Buscar

QUESTIONÁRIO II BIOÉTICA EM SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO II – BIOÉTICA EM SAÚDE
1. 
2. Com relação aos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), no caso das plantas, podemos classificar seu surgimento de acordo com a ordem cronológica em que apareceram. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativa correta: a Primeira geração: plantas resistentes a herbicidas e não resistentes a pragas.
Resolução do exercício: essa afirmativa é falsa, pois na primeira geração as plantas são resistentes a herbicidas e a pragas
3. Com relação à clonagem, assinale a alternativa incorreta:
Alternativa correta: c Em humanos, os clones naturais são os gêmeos bivitelinos, ou seja, originários de dois óvulos fertilizados.
Resolução do exercício: essa afirmativa é falsa, pois em humanos os clones naturais são os gêmeos univitelinos.
4. No nosso dia a dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos os dois termos como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre eles. Quanto à moral, é correto dizer que:
Alternativa correta: a  são assumidas pela pessoa como uma forma de garantir o seu bem-viver e independe de fronteiras.
Resolução do exercício: de modo geral, as condutas morais são direcionadas por leis. Atitudes imorais que as pessoas possam ter acabam apresentando uma consequência legal. Por exemplo, a depredação de patrimônio público está prevista em lei, e as pessoas “pegas” nesse ato de vandalismo ficam sujeitas às medidas legais cabíveis, que podem diferir de acordo com o país. Mas o ato é repudiável em todos eles.
5. Não corresponde a um princípio da Declaração sobre Bioética:
Alternativa correta: e a participação dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs).
Resolução do exercício: essa afirmativa é falsa, pois a declaração sobre Bioética não prevê a participação dos CEPs.
6. O uso de animais como cobaias para pesquisas científicas ou fins didáticos em universidades é um dos temas mais polêmicos na vida dos pesquisadores e estudantes. No decorrer dos anos, algumas leis foram feitas com relação a essa temática. Leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Alternativa correta: b Lei 9.60, Art. 32 – praticar de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos prevê apenas multa.
Resolução do exercício: essa afirmativa é falsa. Além de prever multa, essa lei prevê também reclusão.
		7. Os fatores que constroem um sujeito ético são consciência, vontade, liberdade e responsabilidade. Com relação à consciência, é correto afirmar que:
Alternativa correta: a é a capacidade que temos de fazer juízo do que é certo ou errado.
Resolução do exercício: a consciência das pessoas é que faz com que elas considerem as atitudes como certas ou erradas. No entanto, é importante lembrar que a consciência das pessoas pode variar de acordo com o tipo de educação e de cultura que receberam durante seu desenvolvimento como seres humanos.
8. Quanto ao campo de atuação da Bioética, assinale a alternativa correta:
Alternativa correta: a Engloba a ética médica, mas não se limita a ela. Pode estender-se além dos problemas tradicionais que tratam da relação médico-paciente.
Resolução do exercício: a Bioética vai além da ética médica, engloba todo o cuidado que os seres humanos que se voluntariam nas pesquisas clínicas devem ter. Não basta tratar bem os pacientes, é preciso dar a eles autonomina, ou seja, informação para que possam decidir o que lhes é ou não conveniente. E isso vai além da ética médica.
9. Reconhecer a importância da liberdade de pesquisa e seus benefícios é um princípio da Declaração sobre Bioética. Quanto à pesquisa com seres humanos, é incorreto afirmar que:
Alternativa correta: d  a pesquisa envolvendo seres humanos é proibida.
Resolução do exercício: essa afirmativa é falsa, pois a pesquisa com seres humanos não é proibida, mas precisa de diretrizes.
10. É consenso entre os bioeticistas que a Bioética e os Direitos Humanos devem sempre andar juntos. Não diz respeito a esta reflexão:
Alternativa correta: e a Declaração sobre Bioética e Direitos Humanos tem força de lei.
Resolução do exercício: infelizmente a Declaração sobre Bioética e Direitos Humanos não tem força de lei, apenas direciona o comportamento dos homens.
11. “Há dois anos e nove meses, a consultora administrativa Claudia Enrietti, de 48 anos, aguarda um rim na fila de transplantes em São Paulo. Só tem 3% da capacidade renal. Dia sim, dia não faz hemodiálise. Durante três horas, Claudia vê seu sangue ser filtrado pela máquina. Só poderá se libertar se fizer o transplante. ‘Acho estranha a ideia de comprar um rim, mas pensei nisso’, diz Claudia. ‘Perguntei aos médicos como fazer. Eles disseram que isso não existe no Brasil’”. (Época, 25/04/2006).
Alternativa correta: e  Não pode ser considerado um doador uma pessoa que não se manifestou expressamente.
Resolução do exercício: essa afirmativa é falsa, pois, mesmo que a pessoa não tenha se manifestado expressamente em favor à doação de órgãos, a família pode optar pela doação. As pessoas que não desejam doar seus órgãos devem registrar "não doador de órgãos e tecidos" nos documentos de identificação (RG) ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Qualquer situação que difira dessa, os familiares são consultados para autorizar essa doação - Doação Consentida.

Continue navegando