Buscar

People analytics é um processo de coleta e análise de dados voltado para a gestão de pessoa em empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é People Analytics
People analytics é um processo de coleta e análise de dados voltado para a gestão de pessoa em empresas. O conceito nasce a partir da ideia de Big Data que consiste na coleta, armazenamento e análise de um volume imenso de dados. Com tantas informações disponíveis ou passíveis de serem coletadas, as empresas têm identificado oportunidades de aproveitá-las para melhorar seus processos. Chamamos de business intelligence (BI), ou inteligência de mercado. Mais adiante, falaremos mais sobre BI e big data. Voltando ao people analytics, ele consiste basicamente em aplicar os preceitos do bussiness intelligence a área de recursos humanos, ou seja, para melhorar a gestão de pessoas no que for possível, diminuindo a rotatividade, retendo e atraindo talentos, aumentando a satisfação e eficiência dos colaboradores. Atenção: não se trata de criar e monitorar indicadores de desempenho para embasar cobranças e demissões. Antes disso, o people analytics existe para tornar o ambiente da empresa cada vez melhor criando as condições propícias para que todos apresentem o que têm de melhor.
Qual a importância do people analytics para os RHs?
A importância é analisar dados referentes aos perfis e comportamentos dos colaboradores levantados e armazenados, ou seja organizações que podem colocar em prática ações mais assertivas, para visar o aumento da produtividade, a redução de custo, a atração e retenção de talentos e, claro o bem-estar corporativo. Sendo assim as equipes passam a trabalhar com fatos traduzidos em estatísticas, deixando para trás famosos achismos.
Redução de custos
Com a captura e a análise de dados, as organizações podem ter reduções significativas de custos relacionados a contratações e demissões provenientes de processos seletivos pouco assertivos, que não contam com informações detalhadas sobre os candidatos.
Aumento da atração de talentos
Estratégias formadas a partir do people analytics fazem com que os RHs construam melhores formas de atrair talentos para a companhia. Algumas empresas, por exemplo, usam a tecnologia do chatbot para fazer uma espécie de triagem dos profissionais. 
“Com isso, os gestores podem perceber qual é o tipo de perfil do candidato que mais busca trabalhar na organização, além de ter acesso e mensurar dados relacionados aos seus maiores interesses, como salário, benefícios, localização da empresa, entre outros”, explica Regina.
Dessa forma, toda a estratégia para atrair talentos passa a ser montada de acordo com os dados capturados e analisados – uma estratégia que vale também para a retenção do público interno.
Diminuição do turnover
O uso e a análise de dados tendem a contribuir também para a diminuição do turnover uma vez que as lideranças passam a conhecer melhor cada um de seus colaboradores e suas respectivas necessidades, habilidades e aspirações, traçando, assim, estratégias capazes de atendê-las.
Ampliação do bem-estar corporativo
Com a correta utilização do people Analytics as empresas têm totais condições de propor ações que atendam às necessidades do seu público interno, colocando em prática um plano de bem-estar corporativo que promovam a satisfação dos colaboradores.

Continue navegando