Buscar

Atividade 3 Mecanica dos Solidos

Prévia do material em texto

1. As treliças planares são aquelas em que todas as partes da estrutura se encontram no mesmo plano. As treliças espaciais são aquelas que ocupam as 3 dimensões.
2. A vantagem do uso das treliças na engenharia (particularmente em pontes) éque elas criam estabilidade nas estruturas e o cálculo é relativamente simples (determinação de carga sobre os nós e as hastes).
3. O método dos nós resolve um número de equações lineares associada a cada esforço das hastes, de igual número ao de nós. O método das seções é semelhante, mas pelo número das seções.
4. Os tipos de treliças (estáticas, hiperestática e hipoestáticas), variam em termos de grau de liberdade de movimento e tipos de apoio. Treliças são estruturas formadas por elementos (ou membros) delgados conectados entre si pelas extremidades por meio de articulações sem atrito seja pela soldagem ou aparafusamento. A cada uma desses pontos de conexão é dado o nome de nó de treliça. Uma treliça de estrutura estática, é constituída de nós e membros estaticamente determinada, seu número de equações de equilíbrio independentes é igual ao número de incógnitas. Estrutura hiperestática, caso o número de incógnitas (relacionado ao número de membros) for maior que o número de equações (relacionado ao número de nós), existem mais membros que o necessário e a treliça é considerada hiperestática. Neste caso, o problema não pode ser resolvido apenas com as equações de equilíbrio e corresponde a inequação. As estruturas hipostáticas, simplificadamente, são aquelas em que o número de reações de apoio é inferior ao número de equações de equilíbrio disponíveis. Para as estruturas hipostáticas, geralmente, há instabilidade. Isso porque os apoios são insuficientes para restringir os movimentos da estrutura.

Continue navegando