Buscar

PROVA 2 - Ensino da Literatura Visual (LBR115)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Rodrigo 
	
	Disciplina:
	Ensino da Literatura Visual (LBR115)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial
	Prova:
	2
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em anos recentes, o interesse e o aprofundamento nos estudos literários produzidos pelas pessoas surdas têm sido alvo de muitos estudos e pesquisas. Antes de saber que esse público já produzia narrativas literárias, em língua de sinais, era preciso dar visão a essas produções e, inicialmente, o melhor meio foi através da escrita com apoio de ouvintes. Com relação aos autores e obras que já foram escritas dentro da literatura surda, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Jorge Sérgio Lopes Guimarães.
II- Marta Ciccone.
III- Hélvio Antônio de Oliveira.
(    ) "Tempo de Silêncio" e "Silêncio".
(    ) "Até onde vai o surdo" e "O Arquiteto".
(    ) "Comunicação Total".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	  d)
	III - I - II.
	
	
	2.
	Com os avanços de uma sociedade que busca incluir suas políticas educacionais e sociais, ainda em muitas regiões do país, os espaços não formais se configuram como os únicos para educação formal de surdos. São aqueles que devido à distância não conseguem chegar até os espaços formais, ou mesmo que não se enquadram ao modelo de educação de espaços formais do ensino regular. Sobre os espaços não formais, analise as sentenças a seguir:
I- As visitas aos jardins botânicos e à arte da música são exemplos de outras atividades exercidas pela educação não formal que se encontram nos planetários.
II- Sem dúvida alguma, a escola é o espaço não formal mais adequado e utilizado para o desenvolvimento e aprendizado do surdo.
III- Muito importante é a biblioteca, pois é um espaço que propicia um conhecimento como complemento da vida escolar e da vida social dos surdos.
IV- Os museus são espaços de atuação da educação não formal para o surdo, pois são uma grande fonte de conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	De acordo com Mourão (2016), a forma de transmitir os significados nas práticas discursiva entre os surdos é a visualidade, que repassa de uns aos outros por meio de interfaces, mãos e olhos, surgindo vários gêneros literários. Esse autor aponta algumas características importantes do contador de histórias surdo na Literatura Surda. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Possuir uma visão mesclada entre o visual e o oral, pois isso amplia o conhecimento.
(    ) Ter identidade surda, por ter a experiência de ser surdo.
(    ) Possuir uma visão do mundo totalmente visual, diferente da dos ouvintes.
(    ) Ser falante nativo de língua gestual, tendo-a adquirido como primeira língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2DrvT1U. Acesso em: 20 nov. 2019.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A Revista Brasileira de Vídeo Registro em Língua de Sinais Brasileira traz algumas orientações para quem quer fazer a produção de vídeos. Essas orientações são importantes e necessárias para esse tipo de produção, pois para que bons vídeos sejam produzidos nessas áreas são necessários alguns cuidados. Sobre essas orientações, analise as sentenças a seguir:
I- Procure somente uma produtora especializada na produção de vídeos em Libras, pois são eles que conseguem fazer esse material.
II- Escolha o conteúdo do seu vídeo. A primeira coisa a ser feita é decidir sobre o material que vai ser publicado.
III- Separe seu equipamento, que pode ser pelo celular, tablet ou filmadora, grave seu vídeo.
IV- Estude as palavras e seus conceitos em Libras (para evitar os sinais polissêmicos).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	É inegável o fato do grande potencial literário presente no sujeito surdo. Prova disto são as várias produções literárias na modalidade escrita feita por autores surdos nos últimos anos. Por isso, conhecer, pesquisar e incentivar são ações importantíssimas nessa área. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode-se citar como exemplos de produções visualiterárias: o teatro, as piadas, as comédias e as metáforas.
(    ) O entendimento e a produção de metáforas pelos surdos é muito tranquilo, não havendo necessidade de explicação dos significados em Língua de Sinais.
(    ) O apoio tecnológico tem sido significativo como subsídios na produção de literatura visual surda.
(    ) Os surdos precisam ser protagonistas de suas produções textuais, cabendo aos profissionais da área de educação que os atendem fazer parte dessa história.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	A aprendizagem é um processo de apropriação que ocorre na relação entre o sujeito e o meio, impulsionando o desenvolvimento humano. Com relação aos surdos, a mediação entre o universo cultural e de produções literárias surdas na era digital tem contribuído muito na promoção das línguas de sinais. Sobre as produções literárias surdas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em parceria do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a TV INES é uma tecnologia acessível que integra surdos e ouvintes, com sua programação eclética.
(    ) As produções acadêmicas por meio dos cursos universitários não auxiliam no exercício e produção de língua sinalizada em vídeos por serem muito precárias.
(    ) Algumas produções literárias são produzidas digitalmente no sistema de escrita de sinais SW como parte da literatura visual.
(    ) Também fazem parte da literatura visual as produções com uma linguagem estética para Surdos, como um grande veículo de informações específicas, principalmente ao público jovem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	7.
	Assim como a comunidade ouvinte, a comunidade surda sempre demonstrou interesse pela música. Até mesmo seus gostos são bastante variados. Eles desenvolvem isto em diversos espaços não formais de acessibilidade musical aos surdos, na promoção da literatura visual. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os surdos gostam e sentem vontade de participar em eventos musicais, porém são eventos produzidos somente por ouvintes e para ouvintes.
	 b)
	Os surdos participam de eventos musicais somente nos contextos relacionados às igrejas e escolas.
	 c)
	A comunidade surda se interessa muito pouco por músicas devido ao comprometimento da surdez.
	 d)
	Os surdos participam de eventos musicais, como: SLAM, Samba Enredo, Hip hop, Sarau, entre outros.
	8.
	A mediação entre o universo cultural e de produções literárias surdas na era digital tem contribuído muito na promoção das línguas de sinais. Morgado (2011) destaca três editoras principais na área de literatura infantil em Libras por meio de vídeos no Brasil que têm contribuído muito nessa área. Quais são elas?
FONTE: MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Lisboa: Editora Universidade Católica, 2011.
	 a)
	A NSC Vídeo, a Editora Loyola e a FENEIS.
	 b)
	A JSN Vídeo, a Editora Cultura e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).c)
	A LSB Vídeo, a Editora Arara Azul e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
	 d)
	A LSB Vídeo, a FENEIS e o Instituto Nacional dos Surdos de São Paulo.
	9.
	No processo de produção literária dos surdos no Brasil existem alguns momentos bem marcantes. Um deles é o início da primeira escola profissional de formação para atores surdos no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as informações sobre o início dessa escola:
	 a)
	O artista surdo Carlos Alberto Góes, em 28 de fevereiro de 1989, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), no Rio de Janeiro.
	 b)
	O artista surdo Juarez Martinelli, em 4 de março de 1972, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), em Maceió.
	 c)
	O artista Celso Nogueira Júnior, em 18 de fevereiro de 1980, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CEPEDE), em São Paulo.
	 d)
	A artista surda Célia Regina Correa, em 4 de março de 1988, fundou o Centro de Integração dos Surdos nas Artes Cênicas (CISACEN), em Pernambuco.
	10.
	Segundo o autor Mourão (2016), os produtos literários produzidos pelos surdos em visualiterária e pela sinalidade existem desde os primeiros sujeitos surdos. Estes tem sido transmitidos entre gerações. É provável que os primeiros registros tenham sido gravados (filmados) na língua de sinais americana. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os primeiros registros eram uma série de filmes que continham várias palestras, performances, poemas, histórias, músicas e narrativas de experiência pessoal.
(    ) Os primeiros registros teriam sido produzidos nos Estados Unidos entre 1910 e 1920.
(    ) Os primeiros registros de uma performance em língua de sinais teriam sido capturados em um projeto de filme pela Associação Nacional de Surdos (Association of the Deaf - NAD).
(    ) Os primeiros registros produzidos foram uma parceria do governo com escolas, mas não foi muito bem aceito pela comunidade surda da época.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2DrvT1U. Acesso em: 20 nov. 2019.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando