chama-se de textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases. Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer; a coerência e a coesão, que se relacionam com o material conceitual linguístico do texto, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situcionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que tem a ver com os fatores pragmático. 
A coerência é considerada o fator fundamental da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto. Envolve não somente aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimentos entre interlocutores. O seu sentido é construído não só pelo produtor como também pelo recebedor. de que o conjunto de ocorrências com que se defronta é capaz de levá-lo a adquirir conhecimentos ou a cooperar com o produtor. A situcionalidade, que diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto que ocorre. A informatividade consiste em apresentar todas as informações necessárias para que seja compreendido com o sentido que o produtor deseja. Por fim, a intertextualidade, que concerne aos fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s). Inúmeros textos só fazem sentido quando entendidos ou inter-relacionados em relação a outros textos, que funcionam como seu contexto. 
Costa Val, Maria da Graças. Redação e Textualidade/ Maria da Graças Val. - São Paulo: Martins Fontes, 1994. - (texto e linguagem)
1

Continue navegando