Buscar

Gestão Escolar: Competências e Funções

Prévia do material em texto

1
 Questão	
O art. 33 da Lei 5.692/71 definiu que a formação de administradores, planejadores, orientadores, inspetores, supervisores e demais especialistas de educação deveria ser feita em curso superior de graduação, com duração plena ou curta, ou de pós-graduação. Isso resultou em uma grande polêmica sobre o trabalho desses profissionais na escola. Podemos afirmar que gerou discussão porque, marque a resposta certa:
 Certo	
O uso do termo 'especialistas' dividiu o trabalho do pedagogo na escola.
 
	
Todo docente deveria ser um especialista.
	
Acabou a figura da Supervisão escolar.
 
	
O gestor perdeu sua autonomia.
 
	
Transformou o curso Normal técnico em graduação.
 
Respondido em 31/03/2021 21:28:06
Explicação:
Neste momento, a grande polêmica da ação desses profissionais pedagogos era a compartimentação do trabalho, uma vez que o termo 'especialistas' dividiu o trabalho na escola, pois as contribuições das especializações deveriam acrescentar no trabalho do cotidiano escolar.
 
2
 Questão	
Leia as afirmativas abaixo, de acordo com Heloísa Lück (2009), colocando V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA correspondente. ( ) Uma das competências básicas do diretor escolar é promover na comunidade escolar entendimento do papel de todos em relação à educação e a função social da escola, mediante a adoção de uma filosofia comum e clareza de uma política educacional, de modo a haver unidade e efetividade no trabalho de todos. O desenvolvimento dessa concepção passa pelo estudo contínuo de fundamentos, princípios e diretrizes educacionais, postos tanto na legislação educacional, que define os fins da educação brasileira e organiza e orienta a sua atuação, quanto na literatura educacional de ponta e atual. ( ) desenvolver, atualizar e rever permanentemente conhecimentos deve fazer parte do dia-a-dia do diretor escolar e de professores pretendentes a essa função, como um processo de capacitação em serviço, de modo que desenvolva competência para o desempenho efetivo das funções de direção escolar e colaboração com a sua realização. ( ) Conhecer, compreender e incorporar em suas ações os fundamentos os princípios da educação, assim como as determinações legais norteadoras dos processos educacionais constitui-se, portanto, uma das primeiras e contínuas preocupações do diretor escolar na busca de realizar um bom trabalho, no sentido de liderar e orientar sua escola para que melhor e com competência sempre maior desempenhe o seu papel social, realizando seus objetivos educacionais.
 Certo	F-V-V
 Certo	F-F-V
 Certo	V-V-F
 Certo	V-V-V
 Certo	V-F-V
Respondido em 31/03/2021 21:28:25
Explicação:
A gestão escolar deve empenhar-se para garantir a qualidade de ensino.
 
3
 Questão	
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação sinalizou para grandes mudanças no contexto educacional. Em 2006 tivemos a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e elas apontaram na direção da formação de diferentes atores para o trabalho na escola, dentre eles o Orientador educacional. Com base nas Diretrizes Curriculares podemos dizer que o trabalho do Orientador educacional na escola deve ter como norte, marque a resposta certa:
	
A organização dos conteúdos escolares com base no que foi definido nos órgãos do sistema.
 
	
O contato diário com a comunidade.
 Certo	
O caráter mediador com incentivo ao resgate de uma ação mais efetiva da escola, podendo partir da orientação individual aos alunos, mas sempre reforçando o trabalho coletivo.
	
A gestão da merenda escolar e suas definições.
	
O planejamento e execução do trabalho pedagógico expresso no projeto da escola, definindo e redefinindo as relações de poder, sempre envolvendo toda a comunidade escolar.
Respondido em 31/03/2021 21:29:18
Explicação:
A Orientação, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de educação de qualidade nas escolas. O orientador está comprometido com a formação da cidadania dos alunos, considerando, em especial, o caráter da formação da subjetividade. Da ênfase anterior à orientação individual, reforça-se, hoje, o enfoque coletivo (a construção coletiva da escola e da própria sociedade), sem, entretanto, perder de vista que esse coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir com base em questões contextuais, envolvendo tanto contradições e conflitos, como realizações bem-sucedidas. (GRINSPUN, p.31, 2006)
 
4
 Questão	
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação sinalizou para grandes mudanças no contexto educacional. Em 2006 tivemos a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia e elas apontaram na direção da formação de diferentes atores para o trabalho na escola, dentre eles o Supervisor pedagógico. Com base nas Diretrizes Curriculares podemos dizer que o trabalho da Supervisão na escola deve ter como norte, marque a resposta certa:
	
A gestão da merenda escolar.
	
O contato diário com a comunidade.
 
 Certo	
A formação continuada docente.
	
A organização dos conteúdos escolares.
	
O trabalho assistencial.
Respondido em 31/03/2021 21:29:58
Explicação:
A tradicional concepção de formação do supervisor também foi superada em decorrência das mudanças no mundo do trabalho e da ampliação da concepção de currículo e de projeto político-pedagógico, que passou a incorporar os conceitos de poder, de multiculturalismo, de saberes populares, baseados em novas formas de compreensão das relações entre trabalho, cultura e conhecimento que originaram novas formas de compreensão da teoria e das práticas pedagógicas, cujo impacto já começa a se deslocar dos cursos de pedagogia para os cursos de formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento. (KUENZER, 2002, p.65)
 
5
 Questão	
A Lei 5.692/1971 tratou diretamente da formação dos pedagogos, ela também trouxe uma nova denominação, então, para essa lei da década de 1970 o pedagogo era também chamado, marque a resposta certa:
 
	
Programador de atividades.
	
Conteudista da educação.
 
	
Docente formador.
 
 Certo	
Especialista em educação.
 
	
Gestor de processos educacionais.
 
Respondido em 31/03/2021 21:30:56
Explicação:
Art. 33 da lei 5.692/71 nos traz que a formação de administradores, planejadores, orientadores, inspetores, supervisores e demais especialistas de educação será feita em curso superior de graduação, com duração plena ou curta, ou de pós-graduação. 
Neste momento, a grande polêmica do trabalho desses profissionais pedagogos era a compartimentação do trabalho, uma vez que o termo ¿especialistas¿ dividiu o trabalho na escola, pois as contribuições das especializações deveriam acrescentar no trabalho do cotidiano escolar.
 
6
 Questão	
Com o advento da promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, percebemos sinalização de mudanças no contexto educacional, de modo a ajustar as necessidades sociais presentes e futuras. A redação em relação à formação dos profissionais da Pedagogia, trás as seguintes características:
	
A função de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento não pode ser realizada pelo Pedagogo.
	
O Pedagogo exerce a única função do magistério.
 Certo	
São consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação.
	
A direção escolar é tarefa de profissionais da área administrativa, e não dos Pedagogos.
	
A formação de profissionais de educação básica será feita, exclusivamente, em cursos de formação de professores.
Respondido em 31/03/2021 21:32:13
Explicação:
Os artigos 64 e 67 dessa lei trazem informações importantes:
Art. 64. A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão eorientação educacional para a educação básica será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida nesta formação a base comum nacional.
Artigo 67, segundo parágrafo: § 2o Para os efeitos do disposto no § 5o do art. 40 e no § 8o do art. 201 da Constituição Federal, são consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico. 
 
7
 Questão	
Para a formação do licenciado em Pedagogia, é central: Leia as afirmativas e marque a resposta correta
I - o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
II - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional;
III - a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
IV - que o pedagogo seja formado apenas segundo a dimensão técnica.
 
	
Nenhuma está correta
 Certo	
Apenas a I, II e III estão corretas
	
Apenas a I e II estão corretas
	
Todas estão corretas
	
Apenas a II esta correta
Respondido em 31/03/2021 21:32:41
Explicação:
A formação do pedagogo envolve dimensões técnicas, humanas e políticas
 
8
 Questão	
Leia as afirmativas abaixo sobre o processo de organização educacional. Em seguida, assinale a alternativa correta.
O processo de organização educacional dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Tais elementos ou instrumentos de ação são:
 I - Planejamento - processo de explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.
 II - Organização é a atividade através da qual se dá a racionalização dos recursos, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado.
 III - Direção/Coordenação é a atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.
IV-Formação continuada é a comprovação e avaliação do funcionamento da escola.
V-Avaliação são ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para que realizem com competência suas tarefas e se desenvolvam pessoal e profissionalmente
	Todas as afirmativas estão incorretas
 Certo	Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas
	Todas as afirmativas estão corretas
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
Respondido em 31/03/2021 21:33:45
Explicação:
As ações da gestão escolar devem estar pautadas no plano de ações que precisa ser coerente com o PPP.

Continue navegando