Buscar

Dissertação - Sistema Prisional Brasileiro e a Reabilitação dos Presos na Sociedade

Prévia do material em texto

Ao auge da Revolução Francesa de 1789, um dos principais acontecimentos foi a Queda da Bastilha – lugar onde o rei mantinha seus prisioneiros de guerra a sua vontade – o qual evidencia o desacordo em tratamentos não regulamentados aos presos, marcado pelo lema “liberdade, igualdade e fraternidade” até mesmo os carcerários. Desse modo o sistema prisional foi evoluindo juntamente ao conceito de república e assegurando direitos civis e morais aos detentos. Entretanto, é evidente que, apesar de serem estabelecidos constitucionalmente, a realidade de tal sistema é ainda muito precária e destacam-se as falhas nas condenações e a inexistente reabilitação dos condenados.
Em primeiro plano, o sistema condenatório brasileiro conta com diversas falhas, desde a condenação até as estruturas e tratamentos mal executados. Como disse o acusado pela morte de Dorothy – missionária e ativista ambiental americana – no documentário Mataram a Irmã Dorothy, “todos sabem quem foi [o culpado], mas ele nunca vai ser preso, porque rico não é preso no Brasil”. Assim, relata uma realidade lamentável brasileira, em que o capital é capaz de burlar o sistema prisional não só em recursos de defesa, mas também determinar pra quem a regulamentação vale ou não, corrupção negligenciada por todo o poder Executivo.
Em segundo plano, está a inserção dos ex-presidiários na sociedade, fato que se dá de forma ineficiente pelo próprio ambiente carcerário e a falta de perspectivas, uma vez fora dele. A exemplo disso, o documentário Juízo retrata como os jovens infratores não passam por nenhum processo de reabilitação nos presídios (são apenas inseridos em um ambiente ainda mais propício a cultura do crime). Ademais, não são assegurados de oportunidades que possam mudar suas realidades e garantias civis, contrapondo o princípio pregado pela Revolução Francesa.
Conclui-se que, diante dos argumentos supracitados, o sistema presidiário brasileiro é extremamente irregular e conta com impasses administrativos e morais. Nesse viés, cabe ao Governo Federal, em parceria com governos Estatais, implantar o Programa de Reabilitação de Presos, por meio de palestras nas cadeias e fiscalização dos direitos desses cidadãos, a fim de garantir penas justas e eficazes. Portanto, só assim irá garantir uma melhoria efetiva na segurança e vida plena a todos na sociedade.

Continue navegando