Buscar

Trabalho Pronto



Continue navegando


Prévia do material em texto

Sociedade Educacional Pe. Norberto Didoni - SENDI
Educando Mentes, Cultivando Corações
 
Eduarda haubert
Fernanda Bitencourt
Luana machado
Neonazismo
Tatiane Nunes 
História
Turma:82
São Leopoldo
10
 2016
RESUMO
			O nazismo é uma ideologia política racista que emergiu nos anos 20, cujo mentor foi Adolf Hitler. Já o neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade. De acordo com seus integrantes, existe apenas uma raça soberana: a “raça pura ariana”. A partir desse pressuposto, eles são extremamente racistas. De maneira específica, os principais alvos de discriminação são: comunistas, judeus, índios, negros e homossexuais.
Os neonazistas não se intitulam racistas, mesmo tendo práticas correspondentes à ideologia do racismo. Esse movimento realiza debates e reuniões para expor o ideal nazista, e, principalmente, recrutar novos jovens para compor o grupo.
O movimento neonazista tem se dispersado pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde minorias culturais como latinos não brancos e afro-americanos são julgados como os causadores de problemas sociais (criminalidade, aumento do desemprego, entre outros). Então, muitos jovens brancos norte-americanos são vulneráveis e fáceis de serem manipulados.
Existem diversos grupos de ideais racistas, alguns ligados ao neonazismo, outros não. Por exemplo: o White Power é um movimento composto por jovens que têm como causa a defesa do orgulho branco. O Ku Klux Klan é um grupo racista formado por protestantes. O Skinhead nazista corresponde a um grupo que integra o movimento Skinhead, como uma espécie de ramificação. E por fim, o Stormfront, grupo constituído por ativistas pró-brancos que possuem aversão a outras raças.
Apesar de receber o nome de neonazistas (neo: novo, nazista novo), esse movimento não tem nada de novo, uma vez que após a Segunda Guerra Mundial o grupo continuou atuando de maneira clandestina na Alemanha.
Alguns neonazistas começaram a integrar torcidas organizadas de futebol com o objetivo de propagar o ódio racial, passando a praticar atos preconceituosos, como ofensas e agressões a jogadores e torcedores negros.
A camada social que levantou o movimento neonazista é constituída, muitas vezes, por jovens que se encontram sem perspectivas, como os desempregados. Então, é disseminada a ideia de que essas circunstâncias são decorrentes dos imigrantes (negros, latinos, turcos, poloneses etc.). Tal fato não condiz com a realidade, pois os imigrantes realizam trabalhos excluídos pelos nativos, como limpar vidros, lavar carros, construção civil, lavar pratos, entre outras atividades que rendem baixos salários.
Sumário
1	Introdução	
1.1 Problema......................................................................................................................
1.2	Justificativa	
1.3	Objetivos....................................................................................................................
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	
3	metodologia	
4	considerações finais	
Anexos............................................................................................................................
referências 	
1.1 Problema
Vem de alguma situação cotidiana, algum questionamento, necessidade de melhoria uma questão s resolver. Neste tópico é necessário que se demonstre realmente o que se quer saber, o que se pretende estudar, baseando-se em experiências anteriores e investigações exploratórias.
1.2 Justificativa
Escolhemos este assunto em função de que atualmente este tema parece estar esquecido, como o nazismo, um aspecto ligado a 2ª Guerra Mundial, criado por Adolf Hitler como um princípio do partido, utilizando mecanismos o nazismo para levar adiante. Na atualidade vivemos o Neonazismo que refere ao contexto do partido nazista e suas práticas de preconceito e discriminação.
1.3 Objetivos 
Mostrar à comunidade escolar a relevância do tema na atualidade. Sobre sua origem, diferença entre o Nazismo. Também analisando os dois contextos: Nazismo e Neonazismo
 
1. metodologia
Para realizar o trabalho utilizamos diferentes métodos de pesquisa, buscamos informações em diferentes sites na internet, em livros e em reportagens.
3 Teoria- desenvolvimento da pesquisa
Encontrar respostas é difícil numa era em que a xenofobia existe até em governos democráticos – a França expulsou mais de 20 mil ciganos nos últimos anos. E o nazismo volta a assombrar quase sete décadas após a derrota alemã na guerra. Segundo estudo da Universidade de Leipzig, um em cada seis alemães orientais tendem à extrema direita. Em 2002, era só um em cada doze. Na Espanha, 18 mil tweets “#putosjudios” (putos judeus) foram postados após a vitória do Maccabi Tel Aviv sobre o Real Madrid, em maio passado, na Euroliga de Basquete – e houve comentários racistas durante a Copa do Mundo contra torcedores brasileiros. 
1. Considerações finais
Conclui-se que o neonazismo é o resgate do nazismo para a atualidade e que esse movimento é extremamente racista e preconceituoso, e seus principais alvos de discriminação são: comunistas, judeus, índios , negros e homossexuais, e por mais que ``neo´´ seja novo esse movimento não tem nada de novo, uma vez que após a segunda guerra mundial o grupo continuou atuando de maneira clandestina. 
referências
Sites:
Brasil Escola
Guia do Estudante
G1.globo.com
Toda Matéria 
Wikipédia
Hiper Mídia 
 ANEXOS:
1.1
1.2
 
1.3