Buscar

AOL 1 - Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade - 20211 C

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AOL 1 - Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade - 20211.C
1. Leia o trecho a seguir: 
“O problema com todos esses novos empregos, no entanto, é que eles provavelmente exigirão altos níveis de especialização, e não resolverão, portanto, os problemas dos qualificados que estão desempregados. A criação de novos empregos humanos pode mostrar-se mais fácil do que retreinar humanos para preencher esses empregos.”
Fonte: HARARI, Y. N. 21 Lições para o século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 52. 
Com base no trecho apresentado e no conteúdo estudado sobre o mercado de trabalho globalizado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A aprendizagem de idiomas será de responsabilidade das máquinas no curto prazo.
II. ( ) A globalização é um tema complexo, que envolve muitas incertezas e volatilidade.
III. ( ) Em geral, a globalização tem um impacto negativo para o meio ambiente, eminência de guerras e disrupção tecnológica.
IV. ( ) Atualmente, há uma crescente iniciativa ao empreendedorismo e ao trabalho autônomos.
A. F, V, F, V X 
B. V, V, F, V.
C. F, V, V, V.
D. F, F, F, V.
E. V, F, V, F.
2. Leia o trecho a seguir: 
“A maneira em que a vinculação da governança do trabalho ao modelo de emprego formal passa por profundas modificações decorrentes das mudanças nos modelos de negócios das empresas e nas relações de emprego internas às empresas também foi tópico de discussão. Anotava-se como as formas de representação dos trabalhadores têm sofrido impactos da redução de quadros e flexibilização de postos de trabalho, na medida em que certas atividades têm sido externalizadas para outras empresas, fornecedores e autônomos. Portanto, os desafios para a representação do trabalho e para a negociação coletiva, no Brasil, passam por especificidades locais.”
Fonte: OIT – OrganizaçãAo Internacional do Trabalho. Futuro do Trabalho no Brasil: Perspectivas e Diálogos Tripartites. 2018. Disponível em: <https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo brasilia/documents/publication/wcms_626908.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2019. 
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre o mercado de trabalho brasileiro, é possível afirmar que:
A. o trabalho autônomo e o empreendedorismo impedem o crescimento sustentável do país.
B. o programa Microempreendedor Individual (MEI) é um novo modelo de CLT para trabalho temporário.
C. o aumento de trabalho poderá ocorrer, também, conforme aprovado na reforma trabalhista. X 
D. o trabalho autônomo no Brasil é crescente em meio a profissionais com pouca qualificação.
E. o nível de educação superior no Brasil, nas últimas décadas, contempla quase um terço da população. 
3. Leia o trecho a seguir:
“Quando as pessoas se relacionam umas com as outras, conseguem ser mais criativas e mais eficientes nas tomadas de decisão, quer se trate de um grupo de alunos, de um casal ou de um grupo de gestores de topo [...]. Neste pressuposto, o desenvolvimento e o treino de competências sociais e emocionais ganham maior expressão e surge como parte integrante para o sucesso não apenas ao longo da vida acadêmica, mas também social, familiar ou pessoal [...].”
Fonte: SANTOS, C.F.C. Programa de Promoção de Competências Socio-Emocionais eAtencionais: Concepção, implementação e avaliação do programa Perlimpimpim em crianças do 3º ano de escolaridade. Mestrado Integrado de Psicologia. Universidade de Lisboa, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/27552/1/ulfpie051266_tm.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2019.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre as competências sociais, pode-se afirmar que:
A. as competências sociais são inatas, sendo assim, há pessoas difíceis de lidar e outras fáceis de lidar, desde o nascimento. 
B. para que as pessoas se relacionem de forma saudável, é necessário que a opinião do outro seja considerada em prol de sua própria opinião.
C. em competência relacional – trabalho em equipe, um dos grandes desafios é garantir que os conflitos que surgirem sejam construtivos. X
D. quando se tem competências relacionais e sociais, os conflitos são evitados e os problemas são inexistentes.
E. os níveis de complexidade relativos as competências sociais são diferentes em relação a outras competências comportamentais. 
4. Leia o trecho a seguir: 
“Quando você age com agressividade, buscando atender somente os próprios interesses e negando os do outro, a sensação também é incômoda. A princípio, imagina seu território defendido e sua honra vingada, mas, depois, uma ponta de mal-estar vem incomodar sua consciência, recriminando-o e deixando-o com uma desagradável sensação de culpa.”
Fonte: MARTINS, V. Seja Assertivo! Como conseguir mais autoconfiança e firmeza na sua vida profissional e pessoal. Altabooks: Rio de Janeiro, 2017. p. 8.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre assertividade, analise as afirmativas a seguir. 
I. A agressividade é um comportamento necessário para que o indivíduo seja ouvido e respeitado.
II. A assertividade é um comportamento típico de quem busca atender as próprias necessidades e respeitar o outro. 
III. O estilo passivo, normalmente, envolve culpar o outro como forma de se sentir autoconfiante e manter sua posição.
IV. O indivíduo que se comporta de modo assertivo expressa sentimento e ideias de forma adequada. 
Está correto apenas o que se afirma em:
A. II e III
B. I e III
C. II e IV X
D. I e II
E. III e IV
5. Leia o trecho a seguir:
“É nesse panorama de superação, de trabalho ou emprego, que surge o conceito ‘trabalhabilidade’, em que o trabalhador torna-se uma unidade de produção, a partir da administração de suas próprias habilidades, agindo como aprendente/empreendedor e não como empregado/executor.”
Fonte: ANDRADE, C. C.; ABRANCHES, R. S.; CARVALHO, T. A. H. Trabalhabilidade e a experiência como norteadores no desenvolvimento da segunda carreira. 2010. Disponível em: <http://www.inovarse.org/sites/default/files/T10_0326_1209.pdf>. Acesso em: 26 ago. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Trabalhabilidade, pode-se afirmar que:
A. trabalhabilidade é ter uma empresa constituída e empregados que possam apoiar o desenvolvimento do trabalho.
B. a empregabilidade permite o acesso a novas fontes de renda, além do emprego formal já estabelecido.
C. empregabilidade é algo que garante mais resultados positivos, independente do momento histórico em que se vive.
D. a garantia de emprego para quem tem qualificação profissional é algo que deve ocorrer na próxima década, com o aquecimento do mercado.
E. trabalhabilidade é poder escolher oportunidades de trabalho e, em determinados momentos, adaptar-se às disponíveis. X
6. Leia o trecho a seguir: 
“Ao assumir a postura assertiva, você desenvolve relações maduras e produtivas nos ambientes profissional e familiar e também em situações do cotidiano: reuniões sociais, com amigos, na escola dos filhos, Mais do que um comportamento, uma filosofia de vida nas relações comerciais de compra e venda, na fila do banco e do supermercado, entre outras.”
Fonte: MARTINS, V. Seja Assertivo! Como conseguir mais autoconfiança e firmeza na sua vida profissional e pessoal. Altabooks: Rio de Janeiro, 2017, p. 8.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Assertividade, analise as afirmativas a seguir.
I. A relação de dependência implica que uma das partes necessita assumir a responsabilidade pelo outro.
II. As relações de independência são naturalmente mais saudáveis para o indivíduo em fase adulta.
III. Os adolescentes e jovens, devido ao momento de vida, estabelecem-se normalmente em relações de interdependência.
IV. Em relações de interdependência, há a compreensão de que há situações em que se depende do outro.
Está correto apenas o que se afirma em: 
A. I e III
B. III e IV 
C. II e IV
D. I e IV X 
E. I e II 
7. Leia o trecho a seguir:
“Até mesmo as emoções
propriamente ditas, o medo, a felicidade, a tristeza, a simpatia e a vergonha visam a regulação da vida, direta ou indiretamente. 
Não quer isso dizer que cada vez que nos emocionamos estejamos contribuindo imediatamente para a nossa sobrevida e bem-estar [...], mas o fato de que certas emoções acabam por ser pouco ou nada adaptativas, em certas circunstâncias humanas atuais, não nega de forma nenhuma o papel adaptativo que essas funções desempenharam na regulação da vida em fases bem diferentes da evolução.”
Fonte: DAMASIO, A. Em busca de Espinosa: Prazer e Dor na Ciência dos Sentimento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 34.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competências sociais e inteligência emocional, pode-se afirmar que:
A. as emoções originam-se na infância a partir das relações com os pais e educadores.
B. estar mais alinhado com a razão do que com a emoção garante melhor competência social.
C. emoções negativas como raiva, tristeza e medo afetam pessoas que necessitam desenvolver mais inteligência emocional.
D. os fatores sociais e culturais são relativos às emoções de fundo, aprendidas através do ambiente.
E. as emoções são respostas químicas e neurais, atribuídas a eventos que se relacionam com a sobrevivência dos animais e seres humanos. X 
8. Leia o trecho a seguir:
“Esses trabalhadores flexiveis, cujo o rendimento é avaliado com base não apenas na quantidade, mas também na qualidade, podem obter do progresso tecnológico suportes cada vez mais capazes de reduzir o esforço requerido em suas tarefas, extraindo deles maior espaço mental para elevar a confiabilidade de seus resultados e a qualidade do seu trabalho e da sua vida. Mas nunca serão de todo substituíveis pelas máquinas nem de todo intercambiáveis. Para essa classe de trabalhadores, a única possibilidade de enriquecer culturalmente, de cultivar os afetos e os próprios hobbies pode vir do fim das horas extras e da redução da jornada de trabalho”.
Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 60.
De acordo com essas informações e com seus estudos sobre o mercado de trabalho e globalização, é possível afirmar que:
A. as máquinas cuidarão de trabalhos de curto prazo no mundo globalizado, enquanto o ser humano fará as manutenções necessárias.
B. no mundo globalizado, a tendência é que o profissional qualificado obtenha trabalhos seguros e de longa permanência nas empresas.
C. verifica-se, como tendência global, a inserção de trabalhos de curto prazo, por projeto, por consultoria, por produto, por atividade e/ou por tempo determinado. X
D. a diminuição da jornada de trabalho produz mais desemprego em todo o mundo.
E. a regulamentação do trabalho tende a ser mais forte diante do mundo globalizado atual e futuro.
9. O modelo S.M.A.R.T permite o desenvolvimento de objetivos e metas de forma simples e eficiente. 
Ele pode ser utilizado em projetos empresariais, processos de coaching e consultoria, como também ser um recurso estratégico e utilizado na vida pessoal, para organizar e definir prioridades para projetos pessoais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o modelo S.M.A.R.T, é possível afirmar que:
A. o modelo S.M.A.R.T prevê a meta como: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal. X
B. o modelo S.M.A.R.T sugere que a meta deve ser positiva, de modo que as pessoas foquem em soluções.
C. quando se trabalha com o momento S.M.A.R.T, utiliza-se um ou dois fatores que o compõe para definir objetivos e metas de modo eficiente.
D. o modelo S.M.A.R.T é algo inovador e pouco conhecido, pois seu surgimento é recente, na Revolução 4.0.
E. definir objetivos a partir de poucas palavras e incluir indicadores de medida se ao T do acrônimo S.M.A.R.T.
10. Leia o trecho a seguir: 
“As comunicações via satélite permitem às diretorias das empresas dirigir operações em escala mundial, a uma velocidade próxima à da luz, enquanto enormes aviões de carga possibilitam o deslocamento fisico das mercadorias a uma velocidade próxima a do som.”
Fonte: MASI, D. Uma Simples Revolução: trabalho, ócio e criatividade novos caminhos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p. 64.
De acordo com essas informações e os conteúdos estudados sobre a globalização, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os países mais ricos procuram estabelecer suas empresas em países mais pobres para a execução do trabalho operacional, devido ao baixo custo. 
Porque:
II. Em relação à globalização no âmbito do trabalho, nota-se que o trabalho industrial é mais barato em países mais pobres e mais caro em países mais ricos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. X 
B. As asserções I e II são proposições falsas.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando