Buscar

BIOÉTICA EM SAÚDE - Questionario II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOÉTICA EM SAÚDE 
QUESTIONÁRIO II 
1. Com relação aos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), no caso das plantas, podemos classificar seu surgimento de acordo com a ordem cronológica em que apareceram. Assinale a alternativa incorreta:
R. a. Primeira geração: plantas resistentes a herbicidas e não resistentes a pragas.
2. Com relação à clonagem, assinale a alternativa incorreta:
R. c. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos bivitelinos, ou seja, originários de dois óvulos fertilizados.
3. No nosso dia a dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos os dois termos como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre eles. Quanto à moral, é correto dizer que: 
R. a. são assumidas pela pessoa como uma forma de garantir o seu bem-viver e independe de fronteiras.
4. Não corresponde a um princípio da Declaração sobre Bioética:
R. e. a participação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs).
5. O uso de animais como cobaias para pesquisas científicas ou fins didáticos em universidades é um dos temas mais polêmicos na vida dos pesquisadores e estudantes. No decorrer dos anos, algumas leis foram feitas com relação a essa temática. Leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
R. b. Lei 9.60, Art. 32 – praticar de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos prevê apenas multa.
6. Os fatores que constroem um sujeito ético são consciência, vontade, liberdade e responsabilidade. Com relação à consciência, é correto afirmar que:
R. a. é a capacidade que temos de fazer juízo do que é certo ou errado.
7. Quanto ao campo de atuação da Bioética, assinale a alternativa correta:
R. a. Engloba a ética médica, mas não se limita a ela. Pode estender-se além dos problemas tradicionais que tratam da relação médico-paciente.
8. Reconhecer a importância da liberdade de pesquisa e seus benefícios é um princípio da Declaração sobre Bioética. Quanto à pesquisa com seres humanos, é incorreto afirmar que: 
R. d. a pesquisa envolvendo seres humanos é proibida.
9. É consenso entre os bioeticistas que a Bioética e os Direitos Humanos devem sempre andar juntos. Não diz respeito a esta reflexão: 
R. e. a Declaração sobre Bioética e Direitos Humanos tem força de lei.
10. “Há dois anos e nove meses, a consultora administrativa Claudia Enrietti, de 48 anos, aguarda um rim na fila de transplantes em São Paulo. Só tem 3% da capacidade renal. Dia sim, dia não faz hemodiálise. Durante três horas, Claudia vê seu sangue ser filtrado pela máquina. Só poderá se libertar se fizer o transplante. ‘Acho estranha a ideia de comprar um rim, mas pensei nisso’, diz Claudia. ‘Perguntei aos médicos como fazer. Eles disseram que isso não existe no Brasil’”. (Época, 25/04/2006).
R. e. Não pode ser considerado um doador uma pessoa que não se manifestou expressamente.

Continue navegando