Buscar

DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 - "A avaliação bancária consistiria na capacidade do aluno de buscar nos seus 'arquivos mentais' os depósitos ali deixados, exatamente como foram feitos, sem interpretação, sem acréscimos, sem qualquer tipo de juros ou deduções, e devolvê-los ao depositante, mediante requisição: a prova, o teste, o exame final" (FIDALGO, 2006, p. 19). A respeito da avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma maneira de romper com o dispositivo de exclusão é distanciar a avaliação da aprendizagem de procedimentos que visem auferir se o estudante se apropriou de verdades absolutas.
( ) Quanto se trata de avaliação, critérios exclusivamente objetivos, medidas padronizadas e ditadas pelas estatísticas devem ser as únicas utilizadas.
( ) Os objetivos do processo avaliativo devem integrar diálogos reflexivos entre professores e estudantes. O professor precisa continuamente estar refletindo sobre sua atuação pedagógica, tendo em mente que a avaliação permeia todo o processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FIDALGO, Sueli Salles. A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão? Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p.15-31, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982006000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2018.
(A) -V - F - V.
2 - "O respeito à dignidade envolve o direito de ir e vir (liberdade) nos serviços de saúde, pois mantê-la desnecessariamente hospitalizada consiste em uma violação ao seu direito, uma vez que está sendo privada de sua liberdade" (BUBADUE et al., 2016, p. 6). A Constituição da República Federativa do Brasil (1988) fundamenta o direito à dignidade da criança. Sobre a palavra dignidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Geralmente, os alunos com deficiência são recebidos com dignidade pelos demais colegas. No entanto, em algumas classes pode-se perceber certo isolamento destes alunos. Então é necessário que o professor intervenha, conduzindo ações educativas, no intuito de esclarecer para a classe que o aluno com necessidades educacionais especiais é um ser humano igual a eles, que precisa de maior atenção e tempo para aprender.
II- Havendo união de todas as pessoas da escola no sentido e propósito de educar a todos os estudantes com respeito, dignidade e qualidade - tenham eles necessidades educacionais especiais ou não - certamente todos aprenderão mais, e esse quadro positivo tenderá a ser duradouro.
III- Propostas de saúde mental requerem cooperação de vários segmentos sociais, no sentido de realizar ações preventivas e de reabilitação, auxiliando os sujeitos atendidos a inserirem-se na sociedade com dignidade, não apenas sendo medicados e vivendo à margem do mundo.
IV- A palavra dignidade significa "qualidade que infunde respeito". Como no Brasil, as crianças tratam umas às outras com respeitabilidade, independente das características físicas ou comportamentais, não há necessidade de que educadores estejam vigilantes à situações de bullying, tampouco precisam combatê-las.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BUBADUE, Renata de Moura et al. Análise normativa sobre a voz da criança na legislação brasileira de proteção à infância. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 37, n. 4, e58018, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000400407&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 fev. 2019.
(A) - As afirmativas I, II e III estão corretas.
3 - Davis et al. (2007, p. 232) esclarecem que "[...] a formação continuada, mais do que a inicial, parece propiciar exatamente isso: novas ideias que, ao coexistirem com velhas práticas, acabam por gerar o mal-estar da inconsistência e a tentativa de evitá-la. Essa modalidade de ensino cria, portanto, condições favoráveis para avaliar posturas, verificando se elas foram reafirmadas ou transformadas, e se incidem, por sua vez, sobre determinadas ações". Tendo em vista a avaliação e reelaboração de projetos relativos à educação, analise as afirmativas a seguir:
I- A metodologia de elaboração do projeto traz consigo o princípio da autocorreção: primeiro, a possibilidade de múltiplas versões na redação (até o grupo chegar a uma satisfatória); depois, o poder do diagnóstico: aponta o que não está indo bem, permitindo alterações.
II- A simplicidade é uma das características do planejamento no âmbito da educação. As principais finalidades do planejamento são sistematizar e disponibilizar ferramentas. Os mais eficientes planejamentos são os práticos e diretos, e não aqueles voltados aos métodos de trabalho do educador.
III- A avaliação de projetos consiste numa função burocrática, formalista e autoritária, e deve ser encarada dessa forma. É preciso se afastar de perspectivas que apregoam a necessidade de superação da alienação, de reapropriação da existência, pois são abordagens filosóficas sem aplicação prática na educação.
IV- A avaliação de projetos é proveitosa para transformar a prática, na direção de um ensino mais significativo. A avaliação pode desvelar aspectos que são essenciais para o ensino crítico, criativo e duradouro, como mediação para a construção da cidadania, na perspectiva da autonomia e da solidariedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DAVIS, Claudia et al. Posturas docentes e formação universitária de professores do ensino fundamental. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 37, n. 130, p. 227-245, abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 mar. 2020.
(A) - As afirmativas I e IV estão corretas.
4 - O planejamento no âmbito da educação, voltado às questões atinentes à inclusão, está diretamente vinculado à avaliação e ao Projeto Político-pedagógico. A educação de qualidade, e que respeita a manifestação da diversidade, apresenta algumas características. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
(D) - O trabalho realizado por várias mãos (representadas por inúmeros e diversificados atores sociais), marcado por cooperação e solidariedade.
5 - Nagib, Mousinho e Salles (2016, p. 248) fizeram um estudo sobre Bullying, envolvendo adolescência, gagueira e instituições acadêmicas. "Os resultados esperados a partir deste estudo voltam-se ao desenvolvimento de estratégias de defesa face aos ataques de bullying, possibilitando lançar luzes sobre o embate das dificuldades, motivando a ascensão da autoestima para melhor lidar com a exposição constante que a vida em sociedade exige e, por fim, possibilitar que o indivíduo se sinta em relação de igualdade com as outras crianças". No que se refere à motivação no ambiente escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As crianças com deficiência já estão habituadas a responder provas feitas com instrumentos avaliativos padronizados. Quando novas formas de avaliação são apresentadas a elas, nota-se que as novas avaliações possuem muitas limitações, a começar pela baixa motivação para responder.
( ) Aulas expositivas tradicionais associadas aos procedimentos avaliativos padronizados têm elevado a motivação dos estudantes. O uso de metodologias inovadoras só têm gerado baixos resultados por parte das crianças com deficiência, levando inclusive a prognósticos desfavoráveis.
( ) Algumas das situações que prejudicam a motivação de crianças com deficiência são: insuficiência de estratégias pedagógicas que atendam às especificidades, acompanhamento pedagógico insatisfatório, além da precária interlocução entre atores do atendimento socioeducativo e a escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NAGIB, L., MOUSINHO, R., SALLES, G. F. C. M. Caracterização do bullying em estudantes que gaguejam. Rev. Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 235-250, 2016.
(A) - F - F - V.
6 - Conforme Santiago e Santos (2015, p. 495) "[...] o planejamento transcende
(dialética e complexidade) o espaço da sala de aula, favorecendo possibilidades coletivas para que os atores escolares compartilhem uma filosofia de inclusão e assumam identidade institucional". Sobre o planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aumenta cada vez mais o número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior, isto significa que deve haver uma mudança de pensamentos e de atitudes no que se refere à Educação Especial, ou seja, novas práticas devem ser criadas vinculadas ao planejamento pedagógico relacionado à inclusão.
( ) Levantar as necessidades dos alunos é importante para determinar os objetivos a serem incluídos no planejamento de ensino. As necessidades dos alunos devem ser identificadas e satisfeitas de acordo com o seu tipo, grau e natureza. Reuniões periódicas devem acontecer para que seja revisto tudo o que foi colocado em prática e avaliar se o planejamento está dando certo.
( ) Infelizmente, no Brasil, o planejamento educacional individualizado não está garantido por meio de uma legislação federal e, por isso, apesar de existir a prática de planejar currículos adaptados para estudantes com necessidades educacionais especiais nas escolas brasileiras, ela ainda é muito escassa e não recebe orientação adequada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos. Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão. Educ. Real., Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 485-502, jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362015000200485&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2018.
(B) - V - V - V.
7 - "Estes são, talvez, os maiores problemas que defensores da autoavaliação têm de enfrentar: como torná-la aceita pela comunidade? Como ser de fato libertadora, ouvindo/respeitando a voz avaliativa do aluno? Como servir de evidência da aprendizagem?" (FIDALGO, 2006, p. 23). Sobre a autoavaliação dos professores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Existe uma escala de autoavaliação sobre a competência para ensinar, formada por itens concernentes às habilidades para a atuação docente.
( ) Os professores se autoavaliaram de maneira mais positiva no que se refere às características pessoais do que nos aspectos que englobam características políticas e técnicas.
( ) Ainda não existem procedimentos de autoavaliação para professores, pois a comunidade docente não tem aceito tal estilo de avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FIDALGO, Sueli Salles. A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão? Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 15-31, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982006000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2018.
(B) - V - V - F.
8 - A palavra "inclusão" é usada com frequência nos discursos de professores, de pais de crianças com deficiência e nos textos que tratam da educação. A palavra significa "integração de um elemento num todo", e alguns de seus sinônimos são: incorporação, inserção, introdução e colocação. Nesse sentido, a inclusão educacional se refere a quais elementos?
FONTE: https://www.sinonimos.com.br/inclusao/. Acesso em: 10 mar. 2020.
(B) - Todas as pessoas, independentemente da aparência, do quadro de saúde, de questões econômicas, étnicas, religiosas, de gênero etc.
9 - Segundo Pereira, Barbosa e Rezende Filho (2019, p. 6), "quando o estudante surdo chega à escola, a sua falta de linguagem ou o uso de uma língua não compreendida pela maioria das pessoas da comunidade pode resultar em sua exclusão, mesmo em uma escola inclusiva. Assim, um fazer pedagógico que compreenda a necessidade do surdo a partir de abordagens essencialmente imagéticas pode abrir para esses sujeitos não só possibilidades de aprendizado escolar, mas também a possibilidade de relacionamentos mais igualitários com seus pares". Portanto, tendo em vista as práticas pedagógicas inclusivas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PEREIRA, Geraldo; BARBOSA, Maria Inês Batista; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Ouvindo imagens: ensaio sobre uma oficina audiovisual inclusiva de cinema e educação. Pro-Posições, Campinas, v. 30, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072019000100545&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 abr. 2020.
(C) - Valorizar as diferenças existentes entre os estudantes, formando um ambiente de respeito às limitações e virtudes do outro e no qual exista comunicação.
10- Olivati e Leite (2019) fizeram uma pesquisa sobre experiências de estudantes com TEA (autismo) nos ambientes universitários. Os resultados indicaram que eles tiveram dificuldades no que concerne ao estabelecimento de interações sociais, aos fatores socioemocionais, além dos desafios acadêmicos em si. Portanto, o interesse em realizar o curso superior se mostrou fundamental para que o universitário com TEA mantivesse a persistência em face dos obstáculos sociais, metodológicos e individuais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nem todos os professores possuem a real intenção de incluir estudantes com TEA. Isso acontece porque a sociedade ainda apresenta preconceitos nesse sentido. Parte dos professores possui uma visão negativa sobre as pessoas com TEA, e isso se reflete na forma pela qual as tratam.
( ) Muitas vezes, as pessoas com TEA são rotuladas como aquelas que não conseguem desenvolver habilidades sociais satisfatórias, ou isoladas. No entanto, há pessoas com TEA que interagem com os demais, sobretudo quando há mediação dos professores nesse sentido.
( ) As pessoas com TEA são naturalmente isoladas, pois o processamento cognitivo delas é direcionado para a vida solitária. Já existem explicações científicas sobre os fatores neuronais e hormonais que fazem com que os autistas sejam necessariamente antissociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: OLIVATI, Ana Gabriela; LEITE, Lucia Pereira. Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 4, p. 729-746, dez. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382019000400729&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 mar. 2020.
(B) - V - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando