Logo Passei Direto
Buscar

Simulado PM-BA Soldado Fácil

User badge image
Gill Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O pronome relativo destacado em “as operações cerebrais, nas quais seus instrumentos cirúrgicos deslizam” (2º§) poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido e adequando-se à norma, por:
a) o qual.
b) das quais.
c) que.
d) as quais.
e) em que.

O português contemporâneo já registra a característica proclítica da língua. Contudo, a gramática tradicional aponta que a oração “Quando os médicos o reanimaram” (3º§) deveria ser redigida da seguinte forma:
a) Quando os médicos reanimaram a ele.
b) Quando os médicos reanimaram-lhe.
c) Quando os médicos reanimaram ele.
d) Quando os médicos reanimaram-no.
e) Quando os médicos lhe reanimaram.

Segundo especialistas, pode ser perigoso para a mãe a para a criança engravidar durante a adolescência porque o corpo da menina ainda não está preparado para o parto.
Em “Assim, muitos casais têm quatro, seis, dez filhos,” (6º§), nota-se que o acento do verbo em destaque deve-se a uma exigência de concordância. Assinale a alternativa correta em relação ao emprego desse mesmo verbo.
a) No Brasil, a sociedade tem várias questões.
b) O jovem tem um grande desafio pela frente.
c) As pessoas tem muitos planos.
d) A mentira tem perna curta.

A forma verbal “gostaria”, presente no primeiro parágrafo, está flexionada no seguinte tempo verbal:
a) futuro do pretérito.
b) pretérito perfeito.
c) pretérito imperfeito.
d) futuro do presente.

Nos três primeiros versos, as vírgulas foram usadas para:
a) indicar uma sequência infinita de termos.
b) separar elementos de uma enumeração.
c) marcar uma pausa longa entre as palavras.
d) enumerar termos de classes gramaticais distintas.

No trecho “O homem tirou uma caderneta do bolso, extraiu de dentro dela uma fotografia e pôs-se a olhá-la.”, o verbo encontra-se no singular pois concorda com a seguinte palavra:
a) caderneta.
b) bolso.
c) fotografia.
d) homem.

De acordo com a sequencia lógica 3,7,7,10,11,13,15,16,19,19,..., o próximo termo é:

a) 20
b) 21
c) 22
d) 23
e) 24

Se Ana já fez 120% de 35% de uma tarefa, então a fração que representa o que ainda resta da tarefa é:

a) 21/50
b) 42/100
c) 29/50
d) 27/50
e) 31/50

O Estado da Bahia está localizado na Região Nordeste do Brasil, e tem como capital Salvador. Sobre o Estado da Bahia, destinos a serem conhecidos, limites, geografia, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:
( ) O Estado da Bahia faz divisa com Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e é banhada a leste pelo Oceano Atlântico.
( ) Cerca de 180 km, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, formam a chamada Costa do Cacau.
( ) A Bahia de todos os Santos, chapada Diamantina, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, o Vale do São Francisco, são alguns dos principais destinos considerados no Estado da Bahia.
a) F, V, F.
b) V, F, V
c) F, F, V.
d) V, V, F.
e) V, V, V.

As alternativas apresentam inovações técnicas e organizações que, uma vez aplicadas à agricultura brasileira, concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra no período técnico-científico-informacional, EXCETO em:
a) Abandono do uso de pesticidas e fertilizantes químicos sintéticos.
b) Aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola.
c) Disponibilidade de crédito e preeminência dada à exportação.
d) Encurtamento dos ciclos de crescimento dos vegetais.

Com a Constituição de 1824, o Brasil já teve uma única religião oficial: o Catolicismo, que perdurou até a proclamação da República. Até então, só eram permitidos templos católicos. O clero católico fazia parte do funcionalismo do Estado. É claro que eram praticadas outras religiões, mas os seus professantes sofriam discriminação e só podiam realizar seus atos religiosos em particular, no espaço privado, e não em lugares públicos. Com a República, o Brasil se tornou um Estado Laico, isto é, deixou de ter uma religião oficial e se separou da Igreja. Desta leitura dos dispositivos constitucionais-legais, fica claro que a Carta Magna do país e outros documentos legais asseguram a liberdade de culto e estabelecem que nenhuma pessoa pode ser discriminada por motivo de qualquer natureza, aí incluído o de religião.
Considerando estas afirmativas:
I. Preserva-se, assim, o direito subjetivo de consciência, tanto para professar quanto para não professar nenhum credo religioso.
II. Complementarmente, a lei assegura o respeito e tolerância à diversidade cultural-religiosa do país, sendo vedadas, nas escolas, quaisquer formas de proselitismo.
III. A execução destes princípios de tolerância e respeito à diversidade não é fácil, ainda mais em uma sociedade como a nossa, em que intolerâncias e desrespeitos às diversidades culturais são frequentes.
a) A afirmação I é Verdadeira (V), e as demais são falsas (F).
b) A afirmação II é Verdadeira (V), e as demais são falsas (F).
c) A afirmação III é Verdadeira (V), e as demais são falsas (F).
d) As afirmacoes I, II e III são verdadeiras (V).

O dia 29 de novembro de 1807 amanheceu ensolarado em Lisboa. Uma brisa leve soprava do leste. (...) Às 7h da manhã, a nau Príncipe Real inflou as velas e começou a deslizar em direção ao Atlântico. Levava a bordo o príncipe regente, D. João, sua mãe, a rainha louca D. Maria I, e os dois herdeiros do trono, os príncipes D. Pedro e D. Miguel. (...)
O excerto acima narra a fuga de Portugal rumo ao Brasil, pela família real portuguesa. Acerca do episódio que alterou os rumos da história de nosso País e os seus desdobramentos, assinale a alternativa incorreta:
a) O agente da fuga foi Napoleão, que dera um ultimato a D. João VI para que rompesse relações com a Inglaterra e, diante da inércia deste último, invadiu Portugal.
b) Chegando ao Brasil, em 1.808, D. João VI mandou abrir os portos do País às nações amigas, dentre elas Inglaterra e Espanha.
c) Ainda em 1.808, foi fundado o Banco do Brasil que, no entanto, acabou sendo liquidado em 1829.
d) Durante a estadia da corte portuguesa além-mar, o Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves.

CONTI E FURLAN (2003), em sua obra [Geoecologia: O clima, os solos e a biota In: ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 4a Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003] dizem sobre o solo: “O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos, o solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochas a que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em múltiplos tipos. Estes se foram em processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos”.
De acordo com a teorização desses autores, indique a alternativa incorreta:
a) A desertificação pode ser definida enquanto fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tomando-se infértil. Os desertos ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a precipitação anual é muito baixa. Devido à escassez de água tem-se a ausência de vegetação, por isso os desertos possuem maior extensão de solo nu, folhagem reduzida e metabolismo regulado para acumular água e transpirar pouco. A aridez no deserto, em geral, é acompanhada por amplitudes térmicas diurnas e noturnas muito acentuadas.
b) A vegetação mediterrânea ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.
c) No Brasil, o clima tropical úmido, característico de grande parte do Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste, é controlado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), massa equatorial continental (Ec), massa tropical marítima (Tm) e anticiclone migratório polar. Originalmente, o domínio Tropical apresenta uma alternância nítida entre estação seca e estação chuvosa.
d) Conti e Furlan (2003) comentam que a origem do mosaico geobotânico brasileiro é resultado da expansão e retração das florestas, cerrados e caatingas, provocadas pela alternância de climas úmidos e secos nas regiões tropicais, durante os períodos glaciais do Quaternário.

Leia a análise abaixo e responda: A disciplina de História, como componente curricular obrigatório, foi instituída no Brasil em 1837, no Colégio Dom Pedro II, Rio de Janeiro. Os conteúdos abordados no período focavam a formação da civilização ocidental, temas relacionados ao Brasil eram apenas um de seus apêndices. O quadro de professores para a disciplina começa a ser formado um ano depois por membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB. Estes vão ensinar História orientados pelo entendimento da História seqüencial e cronológica, além da emergência da construção identitária nacional, caracterizada pelo viés político-romantizada, encabeçado pela função da disciplina em formar moral e civicamente os alunos. De maneira semelhante, após a década de 1930, durante o governo de Getulio Vargas, a disciplina continua tendo função cívica, explorando ainda mais a instrução nacionalista, destacando o desenvolvimento da história ocidental e de estados-nacão, estimulando alunos a decorar datas, fatos e nomes. Nos anos de 1960 a disciplina de História é suprimida do currículo escolar, é fundida com Geografia, passando a ser chamada de Estudos Sociais, mas a temática histórica continua sendo cronológica, ancorada também no desenvolvimento da sociedade ocidental, até o retorno da História como disciplina autônoma em meados de 1990. A observação dessa trajetória histórica da própria disciplina, pode contribuir para refletirmos sobre temáticas e métodos modernos de ensinar História.
Em que:
a) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, com os aspectos e necessidades cívicas de construção identitária brasileira como una, tributaria do conhecimento civilizado da sociedade ocidental.
b) podemos destacar o rompimento com o foco estritamente cívico do ensino de História, mas não pelo apreço à identidade nacional, haja vista a necessidade de abordar, de modo transversal, as questões identitárias brasileiras para preparar a população para os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil nos próximos anos.
c) destaca-se o rompimento com abordagem baseada estritamente no civismo, também por propor estudos e valorização das múltiplas identidades que formam e coexistem no território brasileiro, pela visão crítica e a percepção de que não existe uma história verdadeira e única, nem mesmo que se deva, necessariamente, ensinar História de maneira cronologicamente fixa e evolutiva.
d) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, especialmente o modo tradicional, focado em cronologia evolutiva, considerando a contribuição de outras ciências humanas, que tratam a evolução da sociedade como a Antropologia e a Ciência Política, especialmente no ista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.
e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

O processo de independência da Bahia se insere em um contexto mais amplo do processo separatista do continente americano. Contudo, esse processo nem sempre ocorreu da mesma forma.
A análise dos textos e os conhecimentos esse processo, permitem afirmar:
a) A separação da Bahia destoou do resto do Brasil, devido ao fato de a independência baiana ter ocorrido paralelamente à abolição da escravidão indígena e africana.
b) A independência da Bahia caracterizou-se por ter sido um movimento popular, fato simbolizado nas figuras do caboclo e da cabocla, no desfile do 2 de Julho.
c) O processo de separação política baiana da metrópole possibilitou a alteração da estrutura latifundiária e a doação de terras às comunidades indígenas baianas.
d) A forte participação dos elementos indígena e africano no processo de independência baiana contribuiu para, após a separação política, se consolidar uma democracia racial na Bahia.
e) O caráter popular da independência baiana consolidou, no Estado, uma estrutura política democrática, com ampla participação eleitoral das camadas populares.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O pronome relativo destacado em “as operações cerebrais, nas quais seus instrumentos cirúrgicos deslizam” (2º§) poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido e adequando-se à norma, por:
a) o qual.
b) das quais.
c) que.
d) as quais.
e) em que.

O português contemporâneo já registra a característica proclítica da língua. Contudo, a gramática tradicional aponta que a oração “Quando os médicos o reanimaram” (3º§) deveria ser redigida da seguinte forma:
a) Quando os médicos reanimaram a ele.
b) Quando os médicos reanimaram-lhe.
c) Quando os médicos reanimaram ele.
d) Quando os médicos reanimaram-no.
e) Quando os médicos lhe reanimaram.

Segundo especialistas, pode ser perigoso para a mãe a para a criança engravidar durante a adolescência porque o corpo da menina ainda não está preparado para o parto.
Em “Assim, muitos casais têm quatro, seis, dez filhos,” (6º§), nota-se que o acento do verbo em destaque deve-se a uma exigência de concordância. Assinale a alternativa correta em relação ao emprego desse mesmo verbo.
a) No Brasil, a sociedade tem várias questões.
b) O jovem tem um grande desafio pela frente.
c) As pessoas tem muitos planos.
d) A mentira tem perna curta.

A forma verbal “gostaria”, presente no primeiro parágrafo, está flexionada no seguinte tempo verbal:
a) futuro do pretérito.
b) pretérito perfeito.
c) pretérito imperfeito.
d) futuro do presente.

Nos três primeiros versos, as vírgulas foram usadas para:
a) indicar uma sequência infinita de termos.
b) separar elementos de uma enumeração.
c) marcar uma pausa longa entre as palavras.
d) enumerar termos de classes gramaticais distintas.

No trecho “O homem tirou uma caderneta do bolso, extraiu de dentro dela uma fotografia e pôs-se a olhá-la.”, o verbo encontra-se no singular pois concorda com a seguinte palavra:
a) caderneta.
b) bolso.
c) fotografia.
d) homem.

De acordo com a sequencia lógica 3,7,7,10,11,13,15,16,19,19,..., o próximo termo é:

a) 20
b) 21
c) 22
d) 23
e) 24

Se Ana já fez 120% de 35% de uma tarefa, então a fração que representa o que ainda resta da tarefa é:

a) 21/50
b) 42/100
c) 29/50
d) 27/50
e) 31/50

O Estado da Bahia está localizado na Região Nordeste do Brasil, e tem como capital Salvador. Sobre o Estado da Bahia, destinos a serem conhecidos, limites, geografia, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que representa a sequência correta de cima para baixo:
( ) O Estado da Bahia faz divisa com Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e é banhada a leste pelo Oceano Atlântico.
( ) Cerca de 180 km, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, formam a chamada Costa do Cacau.
( ) A Bahia de todos os Santos, chapada Diamantina, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, o Vale do São Francisco, são alguns dos principais destinos considerados no Estado da Bahia.
a) F, V, F.
b) V, F, V
c) F, F, V.
d) V, V, F.
e) V, V, V.

As alternativas apresentam inovações técnicas e organizações que, uma vez aplicadas à agricultura brasileira, concorrem para criar um novo uso do tempo e um novo uso da terra no período técnico-científico-informacional, EXCETO em:
a) Abandono do uso de pesticidas e fertilizantes químicos sintéticos.
b) Aproveitamento de momentos vagos no calendário agrícola.
c) Disponibilidade de crédito e preeminência dada à exportação.
d) Encurtamento dos ciclos de crescimento dos vegetais.

Com a Constituição de 1824, o Brasil já teve uma única religião oficial: o Catolicismo, que perdurou até a proclamação da República. Até então, só eram permitidos templos católicos. O clero católico fazia parte do funcionalismo do Estado. É claro que eram praticadas outras religiões, mas os seus professantes sofriam discriminação e só podiam realizar seus atos religiosos em particular, no espaço privado, e não em lugares públicos. Com a República, o Brasil se tornou um Estado Laico, isto é, deixou de ter uma religião oficial e se separou da Igreja. Desta leitura dos dispositivos constitucionais-legais, fica claro que a Carta Magna do país e outros documentos legais asseguram a liberdade de culto e estabelecem que nenhuma pessoa pode ser discriminada por motivo de qualquer natureza, aí incluído o de religião.
Considerando estas afirmativas:
I. Preserva-se, assim, o direito subjetivo de consciência, tanto para professar quanto para não professar nenhum credo religioso.
II. Complementarmente, a lei assegura o respeito e tolerância à diversidade cultural-religiosa do país, sendo vedadas, nas escolas, quaisquer formas de proselitismo.
III. A execução destes princípios de tolerância e respeito à diversidade não é fácil, ainda mais em uma sociedade como a nossa, em que intolerâncias e desrespeitos às diversidades culturais são frequentes.
a) A afirmação I é Verdadeira (V), e as demais são falsas (F).
b) A afirmação II é Verdadeira (V), e as demais são falsas (F).
c) A afirmação III é Verdadeira (V), e as demais são falsas (F).
d) As afirmacoes I, II e III são verdadeiras (V).

O dia 29 de novembro de 1807 amanheceu ensolarado em Lisboa. Uma brisa leve soprava do leste. (...) Às 7h da manhã, a nau Príncipe Real inflou as velas e começou a deslizar em direção ao Atlântico. Levava a bordo o príncipe regente, D. João, sua mãe, a rainha louca D. Maria I, e os dois herdeiros do trono, os príncipes D. Pedro e D. Miguel. (...)
O excerto acima narra a fuga de Portugal rumo ao Brasil, pela família real portuguesa. Acerca do episódio que alterou os rumos da história de nosso País e os seus desdobramentos, assinale a alternativa incorreta:
a) O agente da fuga foi Napoleão, que dera um ultimato a D. João VI para que rompesse relações com a Inglaterra e, diante da inércia deste último, invadiu Portugal.
b) Chegando ao Brasil, em 1.808, D. João VI mandou abrir os portos do País às nações amigas, dentre elas Inglaterra e Espanha.
c) Ainda em 1.808, foi fundado o Banco do Brasil que, no entanto, acabou sendo liquidado em 1829.
d) Durante a estadia da corte portuguesa além-mar, o Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves.

CONTI E FURLAN (2003), em sua obra [Geoecologia: O clima, os solos e a biota In: ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 4a Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003] dizem sobre o solo: “O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos, o solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochas a que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em múltiplos tipos. Estes se foram em processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos”.
De acordo com a teorização desses autores, indique a alternativa incorreta:
a) A desertificação pode ser definida enquanto fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo, o solo perde suas propriedades, tomando-se infértil. Os desertos ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a precipitação anual é muito baixa. Devido à escassez de água tem-se a ausência de vegetação, por isso os desertos possuem maior extensão de solo nu, folhagem reduzida e metabolismo regulado para acumular água e transpirar pouco. A aridez no deserto, em geral, é acompanhada por amplitudes térmicas diurnas e noturnas muito acentuadas.
b) A vegetação mediterrânea ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.
c) No Brasil, o clima tropical úmido, característico de grande parte do Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste, é controlado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), massa equatorial continental (Ec), massa tropical marítima (Tm) e anticiclone migratório polar. Originalmente, o domínio Tropical apresenta uma alternância nítida entre estação seca e estação chuvosa.
d) Conti e Furlan (2003) comentam que a origem do mosaico geobotânico brasileiro é resultado da expansão e retração das florestas, cerrados e caatingas, provocadas pela alternância de climas úmidos e secos nas regiões tropicais, durante os períodos glaciais do Quaternário.

Leia a análise abaixo e responda: A disciplina de História, como componente curricular obrigatório, foi instituída no Brasil em 1837, no Colégio Dom Pedro II, Rio de Janeiro. Os conteúdos abordados no período focavam a formação da civilização ocidental, temas relacionados ao Brasil eram apenas um de seus apêndices. O quadro de professores para a disciplina começa a ser formado um ano depois por membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB. Estes vão ensinar História orientados pelo entendimento da História seqüencial e cronológica, além da emergência da construção identitária nacional, caracterizada pelo viés político-romantizada, encabeçado pela função da disciplina em formar moral e civicamente os alunos. De maneira semelhante, após a década de 1930, durante o governo de Getulio Vargas, a disciplina continua tendo função cívica, explorando ainda mais a instrução nacionalista, destacando o desenvolvimento da história ocidental e de estados-nacão, estimulando alunos a decorar datas, fatos e nomes. Nos anos de 1960 a disciplina de História é suprimida do currículo escolar, é fundida com Geografia, passando a ser chamada de Estudos Sociais, mas a temática histórica continua sendo cronológica, ancorada também no desenvolvimento da sociedade ocidental, até o retorno da História como disciplina autônoma em meados de 1990. A observação dessa trajetória histórica da própria disciplina, pode contribuir para refletirmos sobre temáticas e métodos modernos de ensinar História.
Em que:
a) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, com os aspectos e necessidades cívicas de construção identitária brasileira como una, tributaria do conhecimento civilizado da sociedade ocidental.
b) podemos destacar o rompimento com o foco estritamente cívico do ensino de História, mas não pelo apreço à identidade nacional, haja vista a necessidade de abordar, de modo transversal, as questões identitárias brasileiras para preparar a população para os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil nos próximos anos.
c) destaca-se o rompimento com abordagem baseada estritamente no civismo, também por propor estudos e valorização das múltiplas identidades que formam e coexistem no território brasileiro, pela visão crítica e a percepção de que não existe uma história verdadeira e única, nem mesmo que se deva, necessariamente, ensinar História de maneira cronologicamente fixa e evolutiva.
d) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, especialmente o modo tradicional, focado em cronologia evolutiva, considerando a contribuição de outras ciências humanas, que tratam a evolução da sociedade como a Antropologia e a Ciência Política, especialmente no ista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.
e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

O processo de independência da Bahia se insere em um contexto mais amplo do processo separatista do continente americano. Contudo, esse processo nem sempre ocorreu da mesma forma.
A análise dos textos e os conhecimentos esse processo, permitem afirmar:
a) A separação da Bahia destoou do resto do Brasil, devido ao fato de a independência baiana ter ocorrido paralelamente à abolição da escravidão indígena e africana.
b) A independência da Bahia caracterizou-se por ter sido um movimento popular, fato simbolizado nas figuras do caboclo e da cabocla, no desfile do 2 de Julho.
c) O processo de separação política baiana da metrópole possibilitou a alteração da estrutura latifundiária e a doação de terras às comunidades indígenas baianas.
d) A forte participação dos elementos indígena e africano no processo de independência baiana contribuiu para, após a separação política, se consolidar uma democracia racial na Bahia.
e) O caráter popular da independência baiana consolidou, no Estado, uma estrutura política democrática, com ampla participação eleitoral das camadas populares.

Prévia do material em texto

Sumário 
CONHECIMENTOS BASICOS ......................................................................................................................................... 3 
Língua portuguesa................................................................................................................................................... 3 
Matemática/raciocínio lógico ...................................................................................................................................... 7 
História e geografia do brasil ....................................................................................................................................... 8 
Atualidades ........................................................................................................................................................... 12 
CONHECIMENTOS ESPECIFICOS ................................................................................................................................. 13 
Noções de direito constitucional ........................................................................................................................... 13 
Noções de direitos humanos ................................................................................................................................. 15 
Noções de direito administrativo .......................................................................................................................... 16 
Noções de direito penal ........................................................................................................................................ 18 
Noções de igualdade racial e de gênero ................................................................................................................ 20 
Noções de direito penal militar ............................................................................................................................. 21 
Gabarito ................................................................................................................................................................... 24 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CONHECIMENTOS BASICOS 
Língua portuguesa 
01. 
Texto I 
 O médico que ousou afirmar que os 
médicos erram – inclusive os bons 
 Em um mesmo dia, o neurocirurgião Henry 
Marsh fez duas cirurgias. Operou o cérebro de 
uma mulher de 28 anos, grávida de 37 semanas, 
para retirar um tumor benigno que comprimia o 
nervo óptico a ponto de ser improvável que ela 
pudesse enxergar seu bebê quando nascesse. Em 
seguida, dissecou um tumor do cérebro de uma 
mulher já na casa dos 50 anos. A cirurgia era mais 
simples, mas a malignidade do tumor não dava 
esperanças de que ela vivesse mais do que alguns 
meses. Ao final do dia, Marsh constatou que a 
jovem mãe acordara da cirurgia e vira o rostinho 
do bebê, que nascera em uma cesárea planejada 
em sequência à operação cerebral. O pai do bebê 
gritara pelo corredor que Marsh fizera um milagre. 
A seguir, em outro quarto do mesmo hospital, 
Marsh descobria que a paciente com o tumor 
maligno nunca mais acordaria. Provavelmente, ele 
escavara o cérebro mais do que seria 
recomendável – e apressara a morte da paciente, 
que teve uma hemorragia cerebral. O marido e a 
flha da mulher o acusaram de ter roubado os 
últimos momentos juntos que restavam à família. 
 É esse jogo entre vida e morte, angústia e alívio, 
comum à vida dos médicos, que Marsh narra em 
seu livro Sem causar mal – Histórias de vida, morte 
e neurocirurgia (...), lançado nesta semana no 
Brasil. Para suportar essa tensão, Marsh afirma 
que uma boa dose de autoconfiança é um pré-
requisito necessário a médicos que fazem cirurgias 
consideradas por ele mais desafiadoras do que 
outras. Não sem um pouco de vaidade, Marsh 
inclui nesse rol as operações cerebrais, nas quais 
seus instrumentos cirúrgicos deslizam por 
“pensamentos, emoções, memórias, sonhos e 
reflexões”, todos da consistência de gelatina. [...] 
(Disponível 
em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/0
6/o-medico-que-ousou-afrmar-que-os-medicos-
erram-inclusive-os-bons. html. Acesso em 
01/01/17) 
O pronome relativo destacado em “as operações 
cerebrais, nas quais seus instrumentos cirúrgicos 
deslizam” (2º§) poderia ser substituído, sem prejuízo 
de sentido e adequando-se à norma, por: 
a) o qual. 
b) das quais. 
c) que. 
d) as quais. 
e) em que. 
02. 
Texto II 
 Base do crânio explodiu, descreve 
legista 
 A autópsia no corpo de Ayrton Senna começou 
a ser feita ontem às 10h locais (5h de Brasília) 
pelos legistas Michele Romanelli e Pierludovico 
Ricci, do Instituto Médico Legal de Bolonha. O 
laudo oficial tem 60 dias para ser preparado. A 
Folha conversou com uma médica do IML que viu 
o corpo de Senna na segunda-feira de manhã e 
ontem – antes e depois da autópsia. Segundo sua 
descrição, no dia seguinte ao acidente o rosto do 
piloto estava desfigurado. A médica pediu para 
que seu nome não fosse revelado. 
 Muito inchada, a cabeça quase se juntava aos 
ombros. Os médicos concluíram, após a autópsia, 
que Senna teve morte instantânea na batida a 290 
km/h na curva Tamburello. Teve também parada 
cardíaca naquele momento e circulação 
praticamente interrompida. 
 Quando os médicos o reanimaram – ativando 
os batimentos cardíacos e a circulação 
artificialmente –, o piloto já havia morrido. A 
atividade cerebral era inexistente. Não há 
possibilidade de sobrevivência nesses casos. [...] 
(Disponível 
em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/0
4/ esporte/9.html. Acesso em: 01/02/17) 
O português contemporâneo já registra a 
característica proclítica da língua. Contudo, a 
gramática tradicional aponta que a oração “Quando 
os médicos o reanimaram” (3º§) deveria ser redigida 
da seguinte forma: 
a) Quando os médicos reanimaram a ele. 
 
 
b) Quando os médicos reanimaram-lhe. 
c) Quando os médicos reanimaram ele. 
d) Quando os médicos reanimaram-no. 
e) Quando os médicos lhe reanimaram. 
03. 
Texto I 
Paternidade Responsável 
 Quantos filhos você gostaria de ter? 
 Ao responder a essa pergunta com certeza uma 
outra vai passar pela sua cabeça: “Será que vou 
conseguir sustentar um filho?”. 
 Certamente você gostaria de ter tantos filhos 
quantos pudesse sustentar, garantindo-lhes uma 
boa escola, um lugar com algum conforto para 
morar e remédios quando necessários. 
 Segundo especialistas, pode ser perigoso para 
a mãe a para a criança engravidar durante a 
adolescência porque o corpo da menina ainda não 
está preparado para o parto. Problemas como a 
gestante adolescente apresentar anemia ou o 
bebê nascer prematuramente são comuns. Além 
de eventuais problemas de saúde, tem-se um 
problema de ordem social: como sustentar uma 
criança, já que, para tanto, o adolescente, se não 
contar com a ajuda dos pais ou responsáveis, terá 
de abandonar a escola? 
 Desesperadas, muitas jovens acabam optando 
pelo aborto. Vale lembrar que, salvo raras 
exceções (estupro ou risco de morte para a mãe), 
o aborto no Brasil, é considerado crime. A mulher 
recorre, então, a clínicas clandestinas, sem 
fiscalização, e põe sua saúde em risco. Quem não 
tem condições de pagar tais clínicas faz uso de 
métodos ainda mais precários. 
 Isso acontece, em parte, porque não existe no 
Brasil um projeto amplo de planejamento familiar 
que assegure aos mais pobres o direito de decidir 
quantos filhos desejam ter. Assim, muitos casais 
têm quatro, seis, dez filhos, quando, na verdade, 
conseguiriam sustentar apenas um ou dois. 
 (DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de Papel. Ed. 
Ática. São Paulo, 2011, p. 106) 
Em “Assim, muitos casais têm quatro, seis, dez 
filhos,” (6º§), nota-se que o acento do verbo em 
destaque deve-se a uma exigência de concordância. 
Assinale a alternativa correta em relação ao emprego 
desse mesmo verbo. 
a) No Brasil,a sociedade tem várias questões. 
b) O jovem tem um grande desafio pela frente. 
c) As pessoas tem muitos planos. 
d) A mentira tem perna curta. 
04. 
Texto I 
Paternidade Responsável 
 Quantos filhos você gostaria de ter? 
 Ao responder a essa pergunta com certeza uma outra 
vai passar pela sua cabeça: “Será que vou conseguir 
sustentar um filho?”. 
 Certamente você gostaria de ter tantos filhos quantos 
pudesse sustentar, garantindo-lhes uma boa escola, um 
lugar com algum conforto para morar e remédios quando 
necessários. 
 Segundo especialistas, pode ser perigoso para a mãe a 
para a criança engravidar durante a adolescência porque 
o corpo da menina ainda não está preparado para o parto. 
Problemas como a gestante adolescente apresentar 
anemia ou o bebê nascer prematuramente são 
comuns.Além de eventuais problemas de saúde, tem-se 
um problema de ordem social: como sustentar uma 
criança, já que, para tanto, o adolescente, se não contar 
com a ajuda dos pais ou responsáveis, terá de abandonar 
a escola? 
 Desesperadas, muitas jovens acabam optando pelo 
aborto. Vale lembrar que, salvo raras exceções (estupro 
ou risco de morte para a mãe), o aborto no Brasil, é 
considerado crime. A mulher recorre, então, a clínicas 
clandestinas, sem fiscalização, e põe sua saúde em risco. 
Quem não tem condições de pagar tais clínicas faz uso de 
métodos ainda mais precários. 
 Isso acontece, em parte, porque não existe no Brasil um 
projeto amplo de planejamento familiar que assegure aos 
mais pobres o direito de decidir quantos filhos desejam 
ter. Assim, muitos casais têm quatro, seis, dez filhos, 
quando, na verdade, conseguiriam sustentar apenas um 
ou dois. 
(DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de Papel. Ed. Ática. São 
Paulo, 2011, p. 106) 
A forma verbal “gostaria”, presente no primeiro 
parágrafo, está flexionada no seguinte tempo verbal: 
a) futuro do pretérito. 
 
 
b) pretérito perfeito. 
c) pretérito imperfeito. 
d) futuro do presente. 
05. 
Texto II 
Família 
(Titãs, fragmento) 
 
Família, família 
Papai, mamãe, titia, 
Família, família 
Almoça junto todo dia, 
Nunca perde essa mania 
Mas quando a filha quer fugir de casa 
Precisa descolar um ganha-pão 
Filha de família se não casa 
Papai, mamãe, não dão nenhum tostão 
Família êh! 
Família áh! 
Nos três primeiros versos, as vírgulas foram usadas 
para: 
a) indicar uma sequência infinita de termos. 
b) separar elementos de uma enumeração. 
c) marcar uma pausa longa entre as palavras. 
d) enumerar termos de classes gramaticais distintas. 
06. 
Texto 
 O retrato 
 (Ivan Angelo) 
 O homem, de barba grisalha mal-aparada, 
vestindo jeans azuis, camisa xadrez e jaqueta de 
couro, sentou-se no banquinho alto do balcão do 
botequim e ficou esperando sem pressa que o 
rapaz viesse atendê-lo. O rapaz fazia um suco de 
laranjas para o mecânico que comia uma coxa de 
frango fria. O homem tirou uma caderneta do 
bolso, extraiu de dentro dela uma fotografia e pôs-
se a olhá-la. Olhou-a tanto e tão fixamente que 
seus olhos ficaram vermelhos. Contraiu os lábios, 
segurando-se para não chorar; a cara contraiu-se 
como uma máscara de teatro trágico. O rapaz 
serviu o suco e perguntou ao homem o que ele 
queria. O homem disse “nada não, obrigado”, 
guardou a foto, saiu do botequim e desapareceu. 
No trecho “O homem tirou uma caderneta do bolso, 
extraiu de dentro dela uma fotografia e pôs-se a olhá- 
la.”, o verbo encontra-se no singular pois concorda 
com a seguinte palavra: 
a) caderneta. 
b) bolso. 
c) fotografia. 
d) homem. 
07. 
Texto 
 Há algum tempo venho afinando certa mania. 
Nos começos chutava tudo o que achava. [...] Não 
sei quando começou em mim o gosto sutil. [...] 
 Chutar tampinhas que encontro no caminho. É 
só ver a tampinha. Posso diferenciar ao longe que 
tampinha é aquela ou aquela outra. Qual a marca 
(se estiver de cortiça para baixo) e qual a força que 
devo empregar no chute. Dou uma gingada, e 
quase já controlei tudo. [...] Errei muitos, ainda 
erro. É plenamente aceitável a ideia de que para 
acertar, necessário pequenas erradas. Mas é 
muito desagradável, o entusiasmo desaparecer 
antes do chute. Sem graça. 
 Meu irmão, tino sério, responsabilidades. Ele, a 
camisa; eu, o avesso. Meio burguês, metido a 
sensato. Noivo... 
 - Você é um largado. Onde se viu essa, agora! 
[...] 
 Cá no bairro minha fama andava péssima. 
Aluado, farrista, uma porção de coisas que sou e 
que não sou. Depois que arrumei ocupação à 
noite, há senhoras mães de família que já me 
cumprimentaram. Às vezes, aparecem nos rostos 
sorrisos de confança. Acham, sem dúvida, que 
estou melhorando. 
 - Bom rapaz. Bom rapaz. 
 Como se isso estivesse me interessando... 
 
 
 Faço serão, fco até tarde. Números, carimbos, 
coisas chatas. Dez, onze horas. De quando em vez 
levo cerveja preta e Huxley. (Li duas vezes o 
“Contraponto” e leio sempre). [...] 
 Dia desses, no lotação. A tal estava a meu lado 
querendo prosa. [...] Um enorme anel de grau no 
dedo. Ostentação boba, é moça como qualquer 
outra. Igualzinho às outras, sem diferença. E eu me 
casar com um troço daquele? [...] Quase 
respondi... 
 - Olhe: sou um cara que trabalha muito mal. 
Assobia sambas de Noel com alguma bossa. Agora, 
minha especialidade, meu gosto, meu jeito 
mesmo, é chutar tampinhas da rua. Não conheço 
chutador mais fno. 
(ANTONIO, João. Afinação da arte de chutar 
tampinhas. In: Patuleia: gentes de rua. São Paulo: 
Ática, 1996) 
Vocabulário: 
Huxley: Aldous Huxley, escritor britânico mais 
conhecido por seus livros de ficção científica. 
Contraponto: obra de ficção de Huxley que narra a 
destruição de valores do pós-guerra na Inglaterra, 
em que o trabalho e a ciência retiraram dos 
indivíduos qualquer sentimento e vontade de 
revolução. 
O emprego do acento grave em “Às vezes, aparecem 
nos rostos sorrisos de confiança.“ (5º§) justifica-se 
pela mesma razão do que ocorre no seguinte 
exemplo: 
a) Entregou o documento às meninas. 
b) Manteve-se sempre fiel às suas convicções. 
c) Saiu, às pressas, mas não reclamou. 
d) Às experiências, dedicou sua vida. 
e) Deu um retorno às fãs. 
08. 
Texto I 
Vivendo e... 
 Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido 
que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse 
equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a 
unha do polegar, e quanto mais jogá-la com a 
precisão que eu tinha quando era garoto. Outra 
coisa: acabo de procurar no dicionário, pela 
primeira vez, o significado da palavra “gude”. 
Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o 
que era gude. Gude era gude. 
 Juntando-se as duas mãos de um determinado 
jeito, com os polegares para dentro, e assoprando 
pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que 
inclusive variava de tom conforme o 
posicionamento das mãos. Hoje não sei que jeito 
é esse. [...] 
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler 
na escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001) 
Utilize o Texto I para responder a questão. 
O emprego das reticências no título, sugere: 
a) a incapacidade do autor em completar a ideia. 
b) a caracterização de uma enumeração infinita. 
c) um convite para que o leitor reflita sobre o tema. 
d) a sinalização de um questionamento do leitor. 
e) a representação de uma ideia polêmica. 
09. 
Utilize o Texto II para responder a questão. 
Texto II 
Maria chorando ao telefone 
 O telefone toca aqui em casa, atendo, uma voz 
de mulher estranhíssima pergunta por mim, e 
antes que eu tome providências para dizer que é 
minha irmã que fala, ela me diz: é você mesma. O 
jeito foi eu ficar sendo eu própria. Mas... ela 
chorava? Ou o quê? Pois a voz era claramente de 
choro contido. “Porque você escreveu dizendo 
que não ia mais escrever romances.” “Não se 
preocupe, meu bem, talvez eu escreva mais uns 
dois ou três, mas é preciso saber parar. Queé que 
você já leu de mim?“ “Quase tudo, só falta A 
cidade sitiada e A legião estrangeira.” “Não chore, 
venha buscar aqui os dois livros.” “Não vou não, 
vou comprar.” ”Você está bobeando, eu estou 
oferecendo de graça dois livros autografados e 
mais um cafezinho ou um uísque.” [...] 
(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio 
de Janeiro: Rocco, 1999) 
No trecho “Você está bobeando”, percebe-se que, 
com o emprego do pronome de tratamento, a autora 
consegue: 
a) dirigir-se aos leitores de modo geral. 
b) fazer referência a um interlocutor específico. 
 
 
c) criar uma intervenção formal no diálogo. 
d) afastar-se de um projeto de leitor ideal. 
e) mostrar que não tem intimidade com quem fala. 
10. 
Texto I 
Vivendo e... 
 Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido 
que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse 
equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a 
unha do polegar, e quanto mais jogá-la com a 
precisão que eu tinha quando era garoto. Outra 
coisa: acabo de procurar no dicionário, pela 
primeira vez, o significado da palavra “gude”. 
Quando era garoto nunca pensei nisso, eu sabia o 
que era gude. Gude era gude. 
 Juntando-se as duas mãos de um determinado 
jeito, com os polegares para dentro, e assoprando 
pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que 
inclusive variava de tom conforme o 
posicionamento das mãos. Hoje não sei que jeito 
é esse. [...] 
(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na 
escola. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001) 
Utilize o Texto I para responder a questão. 
Os verbos “sabia” e “Duvido”, no início do texto, 
apontam para dois momentos distintos na vida do 
narrador. Tais verbos estão flexionados, 
respectivamente, no: 
a) pretérito perfeito e presente. 
b) pretérito mais-que-perfeito e pretérito perfeito. 
c) pretérito perfeito e futuro do pretérito. 
d) pretérito imperfeito e futuro do pretérito. 
e) pretérito imperfeito e presente. 
Matemática/raciocínio 
lógico 
11. 
De acordo com a sequência lógica 
3,7,7,10,11,13,15,16,19,19,..., o próximo termo é: 
a) 20 
b) 21 
c) 22 
d) 23 
e) 24 
 
12. 
Se Ana já fez 120% de 35% de uma tarefa, então a 
fração que representa o que ainda resta da tarefa é: 
a) 21/50 
b) 42/100 
c) 29/50 
d) 27/50 
e) 31/50 
13. 
Ao comprar um produto, José obteve um desconto de 
12% (doze por cento) por ter pago à vista e pagou o 
valor de R$ 105,60 (cento e cinco reais e sessenta 
centavos). Nessas condições, o valor do produto, sem 
desconto, é igual a: 
a) R$ 118,27 
b) R$ 125,00 
c) R$ 120,00 
d) R$ 130,00 
e) R$ 115,00 
14. 
Numa pesquisa sobre a preferência entre dois 
esportes, chegou-se ao seguinte resultado: 130 (cento 
e trinta) gostavam de vôlei, 85 (oitenta e cinco) 
gostavam de vôlei e basquete e 70 (setenta) gostavam 
de somente um dos dois. Se todos os entrevistados 
escolheram pelo menos um dos esportes, então o 
total de pessoas que gostam somente de basquete é 
de: 
a) 35 
b) 45 
c) 15 
 
 
d) 55 
e) 25 
15. 
Mara leu 1/5 das páginas de um livro numa semana. 
Na segunda semana, leu mais 2/3 de páginas. Se ainda 
faltam ler 60 (sessenta) páginas do livro, então o total 
de páginas do livro é de: 
a) 300 
b) 360 
c) 400 
d) 450 
e) 480 
História e geografia do brasil 
16. 
Foi divulgado no site www.tribunadabahia.com.br de 
06.07.2015: “Cerca de 490 mil moradores de dez 
municípios baianos estão sendo beneficiados por 
obras de saneamento e mobilidade urbana 
autorizadas nesta segunda-feira (6/7)." Sobre o tema, 
leia as sentenças abaixo, e assinale a alternativa 
correta: 
I. Teixeira de Freitas, no norte da Bahia, deverá ser o 
município que irá receber maior volume de 
investimentos. 
II. Deverão ser feitas obras de infraestrutura urbana, 
abastecimento, saneamento, tratamento de água. 
III. As obras de saneamento vão atender aos municípios 
de Camaçari, Dias DÁvila, Irecê, Teixeira de Freitas e 
Salvador. 
a) Apenas I e II estão corretas. 
b) Apenas I e III estão corretas. 
c) Apenas II e III estão corretas. 
d) Todas as afirmativas estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão incorretas. 
 
17. 
O Estado da Bahia está localizado na Região Nordeste 
do Brasil, e tem como capital Salvador. Sobre o Estado 
da Bahia, destinos a serem conhecidos, limites, 
geografia, leia as sentenças abaixo, atribua valores 
verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que 
representa a sequência correta de cima para baixo: 
( ) O Estado da Bahia faz divisa com Minas Gerais, 
Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, 
Alagoas e Sergipe, e é banhada a leste pelo Oceano 
Atlântico. 
( ) Cerca de 180 km, entre os municípios de Itacaré e 
Canavieiras, formam a chamada Costa do Cacau. 
( ) A Bahia de todos os Santos, chapada Diamantina, 
Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do 
Descobrimento, Costa dos Coqueiros, o Vale do São 
Francisco, são alguns dos principais destinos 
considerados no Estado da Bahia. 
a) F, V, F. 
b) V, F, V 
c) F, F, V. 
d) V, V, F. 
e) V, V, V. 
18. 
As alternativas apresentam inovações técnicas e 
organizações que, uma vez aplicadas à agricultura 
brasileira, concorrem para criar um novo uso do 
tempo e um novo uso da terra no período técnico-
científico-informacional, EXCETO em: 
a) Abandono do uso de pesticidas e fertilizantes 
químicos sintéticos. 
b) Aproveitamento de momentos vagos no calendário 
agrícola. 
c) Disponibilidade de crédito e preeminência dada à 
exportação. 
d) Encurtamento dos ciclos de crescimento dos 
vegetais. 
 
 
 
19. 
Com a Constituição de 1824, o Brasil já teve uma única 
religião oficial: o Catolicismo, que perdurou até a 
proclamação da República. Até então, só eram 
permitidos templos católicos. O clero católico fazia 
parte do funcionalismo do Estado. É claro que eram 
praticadas outras religiões, mas os seus professantes 
sofriam discriminação e só podiam realizar seus atos 
religiosos em particular, no espaço privado, e não em 
lugares públicos. Com a República, o Brasil se tornou 
um Estado Laico, isto é, deixou de ter uma religião 
oficial e se separou da Igreja. Desta leitura dos 
dispositivos constitucionais-legais, fica claro que a 
Carta Magna do país e outros documentos legais 
asseguram a liberdade de culto e estabelecem que 
nenhuma pessoa pode ser discriminada por motivo de 
qualquer natureza, aí incluído o de religião. Considere 
estas afirmativas: 
I. Preserva-se, assim, o direito subjetivo de consciência, 
tanto para professar quanto para não professar 
nenhum credo religioso. 
II. Complementarmente, a lei assegura o respeito e 
tolerância à diversidade cultural-religiosa do país, 
sendo vedadas, nas escolas, quaisquer formas de 
proselitismo. 
III. A execução destes princípios de tolerância e 
respeito à diversidade não é fácil, ainda mais em uma 
sociedade como a nossa, em que intolerâncias e 
desrespeitos às diversidades culturais são frequentes. 
Considerando-se que a questão religiosa é uma das 
mais delicadas no que se refere a tais diversidades: 
Assinale a alternativa correta: 
a) A afirmação I é Verdadeira (V), e as demais são falsas 
(F). 
b) A afirmação II é Verdadeira (V), e as demais são 
falsas (F). 
c) A afirmação III é Verdadeira (V), e as demais são 
falsas (F). 
d) As afirmações I, II e III são verdadeiras (V). 
20. 
“O dia 29 de novembro de 1807 amanheceu 
ensolarado em Lisboa. Uma brisa leve soprava do 
leste. (...) Às 7h da manhã, a nau Príncipe Real inflou 
as velas e começou a deslizar em direção ao Atlântico. 
Levava a bordo o príncipe regente, D. João, sua mãe, 
a rainha louca D. Maria I, e os dois herdeiros do trono, 
os príncipes D. Pedro e D. Miguel. (...)" (GOMES, 
Laurentino. '1.808 (...)', Ed. Planeta, São Paulo, 2007, 
p. 67).O excerto acima narra a fuga de Portugal rumo 
ao Brasil, pela família real portuguesa. Acerca do 
episódio que alterou os rumos da história de nosso 
País e os seus desdobramentos,assinale a 
alternativa incorreta: 
a) O agente da fuga foi Napoleão, que dera um ultimato 
a D. João VI para que rompesse relações com a 
Inglaterra e, diante da inércia deste último, invadiu 
Portugal. 
b) Chegando ao Brasil, em 1.808, D. João VI mandou 
abrir os portos do País às nações amigas, dentre elas 
Inglaterra e Espanha. 
c) Ainda em 1.808, foi fundado o Banco do Brasil que, 
no entanto, acabou sendo liquidado em 1829. 
d) Durante a estadia da corte portuguesa além-mar, o 
Brasil foi elevado a Reino Unido a Portugal e Algarves. 
21. 
CONTI E FURLAN (2003), em sua obra [Geoecologia: O 
clima, os solos e a biota In: ROSS, J. L. S. (org.). 
Geografia do Brasil. 4a Edição. São Paulo: Editora da 
Universidade de São Paulo, 2003] dizem sobre o solo: 
“O solo não é apenas um substrato para o 
desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos 
determinantes das características da biosfera e é 
modificado por elas, através dos processos interativos 
que mantém com os seres vivos, o solo é onde estes 
estão ancorados e o elo de transferência do alimento 
e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde 
flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de 
uma matriz rochas a que, por ação do clima, dos seres 
vivos e da força da gravidade, se diversifica em 
múltiplos tipos. Estes se foram em processos lentos e 
são agrupados pelos especialistas conforme uma série 
de atributos genéticos". De acordo com a teorização 
desses autores, indique a alternativa incorreta: 
a) A desertificação pode ser definida enquanto 
fenômeno em que um determinado solo é 
 
 
transformado em deserto, através da ação humana ou 
processo natural. No processo de desertificação a 
vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do 
desmatamento. Neste processo, o solo perde suas 
propriedades, tomando-se infértil. Os desertos 
ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a 
precipitação anual é muito baixa. Devido à escassez de 
água tem-se a ausência de vegetação, por isso os 
desertos possuem maior extensão de solo nu, 
folhagem reduzida e metabolismo regulado para 
acumular água e transpirar pouco. A aridez no deserto, 
em geral, é acompanhada por amplitudes térmicas 
diurnas e noturnas muito acentuadas. 
b) A vegetação mediterrânea ocorre em climas 
estacionais com períodos frios e quentes bem 
marcados. As temperaturas de invemo podem chegar 
abaixo do ponto de congelamento. As plantas são 
úmidas, com estrutura e composição distintas 
conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas 
estações secas equilibra as plantas para que elas, 
transpirando menos, consigam atravessar os períodos 
de escassez de água. As árvores em geral possuem 
folhas delgadas e largas, como os plátanos. 
c) No Brasil, o clima tropical úmido, característico de 
grande parte do Nordeste, Centro-Oeste e parte do 
Sudeste, é controlado pela Zona de Convergência 
Intertropical (ZCIT), massa equatorial continental (Ec), 
massa tropical marítima (Tm) e anticiclone migratório 
polar. Originalmente, o domínio Tropical apresenta 
uma alternância nítida entre estação seca e estação 
chuvosa 
d) Conti e Furlan (2003) comentam que a origem do 
mosaico geobotânico brasileiro é resultado da 
expansão e retração das florestas, cerrados e 
caatingas, provocadas pela alternância de climas 
úmidos e secos nas regiões tropicais, durante os 
períodos glaciais do Quaternário. 
22. 
Leia a análise abaixo e responda: 
A disciplina de História, como componente curricular 
obrigatório, foi instituída no Brasil em 1837, no Colégio 
Dom Pedro II, Rio de Janeiro. Os conteúdos abordados 
no período focavam a formação da civilização 
ocidental, temas relacionados ao Brasil eram apenas 
um de seus apêndices. O quadro de professores para a 
disciplina começa a ser formado um ano depois por 
membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro 
- IHGB. Estes vão ensinar História orientados pelo 
entendimento da História seqüencial e cronológica, 
além da emergência da construção identitária 
nacional, caracterizada pelo viés político-romantizada, 
encabeçado pela função da disciplina em formar moral 
e civicamente os alunos. De maneira semelhante, após 
a década de 1930, durante o governo de Getulio 
Vargas, a disciplina continua tendo função cívica, 
explorando ainda mais a instrução nacionalista, 
destacando o desenvolvimento da história ocidental e 
de estados-nacão, estimulando alunos a decorar datas, 
fatos e nomes. Nos anos de 1960 a disciplina de 
História é suprimida do currículo escolar, é fundida 
com Geografia, passando a ser chamada de Estudos 
Sociais, mas a temática histórica continua sendo 
cronológica, ancorada também no desenvolvimento da 
sociedade ocidental, até o retorno da História como 
disciplina autônoma em meados de 1990. A 
observação dessa trajetória histórica da própria 
disciplina, pode contribuir para refletirmos sobre 
temáticas e métodos modernos de ensinar História, em 
que: 
a) encontramos ainda alguma semelhança com o atual 
modo de ensinar história, com os aspectos e 
necessidades cívicas de construção identitária 
brasileira como una, tributaria do conhecimento 
civilizado da sociedade ocidental. 
b) podemos destacar o rompimento com o foco 
estritamente cívico do ensino de História, mas não pelo 
apreço à identidade nacional, haja vista a necessidade 
de abordar, de modo transversal, as questões 
identitárias brasileiras para preparar a população para 
os grandes eventos esportivos que serão sediados no 
Brasil nos próximos anos. 
c) destaca-se o rompimento com abordagem baseada 
estritamente no civismo, também por propor estudos 
e valorização das múltiplas identidades que formam e 
coexistem no território brasileiro, pela visão crítica e a 
percepção de que não existe uma história verdadeira e 
única, nem mesmo que se deva, necessariamente, 
ensinar História de maneira cronologicamente fixa e 
evolutiva. 
d) encontramos ainda alguma semelhança com o atual 
modo de ensinar história, especialmente o modo 
tradicional, focado em cronologia evolutiva, 
considerando a contribuição de outras ciências 
humanas, que tratam a evolução da sociedade como a 
Antropologia e a Ciência Política, especialmente no 
 
 
tocante à identidade brasileira miscigenada, entre as 
quais encontram-se índios, afrodescendentes e 
europeus. 
23. 
Sobre o mais conhecido caso da participação militar 
do Brasil na Primeira Guerra Mundial 
é CORRETO afirmar que: 
a) José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque foi o 
principal militar brasileiro envolvido no conflito. Foi ele 
quem comandou os pelotões de cavalaria francesa e 
uma pequena unidade de tanques de guerra contra os 
alemães. Com sua experiência, ele incentivou o Brasil a 
adquirir os primeiros carros blindados. 
b) O Brigadeiro Francisco de Lima e Silva tornou-se um 
dos símbolos da participação do Brasil na grande 
guerra, pois foi ele quem liderou os navios brasileiros 
nos ataques aos navios alemães, conquistando uma 
grande vitória das forças militares brasileiras no 
Atlântico. 
c) O Brasil teve um grande confronto com os japoneses 
na tentativa de conquistar o território do Império 
Austro-húngaro. Nessa disputa com os asiáticos, 
destacou-se a figura do militar brasileiro Carlos Prestes, 
que no controle do navio Encouraçado, trouxe a vitória 
para os aliados da Tríplice Entente. 
d) O mais conhecido caso de participação do Brasil foi 
durante a invasão da Itália, quando o Marechal Hermes 
da Fonseca em 1917 liderou os navios brasileiros 
contra os navios italianos. Hermes da Fonseca, logo 
após o fim da guerra, tornou-se o símbolo da 
participação brasileira na Primeira Guerra Mundial. 
24. 
Na Primeira República (1889-1930) houve a 
reprodução de muitos aspectos da estrutura 
econômica e social constituída nos séculos 
anteriores. Noutros termos, no final do século XIX 
e início do XX conviveram, simultaneamente, 
transformações e permanências históricas. 
(Francisco de Oliveira. Herança econômica do 
Segundo Império,1985.) 
O texto sustenta que a Primeira República 
brasileira foi caracterizada por permanências e 
mudanças históricas. De maneira geral, o período 
republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu 
até 1930, foi caracterizado: 
a) pela predominância dos interesses dos 
industriais, com a exportação de bens duráveis e 
de capital. 
b) por conflitos no campo, com o avanço do 
movimento de reforma agrária liderado pelos 
antigos monarquistas. 
c) pelo poder político da oligarquia rural e pela 
economia de exportação de produtos primários. 
d) pela instituição de uma democracia socialista 
graças à pressão exercida pelos operários 
anarquistas. 
e) pelo planejamento econômico feito pelo 
Estado, que protegia os preços dos produtos 
manufaturados. 
25. 
O processo de independência da Bahia se insere 
em um contexto mais amplo do processo 
separatista do continente americano. Contudo, 
esse processo nem sempre ocorreu da mesma 
forma. 
A análise dos textos e os conhecimentos esse 
processo, permitem afirmar: 
a) A separação da Bahia destoou do resto do Brasil, 
devido ao fato de a independência baiana ter 
ocorrido paralelamente à abolição da escravidão 
indígena e africana. 
b) A independência da Bahia caracterizou-se por 
ter sido um movimento popular, fato simbolizado 
nas figuras do caboclo e da cabocla, no desfile do 
2 de Julho. 
c) O processo de separação política baiana da 
metrópole possibilitou a alteração da estrutura 
latifundiária e a doação de terras às comunidades 
indígenas baianas. 
d) A forte participação dos elementos indígena e 
africano no processo de independência baiana 
contribuiu para, após a separação política, se 
consolidar uma democracia racial na Bahia. 
e) O caráter popular da independência baiana 
consolidou, no Estado, uma estrutura política 
democrática, com ampla participação eleitoral das 
camadas populares. 
 
 
Atualidades 
26. 
"Ator dos palcos e das telas, o futuro presidente da 
Ucrânia, (...), caiu no gosto popular ao interpretar, em 
um famoso seriado de televisão, um professor de 
História que chega à presidência por acaso, depois 
que um inflamado discurso contra a corrupção viraliza 
na internet ao ser publicado por seus alunos nas redes 
sociais. Eleito na votação do último domingo, (...) deu 
ao seu partido político o mesmo nome do programa 
que o fez famoso: “Servo do Povo". (Fonte: Revista 
Época. Acesso: 27Abril, 2019). Como se chama o 
presidente eleito? 
a) Vladimir Putin. 
b) Recep Tayyip Erdogan. 
c) Maurício Macri. 
d) Volodymyr Zelenskiy. 
27. 
“O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, diz ter 
sofrido um atentado com explosivos durante ato 
militar neste sábado (4.8.2018), em Caracas. (...) 
Maduro presidia o ato pelo aniversário da Guarda 
Nacional e, no momento do incidente, falava sobre 
sua decisão de regular a venda de gasolina, em meio 
à grave crise socioeconômica que castiga o país 
petroleiro.” 
(http://twixar.me/Rw63. Adaptado) 
Pelo atentado, Maduro responsabilizou o 
a) presidente americano Donald Trump. 
b) então presidente colombiano Juan Manuel Santos. 
c) ex-candidato à presidência Manuel Capriles. 
d) seu principal adversário nas últimas eleições, Henri 
Falcón. 
e) autoproclamado presidente interino da Venezuela 
Juan Guaidó. 
28. 
O Museu de Arte Contemporânea - MAC, criado por 
Oscar Niemeyer, se tornou um símbolo da cidade. 
Com reconhecimento nacional e internacional pela 
sua bela e inusitada forma arquitetônica, o MAC foi 
tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e 
Artístico Nacional - IPHAN. 
O IPHAN, em 1938, registrou o tombamento de uma 
edificação, construída em 1769, no período do Brasil 
colonial, que está entre os dez bens tombados pelo 
orgão e faz parte da identidade da cidade. Essa 
edificação é: 
a) a estátua do índio Arariboia 
b) a Igreja de São Lourenço dos índios 
c) o Palácio Euclides da Cunha 
d) o Paço Municipal de Niterói 
e) o Campo de São Bento (Parque Prefeito Ferraz) 
29. 
Em 2016, segundo os dados do Instituto Brasileiro de 
Geografia e Estatística - IBGE, Niterói possuía uma 
frota total de 261.748 veículos. Esta frota compunha-
se por diferentes tipos de veículos; os automóveis e as 
motocicletas formavam as maiores parcelas da frota. 
O veículo que formava a terceira maior parcela da 
frota foi o do seguinte tipo: 
a) camioneta 
b) motoneta 
c) ônibus 
d) caminhão 
e) caminhonete 
30. 
"A paralisia do Brexit. Parlamento britânico rejeita 
pela terceira vez o acordo de saída do pais da União 
Européia e a primeira ministra Theresa May decide 
recorrer à oposição.". (Fonte: Revista Isto é. Acesso 
em: 07 Abril, 2019). O Brexit está relacionado a qual 
região da Europa? 
a) Turquia. 
b) Síria. 
c) Reino Unido, 
d) Região dos Bálcãs. 
 
 
CONHECIMENTOS 
ESPECIFICOS 
 
Noções de direito constitucional 
31. 
Acerca da organização e estrutura do Estado, assinale 
a alternativa CORRETA: 
a) O Brasil adotou como sistema de govemo a 
República, o presidencialismo como forma de governo 
e a Federação como forma de Estado 
b) O Brasil adotou como forma de governo a 
Monarquia, o parlamentarismo como sistema de 
govemo e a Federação como forma de Estado. 
c) O Brasil adotou como forma de Estado a República, 
o presidencialismo como forma de governo e a 
Federação como forma de governo. 
d) O Brasil adotou como forma de governo a República, 
o presidencialismo como sistema de govemo e a 
Federação como forma de Estado. 
32. 
Com relação à Comissão Parlamentar de Inquérito 
(CPI), assinale a alternativa CORRETA: 
a) Serão criadas pela Câmara do Deputados ou pelo 
Senado, separadamente, mediante requerimento de 
um terço de seus membros. 
b) Não têm sua duração limitada no tempo e possui 
poderes irrestritos para investigar qualquer fato. 
c) Não podem impor penalidades ou condenações. 
d) Suas conclusões devem ser encaminhadas ao 
Presidente da República. 
33. 
De acordo com a Constituição Federal, aos juizes é 
vedado: 
a) Receber, a qualquer título ou pretexto, participação 
em processo, salvo custas processuais. 
b) Exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se 
afastou, antes de decorridos dois anos do afastamento 
do cargo por aposentadoria ou exoneração. 
c) Dedicar-se à atividade político-partidária. 
d) Exercer, qualquer outro cargo ou função, ainda que 
em disponibilidade. 
34. 
Às Comissões Parlamentares de Inquérito, em razão 
da matéria de sua competência, cabe, EXCETO: 
a) Determinar a indisponibilidade de bens da pessoa 
investigada. 
b) Realizar audiências públicas com entidades da 
sociedade civil. 
c) Solicitar depoimento de qualquer autoridade ou 
cidadão. 
d) Apreciar programas de obras, planos nacionais, 
regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles 
emitir parecer. 
35. 
Acerca do capítulo “Da Segurança Pública”, assinale a 
alternativa que está de acordo com o que dispõe o 
texto constitucional: 
a) A polícia federal se destina a apurar infrações penais 
contra a ordem política e social ou em detrimento de 
bens, serviços e interesses da União ou de suas 
entidades autárquicas, empresas públicas e sociedades 
de economia mista. 
b) A polícia rodoviária federal e a polícia ferroviária 
federal se destinam, respectivamente, ao 
patrulhamento ostensivo de rodovias e ferrovias 
federais, e, na forma da lei, como força auxiliar à polícia 
federal no exercício de polícia judiciária. 
c) Incumbem às polícias civis, dirigidas por delegados 
de polícia de carreira, ressalvada a competência da 
União, as funções de polícia judiciária, a apuração de 
infrações penais, exceto as militares, e a execução de 
atividades de defesa civil. 
d) Cabem às polícias militares a polícia ostensiva e a 
preservação da ordem pública, além de servirem como 
forças auxiliares e reserva do Exército. 
e) Os Municípios poderão constituir guardas 
municipais destinadas à proteção de seus bens, 
serviços e instalações, conforme dispuser a lei, bem 
como a função depolícia ostensiva e a preservação da 
ordem pública. 
36. 
Analise as assertivas: 
 
 
I. A construção de uma sociedade livre, justa e solidária 
constitui um dos objetivos fundamentais da República 
Federativa do Brasil. 
II. A prevalência dos direitos humanos constitui um dos 
objetivos da República Federativa do Brasil. 
III. A República Federativa do Brasil tem como um de 
seus fundamentos a dignidade da pessoa humana. 
IV. A soberania constitui um dos princípios que regem 
as relações internacionais da República Federativa do 
Brasil. 
Está CORRETO, apenas, o que se afirmar em: 
a) I, II e III, apenas. 
b) II e IV, apenas. 
c) III e IV, apenas. 
d) I e III, apenas. 
37. 
De acordo com o artigo 18 da Constituição Federal, a 
organização político-administrativa da República 
Federativa do Brasil compreende: 
a) A União, os Estados e os Municípios. 
b) A União, os Estados, o Distrito Federal e os 
Municípios. 
c) Os Estados, os Municípios, o Distrito Federal e os 
Territórios. 
d) A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios 
e os Territórios. 
38. 
Considerando o texto constitucional, indique a opção 
CORRETA a respeito dos direitos de nacionalidade e 
cidadania: 
a) O brasileiro nato nunca perde a nacionalidade 
brasileira. 
b) Ao brasileiro naturalizado é vedado o alistamento 
militar obrigatório. 
c) O Estatuto do Estrangeiro poderá estabelecer 
distinção entre brasileiros natos e naturalizados. 
d) Aos portugueses com residência permanente no 
Brasil, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, 
serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, 
salvo os casos em que houver expressa vedação 
constitucional. 
e) São brasileiros naturalizados os nascidos no 
estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde 
que qualquer deles esteja a serviço da República 
Federativa do Brasil. 
39. 
No que se refere a organização político-administrativa 
da República Federativa do Brasil, assinale a opção 
CORRETA: 
a) Os recursos naturais da plataforma continental são 
bens dos Estados federados litorâneos. 
b) A edição de Lei Orgânica no âmbito municipal 
evidencia o exercício da capacidade de auto-
organização conferida aos municípios pela atual 
Constituição Federal. 
c) A decretação de intervenção do Estado federado nos 
municípios, quando houver grave comprometimento 
da ordem pública, será feita por meio de ação direta de 
inconstitucionalidade interventiva proposta pela 
Procuradoria Geral do Estado. 
d) A criação de Estado federado processa-se mediante 
consulta à população diretamente envolvida, por meio 
de plebiscito, após a divulgação de estudos de 
viabilidade estadual, e aprovação pela respectiva 
Assembleia Legislativa, dentro do período 
determinado por lei complementar federal. 
e) A eleição do Governador e do Vice-Governador de 
Estado federado realizar-se-á, simultaneamente, no 
primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e em 
até vinte dias após a proclamação do resultado, em 
segundo turno, se houver, no caso de Estados com 
mais de quatro milhões de habitantes. 
40. 
Considerando as disposições constitucionais a 
respeito da organização do Estado, pode-se dizer que 
é instrumento de manutenção da unidade do pacto 
federativo, apto a impedir a desagregação da 
Federação: 
a) O estado de sítio. 
b) O estado de defesa. 
c) A intervenção federal. 
d) A solução pacífica dos conflitos. 
 
 
e) A Força Nacional de Segurança Pública. 
Noções de direitos humanos 
41. 
A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, de 
22 de novembro de 1969, também conhecida como 
Pacto de São José da Costa Rica, foi incorporada ao 
Direito Brasileiro por meio do Decreto nº 678/1992. 
Segundo essa importante legislação internacional, é 
correto afirmar que 
a) as penas privativas da liberdade devem ter por 
finalidade essencial a punição, a reforma e a 
readaptação social dos condenados. 
b) toda pessoa tem direito à nacionalidade do Estado 
em cujo território estiver domiciliada, se não tiver 
direito à outra. 
c) toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, 
sem demora, à presença de um juiz ou outra 
autoridade autorizada pela lei a exercer funções 
judiciais. 
d) todo o acusado tem direito de defender-se, 
devendo, contudo, ser assistido por um defensor de 
sua escolha. 
e) em casos expressamente previstos em lei é 
autorizada a expulsão coletiva de estrangeiros. 
42. 
Assinale a alternativa correta. Segundo a 
CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 
(1969), toda pessoa acusada de um delito tem direito 
durante o processo às seguintes garantias mínimas: 
a) O processo penal deve ser privado, de modo a 
preservar os interesses da justiça e da sociedade 
b) O direito do acusado de ser assistido gratuitamente 
por um tradutor ou intérprete, caso não compreenda 
ou não fale a língua do juízo ou tribunal 
c) A comunicação prévia e pormenorizada ao acusado 
da acusação formulada deve ser obrigatoriamente 
bilíngue (inglês e língua oficial do pais, no qual 
aconteceu o delito) 
d) A concessão ao acusado do tempo e dos meios 
necessários à preparação de sua defesa será de 30 
(trinta) dias corridos, a contar da publicação em órgão 
oficial 
e) Toda pessoa terá o direito de ser ouvida, com as 
devidas garantias e dentro do prazo máximo de 7 (sete) 
dias, por um juiz ou Tribunal competente, 
independente e imparcial, estabelecido anteriormente 
por lei, na apuração de qualquer acusação penal 
formulada contra ela, ou na determinação de seus 
direitos e obrigações de caráter civil, trabalhista, fiscal 
ou de qualquer outra natureza 
43. 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, 
adotada e proclamada pela Assembleia Geral das 
Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de 
dezembro 1948, destaca: 
 
I. Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à 
segurança pessoal. 
II. Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os 
lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. 
III. Todo ser humano acusado de um ato delituoso tem 
o direito de ser presumido culpado até que a sua 
inocência tenha sido provada de acordo com a lei. 
IV. Todo ser em julgamento público pode ter 
asseguradas todas as garantias necessárias à sua 
defesa dependendo do delito praticado. 
V. Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a 
uma justa e pública audiência por parte de um tribunal 
independente e imparcial, para decidir seus direitos e 
deveres ou fundamento de qualquer acusação criminal 
contra ele. 
 
Assinale a alternativa correta: 
a) I, II, V apenas 
b) II, III, IV, apenas 
c) II, IV apena 
d) III apenas 
e) I, II, III apenas 
44. 
A partir de 1945, com a criação das Nações Unidas, 
após a Segunda Guerra Mundial, normas e tratados 
têm conferido uma forma legal à prática dos direitos 
humanos para todos. A Declaração Universal dos 
Direitos Humanos, adotada e proclamada pela 
 
 
Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 
A III) em 10 de dezembro 1948, dispõem em seus 
artigos: “Todo ser humano tem direito à instrução. A 
instrução será ______, pelo menos nos graus 
elementares e fundamentais. A instrução elementar 
será obrigatória. A instrução técnico-profissional será 
_____ a todos, bem como a instrução superior, esta 
baseada no mérito. 
 
Assinale a alternativa que completa correta e 
respectivamente as lacunas. 
a) Paga, acessível 
b) Parcialmente paga, gratuita 
c) Paga, gratuita 
d) Gratuita, paga 
e) Gratuita, acessível 
45. 
Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos 
Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou 
falso (F) o que se afirmar a seguir e assinale a 
alternativa com a sequência correta. 
 
( ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao 
regresso de qualquer país. 
( ) Todo ser humano, vítima de perseguição 
legitimamente motivada por crimes de direito 
comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em 
outros países. 
( ) Todo ser humano tem direito à liberdade de 
locomoção e residência dentrodas fronteiras de cada 
Estado. 
a) V – F – V. 
b) F – V – F. 
c) F – V – V. 
d) F – F – V. 
46. 
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos 
(DUDH), o cidadão compreende quais são seus 
direitos e deveres e como cada um pode melhor 
exercitá-los para melhorar sua vivência de cidadania. 
Qual dos elementos a seguir NÃO representa uma real 
vivência cidadã de acordo com a DUDH? 
a) Liberdade. 
b) Fraternidade. 
c) Injustiça. 
d) Verdade. 
e) Responsabilidade. 
47. 
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), 
o cidadão compreende quais são seus direitos e deveres 
e como cada um pode melhor exercitá-los para melhorar 
sua vivência de cidadania. Qual dos elementos a seguir 
NÃO representa uma real vivência cidadã de acordo com 
a DUDH? 
a) Liberdade. 
b) Fraternidade. 
c) Injustiça. 
d) Verdade. 
e) Responsabilidade. 
48. 
Assinale a alternativa correta que reproduz um 
determinado dispositivo da Declaração Universal dos 
Direitos Humanos. 
a) Todo ser humano tem o direito de ser, em seu país 
de origem, reconhecido como pessoa perante a lei. 
b) Todo ser humano tem o direito de ser, em todos os 
lugares, reconhecido como pessoa perante a lei. 
c) Todo ser humano tem direito à indenização, em 
dinheiro ou outra forma, da sua personalidade íntima. 
d) Todo ser humano tem direito ao reconhecimento, 
em todos os níveis políticos, da sua personalidade 
emocional. 
Noções de direito administrativo 
49. 
Assinale a alternativa que completa corretamente a 
lacuna. 
________________ são entidades dotadas de 
personalidade jurídica de direito privado, com 
patrimônio próprio e capital exclusivamente 
 
 
governamental, criação autorizada por lei, para 
exploração de atividade econômica ou industrial, que 
o governo seja levado a exercer por força de 
contingência ou conveniência administrativa. 
a) Autarquias 
b) Fundações 
c) Empresas públicas 
d) Serviços sociais autônomos 
e) Sociedades de economia mista 
50. 
 A respeito da classificação do ato administrativo 
quanto à formação da vontade, podem ser: 
a) individuais, quando possuem destinatários ou casos 
específicos; ou gerais, quando atingem uma 
generalidade de pessoas numa situação 
b) imperfeitos, quando não completaram o ciclo de 
formação; pendentes, sujeitos à condição ou termo; e 
consumados, que já exauriram seus efeitos 
c) individuais, quando possuem destinatários ou casos 
específicos; imperfeitos, que não completam um ciclo 
de formação; ou gerais, quando atingem uma 
generalidade de pessoas numa situação 
d) simples, quando decorrem da declaração de 
vontade de um único órgão; complexos, que resultam 
da conjunção de mais de um órgão cujas vontades se 
fundem para formar um único ato; ou compostos, com 
a presença de dois atos, um principal e outro acessório, 
este como pressuposto ou complemento daquele 
51. 
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa 
correta. 
I. A Administração Pública Indireta ou Descentralizada 
é a atuação estatal de forma indireta na prestação dos 
serviços públicos que se dá por meio de outras pessoas 
jurídicas, distintas da própria entidade política. 
II. Na descentralização dos poderes não há vínculo 
hierárquico entre a Administração Central e as 
Entidades que recebem a titularidade e a execução 
destes poderes, portanto as entidades são 
subordinadas ao Estado. 
a) Somente a afirmação I está correta. 
b) Somente a afirmação II está correta. 
c) Nenhuma das afirmações está correta. 
d) Todas as afirmações estão corretas. 
52. 
Decorre do tratamento jurídico devotado à ação 
popular, em especial, quando se cuida da anulação de 
atos administrativos, a seguinte conclusão: 
a) a ilegalidade do objeto consiste na omissão ou na 
observância incompleta ou irregular de formalidades 
indispensáveis à existência ou seriedade do ato. 
b) a inexistência dos motivos se verifica quando a 
matéria de fato ou de direito, em que se fundamenta o 
ato, é materialmente inexistente ou juridicamente 
inadequada ao resultado obtido. 
c) o vício de forma ocorre quando o resultado do ato 
importa em violação de lei, regulamento ou outro ato 
normativo. 
d) o desvio de finalidade fica caracterizado quando o 
ato não se incluir nas atribuições legais do agente que 
o praticou. 
53. 
A Administração Pública descentralizada ou indireta é 
exercida por pessoas jurídicas que não se confundem 
com os entes federados, criadas pelos mesmos, a 
saber: autarquias, fundações públicas, empresas 
públicas, sociedades de economia mista, associações 
públicas. Com a reforma do Estado empreendida ao 
longo da década de 90, o instituto da autarquia foi 
revisitado, com a criação das agências reguladoras, as 
quais possuem natureza jurídica de autarquias em 
regime especial. 
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa 
correta: 
I. As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar 
a prestação de serviços públicos praticados pela 
iniciativa privada. 
II. As agências reguladoras foram criadas para controlar 
a qualidade na prestação dos serviços públicos 
praticados pela iniciativa privada. 
III. As agências reguladoras foram criadas para 
estabelecerem regras dos serviços públicos praticados 
pela iniciativa privada. 
 
 
IV. As agências reguladoras foram criadas para 
receberem as normas e regras da iniciativa privada nos 
serviços públicos à serem praticados. 
a) Somente as afirmações I e II estão corretas. 
b) Somente as afirmações II e III estão corretas. 
c) Somente as afirmações I, II e III estão corretas 
d) Todas as alternativas estão corretas. 
54. 
Assinale a alternativa correta. Segundo Hely Lopes 
Meirelles, órgãos públicos “são centros de 
competência instituídos para o desempenho de 
funções estatais, através de seus agentes, cuja 
atuação é imputada à pessoa jurídica a que 
pertencem”. Com isso a Administração Pública 
centralizada ou direta é aquela exercida diretamente: 
a) Pela União, Estados e Municípios que para tal fim, 
utiliza-se de ministérios, secretarias, departamentos e 
outros órgãos, apresentando uma estrutura piramidal. 
b) Pela União, Estados e Municípios que para tal fim, 
utiliza-se de ministérios, secretarias, departamentos e 
outros órgãos, apresentando uma estrutura matricial. 
c) Pela União, Estados e Municípios que para tal fim, 
utiliza-se de ministérios, secretarias, departamentos e 
outros órgãos, apresentando uma estrutura de grupos 
verticais interpenetrantes. 
d) Pela União, Estados e Municípios que para tal fim, 
utiliza-se de ministérios, secretarias, departamentos e 
outros órgãos, apresentando uma estrutura referente 
aos critérios de decisão, caracterizada por um alto grau 
de descentralização e pela ênfase na rentabilidade, 
como se apresenta na empresa multinacional. 
55. 
Considerando a doutrina brasileira sobre os poderes 
da Administração, analise as afirmações abaixo e 
assinale a alternativa INCORRETA. 
a) O chamado poder normativo esgota toda a 
competência normativa da Administração Pública. 
b) Os atos pelos quais a Administração exerce o seu 
poder normativo têm em comum com a lei o fato de 
emanarem normas, ou seja, atos com efeitos gerais e 
abstratos. 
c) Existem os atos normativos originários, aqueles 
emanados de um órgão estatal em virtude de 
competência própria, outorgada imediata e 
diretamente pela Constituição. 
d) Existem os atos normativos derivados, aqueles que 
têm por objetivo a explicitação ou especificação de um 
conteúdo normativo preexistente, visando à sua 
execução no plano da práxis. 
e) Admitem-se dois tipos de regulamentos, o 
regulamento executivo e o regulamento independente 
ou autônomo. 
Noções de direito penal 
56. 
A respeito do crime tentado e do crime consumado, é 
correto afirmar que 
a) a consumação do crime de concussão ocorre com o 
recebimento da vantagem indevida. 
b) a interrupção da execução do delito por desistência 
do agente caracteriza o crime tentado. 
c) a consumaçãodo crime de corrupção passiva ocorre 
com o recebimento da vantagem indevida. 
d) os atos preparatórios fazem parte da execução do 
delito, caracterizando o crime tentado. 
e) a ocorrência do resultado é indispensável para a 
caracterização do crime culposo. 
57. 
No que concerne aos elementos do crime, é correto 
afirmar que 
a) não há crime sem ação. 
b) os animais irracionais podem ser sujeitos ativos de 
crimes. 
c) o sujeito passivo material de um delito é o titular do 
bem jurídico diretamente lesado pela conduta do 
agente. 
d) não há crime sem resultado. 
e) só os bens jurídicos de natureza corpórea podem ser 
objeto material de um delito. 
58. 
A respeito da tentativa, considere: 
 
 
I. o meio empregado é absolutamente ineficaz para a 
obtenção do resultado. 
I. o agente suspende espontaneamente a execução do 
delito após tê-la iniciado. 
III. o meio empregado é relativamente inidôneo para 
a obtenção do resultado. 
IV. o agente suspende a execução do delito em razão 
da resistência oposta pela vítima. 
V. o agente, após ter esgotado os meios de que 
dispunha para a prática do crime, impede que o 
resultado se produza. 
Há crime tentado nas situações indicadas APENAS em 
a) III e IV. 
b) I e IV. 
c) I, II e IV. 
d) II e III. 
e) II, III, IV e V. 
59. 
No crime de apropriação indébita previdenciária, a 
possibilidade de o juiz deixar de aplicar a pena, se 
presentes determinadas situações expressamente 
previstas em lei, constitui hipótese de 
a) renúncia. 
b) absolvição imprópria. 
c) indulto. 
d) perdão judicial. 
e) excludente legal da culpabilidade. 
60. 
Quanto aos crimes contra o patrimônio, é correto 
afirmar que 
a) a fraude não precisa ser anterior à obtenção da 
vantagem ilícita no delito de estelionato. 
b) na apropriação indébita o dolo é subsequente ao 
apossamento da coisa. 
c) a fraude, no furto qualificado, antecede o 
apossamento da coisa e é a causa de sua entrega ao 
agente pela vítima. 
d) é dispensável a fraude para a configuração do delito 
de estelionato na modalidade de emissão de cheque 
sem fundos. 
e) a vítima, iludida, entrega a coisa voluntariamente no 
delito de extorsão. 
61. 
Em relação ao conceito formal e material do crime é 
correto afirmar: 
a) Somente no conceito material permite-se um 
desdobramento do tipo penal em ação ou omissão, 
tipicidade, ilicitude e culpabilidade. 
b) No conceito formal, o delito constitui uma lesão a 
um bem jurídico penal. 
c) O delito, sob a perspectiva material e formal, é 
punido com pena privativa de liberdade ou restritiva de 
direitos 
d) O conceito de delito formal é o fato humano 
proibido pela lei penal, e material há lesão ou perigo de 
lesão a um bem jurídico-penal. 
e) O delito é fato típico e antijurídico e a culpabilidade, 
para o conceito material, o distingue do conceito 
formal. 
62. 
Exclui a imputabilidade penal, nos termos 
preconizados pelo Código Penal, 
a) a embriaguez voluntária pelo álcool ou substância de 
efeitos análogos. 
b) a emoção e a paixão. 
c) a embriaguez culposa pelo álcool ou substância de 
efeitos análogos. 
d) se o agente, em virtude de perturbação de saúde 
mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou 
retardado, não era inteiramente capaz de entender o 
caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo 
com esse entendimento. 
e) a embriaguez completa proveniente de caso fortuito 
ou força maior, se o agente era, ao tempo da ação ou 
da omissão, inteiramente incapaz de entender o 
caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo 
com esse entendimento. 
63. 
O erro inevitável sobre a ilicitude do fato 
 
 
a) isenta o réu de pena. 
b) não isenta o réu de pena, mas implica na redução de 
um sexto a um terço. 
c) não isenta o réu de pena, mas constitui circunstância 
atenuante. 
d) não isenta o réu de pena, nem possibilita a 
atenuação da pena. 
e) exclui a ilicitude do fato. 
64. 
Um navio mercante brasileiro de propriedade privada 
naufragou em alto mar. Os tripulantes passaram para 
barcos salva-vidas. Num desses barcos, houve uma 
briga, tendo um tripulante inglês matado um 
tripulante francês e ferido um colombiano. A 
competência para processar julgar esses delitos é da 
justiça 
a) francesa, por ter sido o francês a vítima do crime 
mais grave. 
b) brasileira, por tratar-se de barco remanescente do 
navio mercante. 
c) do país em cujo porto o barco salva-vidas aportar. 
d) da Inglaterra, por ter sido o tripulante inglês o autor 
dos delitos. 
e) da Inglaterra ou da França, a ser definida pela 
prevenção. 
Noções de igualdade racial e de 
gênero 
65. 
Com relação à solicitação de informações de interesse 
público, segundo a Lei Federal nº 12.527/2011, é 
correto afirmar que: 
a) o serviço de busca e fornecimento de tais 
informações será sempre gratuito. 
b) o acesso à informação deverá ser oportunizado 
imediatamente em qualquer hipótese. 
c) a informação armazenada em formato digital será 
preferencialmente oferecida na forma impressa. 
d) o pedido de informação deve necessariamente 
conter a identificação do requerente. 
66. 
A Lei que dispõe sobre os procedimentos a serem 
observados com o fim de garantir o acesso a 
informações (Lei nº 12.527/2011): 
a) subordina com seu regime apenas os agentes públicos, 
as entidades e os órgãos da União Federal, uma vez que 
se trata de lei federal. 
b) permite indeferimento de acesso a informações sem 
exposição das razões sempre que a autoridade entender 
necessário. 
c) determina que a divulgação de informações pessoais 
depende sempre de prévio consentimento da pessoa a 
quem estas se referem. 
d) subordina com seu regime também as autarquias, as 
fundações públicas e as sociedades de economia mista 
municipais. 
e) permite recurso direto à Controladoria-Geral da União 
em caso de negativa de acesso à informação por 
entidades federais. 
67. 
O princípio da publicidade pode ser concretizado por 
meio de alguns instrumentos previstos na 
Constituição da República, como o direito de petição 
e de obtenção de certidões, independentemente do 
pagamento de taxas, além do direito de acesso à 
informação. Nesse contexto, é correto afirmar que: 
a) diante da obrigação constitucional de publicidade e 
transparência, é vedado ao agente público negar 
acesso à informação por alegação de sigilo legal; 
b) não obstante o ônus do poder público do dever de 
informar, é possível a cobrança ressarcitória, ou seja, 
aquela que corresponde ao efetivo gasto com o 
material empregado, como a hipótese de reprodução 
de documentos; 
c) é vedada a publicidade de informações relacionadas 
à remuneração de pessoal da Administração Pública; 
d) todos os julgamentos do Poder Judiciário são 
públicos, com livre acesso a qualquer cidadão, 
permitida a limitação tão somente quando da lotação 
do espaço físico das salas de audiência; 
e) a publicidade dos atos, programas, obras e 
campanhas dos órgãos públicos deve ter caráter 
educativo, informativo ou de orientação eleitoral, dela 
podendo constar nomes, símbolos ou imagens que 
 
 
remetam às autoridades ou servidores públicos 
efetivamente envolvidos no projeto. 
68. 
Sobre a Lei nº 9.455/97 (Crimes de Tortura), é correto 
afirmar que 
a) se a vítima da tortura for criança, a Lei nº 9.455/97 
deve ser afastada para incidência do tipo penal 
específico de tortura previsto no Estatuto da Criança e 
do Adolescente (art. 233 do ECA). 
b) há previsão legal de crime por omissão. 
c) é inviável a suspensão condicional do processo para 
qualquer das modalidades típicas previstas na lei. 
d) o regramento impõe, para todos os tipos penais que 
prevê, que o condenado inicie o cumprimento da pena 
em regime fechado. 
e) há vedação expressa, no corpo da lei, de aplicação 
do sursis para os condenados por tortura. 
69. 
Com relação à tortura, cabe afirmar: 
a) Genericamente trata-se de crime próprio. 
b) Não está tipificada distintamente a condutacometida com finalidade puramente discriminatória. 
c) Na versão especificamente omissiva, trata-se de cri- 
me comum. 
d) Trata-se de crime insuscetível de graça, porém não 
de anistia. 
e) Pode ser aplicada a lei brasileira ao crime praticado 
por brasileiro no estrangeiro. 
70. 
No que se refere à interpretação da natureza jurídica 
do preâmbulo da Constituição, segundo 
jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, é correto 
afirmar que: 
a) o preâmbulo da Constituição é normativo, 
apresentando a mesma natureza do articulado da 
Constituição e, consequentemente, serve como 
paradigma para a declaração de inconstitucionalidade. 
b) o preâmbulo da Constituição não constitui norma 
central, não tendo força normativa e, 
consequentemente, não servindo como paradigma 
para a declaração de inconstitucionalidade. 
c) o preâmbulo da Constituição possui natureza 
histórica e política, entretanto, se situa no âmbito 
dogmático e, consequentemente, serve como 
paradigma para a declaração de inconstitucionalidade. 
d) o preâmbulo da Constituição possui natureza 
interpretativa ou unificadora e traz sentido às 
categorias jurídicas da Constituição e, portanto, trata-
se de norma de reprodução obrigatória nas 
Constituições estaduais. 
71. 
De acordo com a Lei Federal nº 9.455/1997, NÃO será 
considerada causa de aumento da pena para o crime 
de tortura, se o delito for cometido: 
a) Contra pessoa presa ou sujeita a medida de 
segurança, impondo-lhe sofrimento físico ou mental, 
por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou 
não resultante de medida legal. 
b) Por agente público. 
c) Contra criança, gestante, portador de defciência, 
adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos de idade. 
d) Mediante sequestro. 
72. 
Em relação ao que dispõe a Lei n.º 12.527/2011, 
assinale a alternativa correta. 
a) Subordina-se ao regime da Lei de Acesso à 
Informação o Ministério Público. 
b) As empresas públicas e as sociedades de economia 
mista não estão obrigadas a divulgar informações 
sobre suas atividades. 
c) No pedido de acesso à informação de interesse 
público, é obrigatório constarem os motivos 
determinantes da solicitação. 
d) Quando se tratar de informação contida em 
documento cuja manipulação possa prejudicar sua 
integridade, não será concedido o acesso à informação. 
e) O acesso à informação necessária à tutela judicial ou 
administrativa de direitos fundamentais poderá ser 
negado por qualquer agente público. 
Noções de direito penal militar 
73. 
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a assertiva 
correta. 
a) Desrespeitar um superior hierárquico diante de um 
civil caracteriza o crime militar de desrespeito a 
superior. 
b) O despojamento, apenas por menosprezo, de 
uniforme militar por parte do militar não caracteriza 
crime militar. 
c) O militar que critica publicamente em rede social na 
internet uma resolução do Governo pratica o crime 
militar de publicação ou crítica indevida. 
d) O crime militar de desrespeito a símbolo nacional se 
caracteriza com base no ato ultrajante praticado pelo 
militar ao símbolo nacional independentemente do 
lugar ou diante de quem o ato for praticado. 
e) Pratica o crime militar de deserção o militar que se 
ausenta, sem licença, da unidade em que serve, ou do 
lugar em que deve permanecer, por mais de dois dias. 
74. 
É correto afirmar que 
a) o crime militar de dormir em serviço exige o dolo do 
autor para a sua caracterização. 
b) a ingestão de álcool pelo militar durante o serviço 
caracteriza o crime militar de embriaguez em serviço. 
c) o simples concerto para deserção não é crime 
militar. 
d) pratica o crime militar de exercício de comércio a 
praça que toma parte na administração ou gerência de 
sociedade comercial. 
e) o militar que usa indevidamente uniforme, distintivo 
ou insígnia de posto ou graduação superior somente 
cometerá crime militar se obtiver alguma vantagem 
desse uso. 
75. 
Com relação aos crimes contra a Administração 
Militar e contra a Administração da Justiça Militar, é 
correto afirmar que: 
a) desacatar superior, ofendendo-lhe a dignidade ou o 
decoro, ou procurando deprimir-lhe a autoridade só 
tipificará o crime militar de desacato a superior se for 
praticado diante de outro militar. 
b) o militar que pratica, indevidamente, ato de ofício, 
contra expressa disposição de lei, para satisfazer 
interesse ou sentimento pessoal, comete o crime 
militar de prevaricação. 
c) aquele que patrocina, direta ou indiretamente, 
interesse privado perante a administração militar, 
valendo-se da qualidade de funcionário ou de militar só 
cometerá crime militar se o interesse for ilegítimo. 
d) fraudar o cumprimento de decisão da Justiça Militar 
caracteriza o crime militar de fraude processual. 
e) provocar a ação da autoridade, comunicando-lhe a 
ocorrência de crime sujeito à jurisdição militar, que 
sabe não se ter verificado, caracteriza o crime militar 
de denunciação caluniosa. 
76. 
Assinale a alternativa que indica um crime 
propriamente militar, de acordo com a denominada 
Teoria Clássica. 
a) Dano em navio de guerra ou mercante em serviço 
militar (art. 263 do Código Penal Militar). 
b) Ingresso clandestino (art. 302 do Código Penal 
Militar) 
c) Favorecimento a desertor (art. 193 do Código Penal 
Militar). 
d) Omissão de socorro (art. 201 do Código Penal 
Militar). 
e) Ofensa às Forças Armadas (art. 219 do Código Penal 
Militar). 
77. 
O autor que, ao praticar o crime, supõe, por erro 
plenamente escusável, a inexistência de circunstância 
de fato que o constitui: 
a) poderá ter a pena atenuada ou substituída por outra 
menos grave, nos termos do Código Penal Militar, e 
terá sua conduta considerada como atípica, nos termos 
do Código Penal Comum. 
b) poderá ter a pena atenuada ou substituída por outra 
menos grave, nos termos do Código Penal Comum, e 
terá sua conduta considerada como atípica, nos termos 
do Código Penal Militar. 
c) será isento de pena, nos termos do Código Penal 
Militar, e terá excluído o dolo, nos termos do Código 
Penal Comum. 
d) será isento de pena, nos termos do Código Penal 
Comum, e terá excluído o dolo, nos termos do Código 
Penal Militar. 
 
 
e) poderá ter a pena atenuada ou substituída por outra 
menos grave, salvo em se tratando de crime que atente 
contra o dever militar, nos termos do Código Penal 
Militar, e será isento de pena, nos termos do Código 
Penal Comum. 
78. 
Com relação aos crimes contra a Autoridade ou 
Disciplina Militar, é correto afirmar: 
a) o simples concerto de militares para a prática do 
crime de motim não é punível, nos termos da lei penal 
militar, se estes não iniciarem, ao menos, os atos 
executórios do crime de motim. 
b) militares que apenas se utilizam de viatura militar 
para ação militar, em detrimento da ordem ou 
disciplina militar, mas sem ocupar quartel, cometem o 
crime de motim. 
c) o militar que, estando presente no momento da prá- 
tica do crime de motim, não usar de todos os meios ao 
seu alcance para impedi-lo, será responsabilizado 
como partícipe deste. 
d) o militar que, antes da execução do crime de motim 
e quando era ainda possível evitar-lhe as 
consequências, denuncia o ajuste de que participou 
terá a pena diminuída pela metade com relação ao 
referido crime militar. 
e) a reunião de dois ou mais militares com armamento 
ou material bélico, de propriedade militar, para a prá- 
tica de violência contra coisa particular, só 
caracterizará o crime de organização de grupo para a 
prática de violência se a coisa se encontrar em lugar 
sujeito à administração militar. 
79. 
Com relação aos crimes militares contra a pessoa, nos 
termos do Código Penal Militar e da jurisprudência 
majoritária do Tribunal de Justiça Militar do Estado de 
São Paulo, assinale a alternativa correta. 
a) Um Tenente da Polícia Militar que, de serviço, e 
durante abordagem policial, por imprudência, dispara 
sua arma de fogo e atinge fatalmente um civil terá 
praticado o crime comumde homicídio culposo. 
b) Um Soldado da Polícia Militar que, em serviço de 
policiamento, dolosamente ofende a integridade 
corporal de um civil terá praticado o crime comum de 
lesão corporal. 
c) O Sargento reformado da Polícia Militar que, 
mediante processo técnico, viola o direito à intimidade 
pessoal de uma Soldado da Polícia Militar, da ativa, 
filmando-a nua no interior da residência desta comete 
o crime de “violação de recato”. 
d) Um policial militar, da ativa, que, durante 
deslocamento de uma viatura ônibus, retira seu órgão 
genital para fora da farda, exibindo-o aos demais 
militares presentes no ônibus, pratica o crime militar 
de “ato obsceno” por encontrar-se em lugar sujeito à 
administração militar. 
e) Um Cabo da Polícia Militar, da ativa, que mata sua 
esposa, também Cabo da Polícia Militar, da ativa, não 
incorrerá no crime militar de homicídio em virtude da 
existência de vínculo conjugal entre eles. 
80. 
Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos 
crimes militares contra administração da Justiça 
Militar. 
a) Acusar-se, perante a autoridade, de crime sujeito à 
jurisdição militar, praticado por outrem, é fato atípico 
no âmbito penal militar. 
b) O militar que se acusar, perante a autoridade, de 
crime sujeito à jurisdição militar, inexistente, não 
incorre em crime em virtude da atipicidade da sua 
conduta. 
c) Provocar a ação da autoridade, comunicando-lhe a 
ocorrência de crime sujeito à jurisdição militar, só 
caracterizará o crime militar de “comunicação falsa de 
crime” se o autor da conduta sabe que o crime 
comunicado não se verificou. 
d) O crime militar de “falso testemunho ou falsa 
perícia” deixa de ser punível se, antes de iniciada a 
execução da pena, o agente se retrata ou declara a 
verdade. 
e) O Soldado da Polícia Militar, da ativa, que durante o 
serviço, inovar artificiosamente, na pendência de 
processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de 
coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz 
ou o perito, incorrerá no crime militar de fraude 
processual. 
 
 
 
 
 
 
Gabarito 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 01: e Questão 17: e Questão 33: c Questão 49: c Questão 65: d 
Questão 02: d Questão 18: d Questão 34: a Questão 50: d Questão 66: d 
Questão 03: d Questão 19: a Questão 35: d Questão 51: a Questão 67: b 
Questão 04: a Questão 20: b Questão 36: d Questão 52: b Questão 68: b 
Questão 05: b Questão 21: b Questão 37: b Questão 53: c Questão 69: e 
Questão 06: d Questão 22: c Questão 38: d Questão 54: a Questão 70: b 
Questão 07: c Questão 23: d Questão 39: b Questão 55: a Questão 71: a 
Questão 08: c Questão 24: c Questão 40: c Questão 56: e Questão 72: a 
Questão 09: b 
 
Questão 25: b Questão 41: c Questão 57: c Questão 73: c 
Questão 10: e Questão 26: d Questão 42: b Questão 58: a Questão 74: a 
Questão 11: d Questão 27: b Questão 43: a Questão 59: d Questão 75: b 
Questão 12: c Questão 28: b Questão 44: e Questão 60: b Questão 76: d 
Questão 13: c Questão 29: a Questão 45: d Questão 61: d Questão 77: c 
Questão 14: e Questão 30: c Questão 46: c Questão 62: e Questão 78: b 
Questão 15: d Questão 31: d Questão 47: c Questão 63: a Questão 79: d 
Questão 16: c Questão 32: c Questão 48: b Questão 64: b Questão 80: c

Mais conteúdos dessa disciplina