Buscar

Projeto - Temas Transversais em Design - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
Esses problemas, comuns às áreas de projeto, são chamados de wicked problems, e se opõem aos tame problems.
Podemos ter a impressão de que, para um wicked problem se tornar um tame problem, basta formulá-lo direito. Essa percepção é enganosa. O que caracteriza um wicked problem é o grau de complexidade do problema, portanto, é da natureza do problema que não haja uma única resposta correta para ele, apenas respostas ou mais ou menos adequadas.
Tomemos um exemplo para facilitar a compreensão do problema. Se alguém conhecido pede a você uma indicação de uma série, há uma resposta certa para a pergunta? Uma resposta que exclua todas as demais respostas? Não, certo? Isso porque o problema de indicar uma série para alguém é um wicked problem. Os problemas de design também são wicked problems, porque não há um objeto de design que seja a única resposta para um problema de design. Ele sempre será uma entre várias respostas possíveis.
A problematização é a formulação desse problema de design, que pode ser baseada em uma demanda de um cliente, por exemplo. O importante nessa fase é identificar o objetivo do projeto, reconhecer o problema que o projeto pretende resolver. Para tal, existem algumas ferramentas de pesquisa e de análise de informações que podem contribuir para a definição dos requisitos do projeto.

Outros materiais