Buscar

Prévia do material em texto

Teoria e Técnica de Monitor de Turismo
	Modulo I
	Fichário
	Agenda 9 – Cultura e Turismo 
	Nome: ANA PAULA DE FÁTIMA BUENO
Ol@!
Na atividade dessa agenda, vamos trabalhar a questão: O que diferencia o patrimônio cultural material do imaterial?
Para isso você deverá:
1 -Pesquisar dois exemplos de patrimônio cultural material e dois exemplos de patrimônio imaterial em sua localidade e apresentar o seu olhar sobre eles.
2. Fazer um texto apresentando cada patrimônio cultural de sua localidade, como se você estivesse apresentando para um turista. Você deverá postá-lo juntamente com as respostas da atividade 1.
Bons estudos! 
Texto:
	 Hoje vou apresentar a minha querida cidade Carambeí, para um turista de Curitiba, faremos um city tour e além disso apresentarei dois patrimônios cultural material e dois imaterial.
 Primeiro vou explicar o que é patrimônio cultural material e imaterial. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais. ... Podem ser bens móveis, como objetos artísticos, vestimentas, obras de arte, ou bens imóveis, como edificações e sítios arqueológicos.
 Chegando na cidade, você já consegue ver um patrimônio material, reparou que tem um tamanco de holandês no jardim da entrada? Também tem os moinhos de vento, é a representação que a nossa cidade foi colonizada por holandeses. 
 Mais tarde vamos ao Parque Histórico e lá você encontrará uma loja de souvenirs que tem tamancos em cerâmica, caso queira levar de lembrança. Na avenida principal da cidade temos a Frederika´s, muito famosa, não só no Brasil, como no exterior, muitos estrangeiros quando passam por aqui, chegam para conhecer, lá nós vamos experimentar um patrimônio imaterial, as famosas tortas holandesas, pois as receitas passaram de geração em geração e cada dia que passa faz mais sucesso aqui na cidade, são deliciosas.
 Depois de experimentarmos as tortas, pois tem várias opções, agora vou levar você para conhecer a parte mais bonita da cidade, logo aqui na saída vamos passar em frente ao cemitério dos holandeses, ao lado tem o hotel De Klomp, veja que aqui também tem um tamanco de holandês, logo depois tem a igreja deles, muito bonita e grande, mais uns 5km chegamos ao famoso Parque Histórico, ele é o maior museu a céu aberto do Brasil.
 Estamos chegando, observe como são bonitas as casas dos holandeses, agora vamos estacionar dentro do parque, logo na entrada você verá a casa da memória, mostrarei mais um patrimônio material, as maravilhosas maquetes da cidade de Carambeí, desde o início até os dias de hoje, são perfeitas, uma verdadeira obra de arte, ao adentrar no parque temos a loja de souvenirs e também um restaurante o Koffiehuis que oferece gastronomia típica holandesa e indonésia, as comidas são um espetáculo, se você quiser experimentar depois, agora vamos descer para você conhecer a mini cidade inspirada na Holanda, aqui sempre tem apresentações dos holandeses, danças típicas da Holanda, outro patrimônio imaterial.
 O Parque se destaca por ser um projeto de caráter sociocultural com o compromisso de preservar a memória dos imigrantes que se estabeleceram na cidade de Carambeí e difundir a cultura por meio de seu Patrimônio Material e Imaterial. Um complexo museal com alas integradas que remete as estruturas de ecomuseus dos países escandinavos, tem por objetivo resgatar memórias e provocar uma imersão cultural e experiência sensorial em seus visitantes, por meio de espaços que reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX, um Parque ecológico, inspirado no estilo do holandês Zaanse Schans, amplos jardins, além de um anfiteatro.
 Depois de duas horas de visita, agora levarei você para conhecer os bairros da cidade e depois finalizamos nosso city tour, espero que tenha gostado de conhecer a minha cidade e aguardo você em outra oportunidade. Muito obrigado.

Mais conteúdos dessa disciplina