Buscar

Intolerância à lactose

Prévia do material em texto

FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba LTDA.
 Curso: Medicina
Disciplina/Módulo: SOI
Heliton José Baquil Araujo
Intolerância à lactose
1. Qual o motivo da diarreia que ocorre nos pacientes portadores de Intolerância à Lactose após o consumo de derivados do leite?
Por conta de não haver a quebra do dissacarídeo lactose, há o seu acumulo no trato intestinal, o que ocasiona a proliferação de bactérias fermentadoras. Dessa maneira, há uma liberação de gases e produção de certos ácidos orgânicos, gerando a sensação de “queimação” na barriga com cólicas intestinais e a flatulência, além do aumento da evacuação por conta da proliferação das bactérias e aumento da pressão osmótica que retém água e aumenta o trânsito intestinal.
2. Qual o motivo desta intolerância?
No processo digestivo de pessoas normais, o açúcar lactose é quebrado em duas hexoses simples (galactose e glicose) pela enzima lactase. Em pessoas que desenvolveram intolerância a lactose, há uma baixa ou inexistente produção de lactase, o que impede a catálise desse dissacarídeo em dois monossacarídeos. Essa doença é bastante comum na fase adulta do ser humano por questões naturais, podendo ser permanente (primária) ou temporária (secundária) e apresentando vários níveis de intolerância à lactose em algumas pessoas
Referências:
TÉO, Carla Rosane Paz Arruda. Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 6, n. 3, 2002.
MATHIÚS, Laís Adrieli et al. Aspectos atuais da intolerância à lactose. Rev. Odontol. Araçatuba (Online), p. 46-52, 2016.
FAHESP - Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí.
IESVAP - Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba S.A.
Av. Evandro Lins e Silva, nº 4435, bairro Sabiazal - CEP 64.212-790, Parnaíba-PI
CNPJ – 13.783.222/0001-70 | 86 3322-7314 | www.iesvap.edu.br

Continue navegando