Buscar

Brasil e Austrália: Clima, Relevo e Economia

Prévia do material em texto

Nome: Samuel Oliveira N°24 9°A
RELACIONE O BRASIL E A AUSTRÁLIA EM RELAÇÃO AO CLIMA, RELEVO E ECONOMIA.
Relevo na austrália planalto de baixa altitude e desértico na região central, planície no Sudeste, No Brasil predominantemente por planaltos, planícies e depressões, embora outros conjuntos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares. 
Clima:
A Austrália possui um clima temperado durante a maior parte do ano, mas isso pode variar devido ao tamanho do continente. Os estados do norte geralmente têm clima quente a maior parte do tempo, enquanto aos estados do sul têm invernos mais frios. No Brasil, Equatorial, Tropical, Semiárido, Tropical de altitude, Tropical atlântico, Subtropical.
Economia: 
A Austrália possui economia bastante diversificada, a qual cresce em torno de 2% ao ano. Seu solo é, na realidade, inadequado para o plantio na maior porção do território, contudo a mecanização do trabalho e a implementação de técnicas e insumos de correção de solo propiciaram um melhor aproveitamento desse (vide Revolução Verde). Os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, frutas e cereais; além da realização da pecuária bovina e ovina. No setor secundário da economia (industrial), predomina a metalurgia em conjunto com a petroquímica. Suas principais cidades e centros econômicos são Sidney e Melbourne, que juntos possuem por volta de 8 milhões de habitantes. Enquanto que, Adelaide, Perth e Brisbane são polos relevantes, mas com no máximo 2,5 milhões de habitantes. Já no Brasil, agricultura, pecuária e à indústria de transformação.