Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eletricidade I
Data:01/02/2021.
Aluno (a): Marlon Augusto Borges
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Um disjuntor termomagnético é um dispositivo de proteção capaz de ser utilizado para manobras, ligar ou desligar, ou para proteção, contra sobrecargas e contra curto-circuito. Ele possui dois princípios de funcionamento para proteção, um térmico e um magnético.
Discuta os conceitos físicos envolvidos nesse dispositivo com que nos deparamos diariamente nas nossas residências, trabalho, escola, entre tantas outras aplicações.
Disjuntor Termomagnético: Características
Esse disjuntor tem um diferencial, que é apresentar duas características principais de acionamento para a proteção do circuito! O que ele oferece é a proteção térmica e magnética ao mesmo tempo, por isso possui o nome termomagnético. Eles podem ser monopolares, bipolares ou tripolares, trabalhando com baixa tensão, que é de até 1000V em corrente alternada.
Os disjuntores também podem ser classificados de acordo com a sua curva de ruptura, podendo ser B, C ou D.
Disjuntor Termomagnético: Proteção Magnética
Veja na imagem abaixo que esse disjuntor possui uma bobina elétrica, também chamada de indutor, e que no centro da bobina tem um pistão. A bobina e o pistão em momento algum estabelecem contato entre si, porém, quando ocorre um curto circuito, acontece uma interação entre eles.
Todo disjuntor possui uma corrente nominal, e o disjuntor foi projetado para trabalhar respeitando essa corrente. Consequentemente, a bobina também foi projetada para ter um campo magnético, que não deve exercer influência sobre o pistão quando a corrente for menor ou igual à corrente nominal.
Porém, quando acontece um curto-circuito, a corrente que passa pela bobina sofre um grande aumento e o campo magnético da bobina aumenta também, proporcionalmente ao aumento da corrente. Esse aumento do campo magnético acaba exercendo uma indução no pistão e o “transforma” em um tipo de ímã.
Essa indução sofrida pelo pistão faz com que ele se movimente e acione o mecanismo que abre o circuito do disjuntor. Quando isso acontece, o disjuntor desarma, seccionando todo o circuito após ele e cumprindo a sua função de proteção.
Disjuntor Termomagnético: Proteção Térmica
Na imagem abaixo também é possível perceber que há uma pequena chapa de metal na composição do disjuntor. Essa chapa é uma chapa bimetálica e é a principal responsável pela proteção térmica que o disjuntor realiza!
Essa chapa bimetálica faz a proteção através do conhecido efeito joule, que acontece quando uma corrente elétrica passa pela chapa. Essa passagem de corrente pela chapa gera um aquecimento e acaba liberando energia na forma de calor, que em determinadas proporções pode resultar na mudança da forma da chapa.
Essa chapa foi projetada para se modificar quando a corrente ultrapassa o valor nominal do disjuntor, ou seja, quando a corrente que passa por esse disjuntor está dentro dos valores da corrente nominal, a chapa bimetálica suporta o aquecimento e não muda a sua forma. Porém, quando a corrente ultrapassa o valor nominal do disjuntor, a chapa sofre um aquecimento alto e acaba se curvando. Ela aciona um mecanismo quando ela se curva, e esse mecanismo secciona imediatamente a corrente que passaria para todo o circuito após o disjuntor.

Mais conteúdos dessa disciplina