Buscar

Diferença entre Medicamentos Alopáticos e Homeopáticos e Ações de Educação em Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Atualmente, com a evolução em desenvolvimento e pesquisa, a indústria farmacêutica produz, em larga escala e grande variedade, medicamentos alopáticos para comercialização em farmácias, que são os mais utilizados e confiáveis para a população. Sobre os tipos de medicamentos, diferencie medicamentos alopáticos e homeopáticos. ( * Máximo 4000 caracteres )
Desde muito tempo o homem usou da prática que posteriormente veio a se tornar uma cultura que é a medicalização. No Brasil os portugueses descobriram uma comunidade que era formada por Pajés e Curandeiros que se utilizavam de folhas, raízes e sementes para fazer o preparo de medicamentos através destas matérias primas nativas. Ao passar das décadas e com a grande evolução de descobertas, desenvolvimentos e de pesquisas, se ampliou em grande proporção a quantidade e variedade de medicamentos. Com isso cabe ao profissional farmacêutico conhecer todos os tipos e variedades de medicamentos existentes, por que o mesmo deverá informar e conscientizar a população sobre o uso correto e em quais oportunidades, zelando sempre pelo bem estar e saúde da mesma. Existem dois tipos de medicamentos mais utilizados e conhecidos que são os Alopáticos e os Homeopáticos. Os Alopáticos são medicamentos podendo ser sintetizados e de origem animal, vegetal ou mineral. Sua característica é produzir no organismo uma reação contrária aos sintomas que o paciente apresenta, assim, diminuindo e/ou neutralizando os sintomas apresentados pelo mesmo. São os mais conhecidos e receitados por profissionais de saúde, podendo assim dizer que são os mais utilizados em todo o mundo, devido também a sua produção em grande escala pela indústria farmacêutica. Entretanto os Alopáticos possuem como principais problemas seus efeitos colaterais e a sua toxicidade. Os medicamentos Homeopáticos são substâncias submetidas a um processo chamado de dinamização onde após, ficam apenas a sua energia, podem ser de origem vegetal, animal, mineral e sintética. A característica dos medicamentos Homeopáticos é tratar o paciente com substâncias que causam os mesmos sintomas da doença, porém em uma dosagem muito menor. Pode também trazer riscos ao paciente, por isso, deve-se estudar e entender cada tratamento de acordo com aquele paciente. Então, enquanto os medicamentos Alopáticos agem de forma contrária aos sintomas do paciente, os Homeopáticos tratam o próprio paciente em si, fazendo com que o organismo do mesmo se fortaleça e encontre um equilíbrio. 
	2.
	A falta de orientação é um dos principais obstáculos a prevenção de doenças e de complicações decorrentes das mesmas e acarreta um alto custo para a saúde pública. A educação em saúde para as pessoas, realizada pelo farmacêutico, pode proporcionar um maior esclarecimento à população. Diante disso, disserte sobre as ações de educação que podem ser adotadas pelo farmacêutico, tendo em vista a promoção da saúde. ( * Máximo 4000 caracteres )
A área da saúde não se limita apenas ao tratamento de doenças e fabricação de medicamentos, ela se estende com devidas ações que podem ajudar na prevenção de doenças. O profissional farmacêutico tem como objetivo zelar pela saúde e bem estar de seus pacientes, eles estando ou não com alguma doença portanto, ele deverá utilizar de uma boa comunicação e também de diálogo com seus pacientes podendo através desta ação orientar, informar e influenciar os mesmos, para que se possa melhorar tratamentos e principalmente a qualidade de vida das pessoas promovendo assim a educação em saúde. Existem diversas atividades que podem ser realizadas através do profissional farmacêutico para que se possa promover a saúde pela educação, uma das mais conhecidas ações que pode visar tanto a prevenção quanto o tratamento de doenças são as palestras, podendo esta não ser aplicada apenas ao paciente, mas também para uma comunidade aonde o profissional farmacêutico cria uma relação com o local onde atua e fica mais próximo para acompanhamentos ou avaliações da população. Outra ação que pode ser implantada pelo farmacêutico através das práticas educativas de saúde é a elaboração de campanhas sociais nas comunidades e redes sociais para informar e alertar sobre os riscos de doenças comuns e também mostrar como as prevenir e assim evitar as mesmas e fazer a promoção da saúde. O farmacêutico então de maneira resumida deverá trabalhar para que a população consiga entender quais são os fatores que determinam o estado de saúde da mesma, e também como melhorar tratamentos e principalmente a qualidade de vida das pessoas, zelando sempre pelo bem estar de todos.

Continue navegando