Buscar

Ação de Consignação em Pagamento

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR(a) DOUTOR(a) JUIZ(a) DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO
Autos n˚___
			BUFFET CASÓRIUS LINDUS, inscritos no CNPJ/MF sob n˚ , com endereço eletrônico , domiciliado na rua , número , no bairro do Tatuapé, por seu advogado que por esta subscreve doc(I), vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com base nos artigos 540 e seguintes do Código de Processo Civil c/c artigo 319 do Código Civil, propor esta AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO DE ALUGUERES, em face do proprietário do imóvel , inscrito sob o CPF/MF n˚, residente e domiciliado em , com base nos fatos e argumentos a seguir.
			I – DOS FATOS
			O Buffet Casórius Lindus veio a celebrar um contrato de aluguel do espaço do endereço , no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), valores estes que seriam pagos por meio de depósito mensalmente na conta repassada pelo proprietário do imóvel. 
			Ocorre que, no último mês, o Buffet não conseguiu efetuar o depósito do pagamento pois a conta que havia sido indicada pelo proprietário não estava mais constando. Mesmo não ocorrendo o vencimento do aluguel, o Buffet ainda procurou o proprietário para receber orientações de como efetuar o pagamento do aluguel, porém não o localizou. 
			Com base no fato informado, restou somente ao Buffet a chance de ajuizar esta ação, para demonstrar sua intenção de pagar o débito que o mesmo reconhece e quer pagar, mas não encontra os meios necessários.
			II – DO DIREITO
			2.1 – Da Tutela de Urgência
			Considerando o fato que o não pagamento de tal débito pode gerar danos in mora ao Buffet, que seria confirmado ao ser seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, é pedido a concessão da tutela de urgência com a consignação em deposito do pagamento do valor do aluguel.
			Para ser concedida tal Tutela, é necessário cumprir dois requisitos: periculum in mora e fumus boni iuris. 
			Conforme o “perigo de demora” já se restou evidenciado, a “probabilidade do direito” se caracteriza no fato de que a empresa quer efetuar o pagamento do aluguel, porém não consegue efetuar pois a conta do proprietário ter sumido, impedindo que a mesma cumpra sua parte contratual, algo que a mesma não deseja efetuar.
					 
			2.2 – Do Mérito
			Conforme são prestações que vencem mensalmente, o autor requer que, durante o curso do processo, seja efetuado o depósito das quantias que vierem a vencer, segundo artigo 541 do Código de Processo Civil e o artigo 67, III, da Lei n˚. 8.245/91, sendo necessário que ocorra a autorização do deposito destas quantas para se extinguir a obrigação. 
			Levando em consideração de que o artigo 540 do Código de Processo Civil, o devedor poderá requerer que seja efetuado a consignação do pagamento do valor do aluguel que está a vencer, sendo depositado a quantia devida até o momento, seguindo o prazo de 24 horas (segundo o artigo 67, II, da Lei de Locações) ou mesmo no prazo de 5 (cinco) dias, com acréscimo de multa de 10%, segundo artigo 67, VI, da Lei de Locações, extinguindo-se os juros e riscos para o devedor.
			Levando em consideração de que o Buffet quer efetuar de fato o pagamento do aluguel, solicita-se a citação do réu para que o mesmo possa efetuar o levantamento deste depósito ou, se for de sua escolha, oferecer contestação, além de que seja fixado, em despacho de petição inicial, o lugar fixo, data e hora em que se fará a entrega do valor do aluguel, sob pena de depósito, ao seguir o artigo 543, do Código de Processo Civil. 
			III- DO PEDIDO
			Diante o exposto, requer-se: 
			a) concessão da tutela de urgência, com base no artigo 300 do Código de Processo Civil, uma vez que tem por objetivo impedir que o devedor venha a ser prejudicado quando o mesmo quer efetuar o pagamento;
			b) requer a procedência do pedido de declaração de extinção da obrigação do pagamento, conforme os argumentos expostos;
			c) que as intimações sejam dirigidas aos advogados doc(II);
			d) requer-se também a citação do réu nos termos do artigo 542, II, do Código de Processo Civil e do artigo 67, II, da Lei de Locações para aceitar o depósito ou oferecer contestação;
			e) que seja recebido o pagamento dos alugueres vincendos até o final da ação;
			f) condenação em honorários advocatícios e custas processuais ao réu.
Não se requer e ou concorda com a realização da audiência de conciliação prévia, segundo art. 334 do Código de Processo Civil.
Dá-se a causa o valor de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), conforme o contrato é por prazo indeterminado.
Termos em que, 
Pede deferimento
São Paulo 20 de novembro de 2022 
 ______________________
 OAB-SP n˚

Continue navegando