Buscar

HISTÓRIA E TRADIÇÃO HEBRAICA Aap3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA TRADIÇÃO HEBRAICA Aap3
1)
As religiões cristãs e o judaísmo acreditam que as Escrituras Sagradas foram concebidas por intervenção divina. A Torá (o Pentateuco – os cinco primeiros livros do Antigo Testamento) já era constituída pelos Judeus antes mesmo da formação do cânone bíblico do Antigo Testamento. Acredita-se que as escrituras sagradas começaram a serem escritas por volta de 1.000 a.C. No Antigo Testamento, há 39 livros canonizados e, desde a sua formação, estes livros são aceitos pelos católicos e evangélicos. Contudo, 14 livros Apócrifos foram aceitos mais tarde pela Igreja Católica Romana. Nesse contexto, analise a sentença a seguir e preencha corretamente as lacunas:
A Torá é composta pelos livros: __________, __________, __________, __________ e __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
· a)Gênesis / Êxodo / Números / Deuteronômio / Josué.
· b)Gênesis / Êxodo / Deuteronômio / Levítico / Crônicas.
· c)Gênesis / Números / Levítico / Crônicas / Reis.
· d)Gênesis / Êxodo / Levítico / Números / Deuteronômio. CORRETA
Ae)Gênesis / Números / Levítico / I Crônicas / II Crônicas.
2)Em uma reunião de determinada igreja, na qual você estava presente, foi levantado o assunto sobre a existência do Diabo e como ele, de um ajo de luz, tornou-se o inimigo de Jesus.
Com seus conhecimentos em Teologia, quais argumentos você usaria para explicar a queda de Lúcifer?
Verifique se verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que podem ser usadas para elaboração de sua resposta ao grupo.
(   ) Antes da criação do mundo, Deus criou anjos. Dentre eles, Lúcifer tinha a mais alta honra no Céu. O anjo Lúcifer teve ciúmes do Filho de Deus e ficou com o coração cheio de repulsa e cólera. Lúcifer deixou claro para os outros anjos que nunca se prostraria a Jesus.
(   ) Devido a sua rebeldia em não aceitar Jesus como superior, Lúcifer foi expulso do céu. Não mais um ajo de luz, mas um anjo caído, instalou o caos na Terra. Então, Adão e Eva caem em tentação e, como Lúcifer, abandonam a submissão a Deus, por orgulho, desejo de serem também como Deus.
(   ) Há textos bíblicos que falam sobre a existência do anjo de luz, sua queda e como ele será derrotado no fim dos tempos.
(   ) Lúcifer não era amado por Deus, por causa de sua rebeldia. Assim, Deus o expulsa do Éden, juntamente com Adão e Eva.
Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras.
Alternativas:
· a)F – V – V – F.
· b)V – V – F – V.
· c)V – F – V – F.
· d)V – V – V – V.
e)V – V – V – F. CORRETA
3)A salvação para todos
Tillich apresenta cinco pressuposições sistemáticas para a abordagem teológica das religiões. A primeira é que as experiências de revelação são universalmente humanas. As religiões são firmadas sobre algo que é dado para o ser humano onde quer que ele viva. A ele é dada uma revelação, um tipo particular de experiência o qual sempre implica um poder salvífico. Revelação e salvação são inseparáveis, e há poder de revelação e de salvação em todas as religiões. O segundo aspecto é que a revelação é recebida pelo ser humano, nas condições de caráter alienado que possui e na situação humana finita e limitada. A revelação é sempre recebi da em uma forma distorcida, especialmente se a religião é usada como "meio para um fim" e não como um fim em si mesma. [...]
A função essencial de Cristo como o Novo Ser é salvar a humanidade de sua alienação e renovar o universo. É em Jesus, confessado como o Cristo, que o Novo Ser, o qual é o princípio da transformação de toda a existência histórica e da renovação da criação, é manifestado. Ao mesmo tempo, é o Novo Ser em Jesus, como o Cristo, que constitui a norma material da Teologia Sistemática. Neste sentido, Tillich, mais do que se situar na perspectiva da justificação pela fé (como fez Lutero), orienta sua teologia na perspectiva da nova criação - o que, mais uma vez, abre perspectivas para o diálogo.
As religiões ensinam sobre a salvação da alma, a esperança da humanidade em uma vida eterna e sem sofrimento. Quanto ao cristianismo, verifique as afirmações e assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)A igreja Romana compreende que a salvação da alma pode ser concedida mediante o pagamento de indulgências, inclusive a alma de pessoas já falecidas, pensamento que se mantém desde a Idade Média.
· b)O cristianismo compreende que a salvação vem pela graça redentora de Jesus – o seu sacrifício e ressurreição garantem a vida eterna àqueles que nele creem. O judaísmo ortodoxo pauta a salvação no cumprimento das leis de Moisés e ainda aguarda a vinda do Messias, aquele que restaurará o trono a Israel e que reinará para sempre. CORRETA
· c) A salvação pela graça em Jesus é fundamental, mas a participação ativa no corpo de uma Igreja é o que garante a manutenção da salvação do homem. Aquele que se afasta da comunhão dos membros está seriamente comprometido a perder a sua salvação.
· d)O sacrifício de Jesus somente não é suficiente para a salvação do homem. Todos necessitamos cumprir a Lei de Moisés, assim como fazem os judeus, além de colaborar financeiramente com dízimos e ofertas para manutenção dos templos e da obra missionária.
· e)Jesus foi modelo de vida para salvação. Cabe ao homem aproximar-se cada vez mais da salvação por meio de seu comportamento semelhante a Jesus, aproveitando esta e outras vidas para aprimorar sua alma e espírito, até que seja digno de subir à presença de Deus.
4)
A Herança dos Sacerdotes e dos Levitas
18 “Os sacerdotes levitas e todo o restante da tribo de Levi não terão posse nem herança em Israel. Viverão das ofertas sacrificadas para o Senhor, preparadas no fogo, pois esta é a sua herança. 2 Não terão herança alguma entre os seus compatriotas; o Senhor é a sua herança, conforme lhes prometeu.
3 “Quando o povo sacrificar um novilho ou uma ovelha, os sacerdotes receberão a porção devida: a espádua, a queixada e o estômago. 4 Vocês terão que dar-lhes as primícias do trigo, do vinho e do azeite, e a primeira lã da tosquia das ovelhas, 5 pois, de todas as tribos, o Senhor, o seu Deus, escolheu os levitas e os seus descendentes para estarem na presença do Senhor e para ministrarem sempre em seu nome.
6 “Se um levita que estiver morando em qualquer cidade de Israel desejar ir ao local escolhido pelo Senhor, 7 poderá ministrar em nome do Senhor, o seu Deus, à semelhança de todos os outros levitas que ali servem na presença do Senhor. 8 Ele receberá uma porção de alimento igual à dos outros levitas; além disso, ficará com o que receber com a venda dos bens da sua família.
(Deuteronômio 18.1-8)
Sobre o sacerdócio dos levitas
Alternativas:
· a)eram escolhidos pelo povo por seu excelente serviço no templo e no trabalho junto aos fiéis. Por trabalharem sem receber remuneração, era comum o povo oferecer alimento e roupas, além de moradia e demais cuidados aos levitas.
· b)eram voluntários para o trabalho no templo. Qualquer membro do povo de Israel poderia se voluntariar, desde que mostrasse uma vida íntegra e reta perante o Senhor. Por serem voluntários, a eles era oferecido parte dos sacrifícios, para seu próprio alimento.
· c)foram escolhidos para o trabalho exclusivo do Senhor. Eles foram retos nos tempos de Moisés e não se contaminaram com as ofertas ao bezerro de ouro, no deserto. Contudo, não tinham bens para si, mas parte das ofertas eram oferecidas para seu sustento, e ainda podiam habitar entre as outras tribos de Israel.
· d)tinham o sacerdócio estabelecido pela descendência de Levi. A parte das terras que ficaram com esta tribo não eram boas produtoras de grãos nem de ovelhas, por isto, quando os sacrifícios eram realizados, parte da oferta era dada a eles. Este era um sistema de partilha dos bens, de forma que a sociedade era comunitária.
· e)além do cuidado com o templo, eram responsáveis pelos louvores em adoração a Deus, ministravam dentro e fora do templo, nos cultos e nas datas festivas. O primeiro sacerdote de Israel foi Josué.
Alternativa assinalada

Continue navegando