Buscar

Sociedade Brasileira e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sentido de participação popular que deriva do termo democracia se explica já nas 
Origens desta palavra, que, em grego antigo, unia demos (povo) e kratos (poder), constituindo, portanto, o poder do povo ou o governo do povo. Se bem verdade que esta noção de participação popular se mantém vinculada ao termo democracia desde a Grécia Antiga até a atualidade, existem outras concepções que foram gradativamente adicionadas ao conceito para que chegássemos ao que, hoje, se entende por democracia. Leia o texto e responda as perguntas a seguir:
a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta. De acordo com Platão a política é uma ciência que deve ser ensinada à sociedade, e isso deve acontecer na adolescência, na formação educacional desses jovens, pois segundo o pensador a política é uma virtude. Platão acredita que o governo deveria se estabelecer de acordo com aquilo que impõe a razão, de modo que o governo será tão mais eficiente e garantirá mais a felicidade geral quanto mais forem sábios os que governam. Defendia, portanto, a "sofocracia", o governo dos sábios.
b) Como Platão argumenta sobre a opinião popular? Justifique sua resposta. De acordo com Platão a melhor forma de governo seria a Democracia, pois ela leva em conta a opinião do povo, ou seja, a vontade da maioria e como o próprio nome diz em grego, o governo do povo. Porém, esse processo de escolha popular para o filósofo não era muito confiável, pois o cidadão poderia ser facilmente manipulado. Esses poderiam se levar pela a aparência e características dos candidatos. Nesse sentido, o povo não perceberia as qualificações e conhecimento necessários dos candidatos. É possível perceber essa visão de Platão nos dias atuais, a grande massa não gosta de discutir política, e quando chegam as eleições votam exclusivamente pela a aparência ou por discursos prontos e sem fundamento, simplesmente com frases de efeitos, slogans ou músicas que caem no gosto popular. 
c) Como se mostra o argumento de Platão sobre a dinâmica democrática? Explique o que o filósofo afirmava sobre a diversidade de características individuais.
Platão foi um filósofo político do mundo ideal a igualdade consiste em tratar de desigual os desiguais. Nesse sentido, os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de forma desigual, na medida em que desigualem. Nesse sentido, Platão identifica a democracia como algo nocivo, ou seja, um governo de multidão um corpo político, que deveria ser formado por cidadãos iguais e virtuosos, capazes de se governarem a si mesmos, o que não ocorre, pois segundo o filósofo a democracia é um governo de multidão e não pode ter uma versão virtuosa, pois a multidão não faz distinção entre o governante e que detém a riqueza. Nesse contexto, a existência da diversidade é uma característica da humanidade, pois cada ser tem uma característica única, sendo um mal para um bom governo, pois a massa é desprovida de racionalidade política o que conduz a sociedade a uma situação de desordem.

Outros materiais