A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04) PROVA INDIVIDUAL PESO 1,50

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:679543) ( peso.:1,50)
	Prova:
	31791508
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O modelo de arquitetura de um sistema distribuído visa estabelecer a forma pela qual os componentes dos sistemas interagem e a maneira pela qual eles são mapeados em uma rede de computadores. Objetiva garantir que sua estrutura atenda às demandas atuais e provavelmente futuras. Com relação aos sistemas distribuídos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A arquitetura distribuída baseada em código móvel possibilita que um código seja enviado de um computador para outro e seja executado no destino.
(    ) Os agentes móveis possuem a mesma funcionalidade do código móvel, mas com a vantagem de não oferecer riscos à segurança do sistema.
(    ) A arquitetura, ou padrão, chamada cliente magro utiliza um dispositivo conhecido como thin client, o qual se conecta a um servidor de aplicações que realiza as tarefas mais relevantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	2.
	Os equipamentos eletrônicos de computação passaram por grande desenvolvimento nas últimas décadas, tornando-se mais poderosos em relação às capacidades de processamento e de memória, e por outro lado, cada vez menores. Com a miniaturização dos equipamentos e a melhoria da comunicação em redes, principalmente redes sem fio, surgiram conceitos importantes como da computação móvel e da computação ubíqua. Além desses, ainda surge o conceito da computação pervasiva. Com relação a esses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A computação móvel é a viabilidade do ser humano se movimentar para locais distintos, a qualquer hora, levando consigo dispositivos que permitem a utilização de serviços computacionais.
(    ) A computação ubíqua é responsável por integrar os dispositivos computacionais com o mundo físico, coordenando dispositivos inteligentes, móveis e estacionários, para prover os serviços aos usuários de forma transparente.
(    ) A computação pervasiva se beneficia dos dois conceitos: computação móvel e computação ubíqua, porque requer a existência de vários dispositivos diferentes, com capacidade computacional e coordenados, destinados a realizar diferentes tarefas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	3.
	Os sistemas de informação distribuídos surgiram em decorrência da construção de uma infraestrutura que viabilizou a integração entre sistemas. Um dos tipos de sistemas de informação distribuídos são aqueles capazes de executar transações distribuídas, e são chamados sistemas de processamento de transações. Com relação aos sistemas de processamento de transações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os sistemas de processamento de transações tem como responsabilidade realizar a integração de aplicações empresariais.
(    ) Os sistemas de processamento de transações são resultantes de uma arquitetura identificada como cliente/servidor.
(    ) Nos sistemas de processamento de transações é dado o nome de transação à sequência "requisição-execução-resposta" executada entre dispositivos clientes e servidores.
(    ) No processamento de transações, a principal característica é que nem todas as operações de um determinada transação precisam ser executadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	Os servidores têm a responsabilidade de gerenciar dados e informações que são enviados aos clientes numa rede de computadores. Uma grande evolução, pois antigamente os sistemas de grande porte realizavam o processamento das informações de forma centralizada, já que os terminais dos usuários não tinham capacidade de processamento. Como eram chamados esses terminais dos usuários?
	 a)
	Terminais finais.
	 b)
	Terminais centralizados.
	 c)
	Terminais burros.
	 d)
	Terminais distribuídos.
	5.
	Os sistemas distribuídos têm por objetivo a descentralização e o processamento paralelo das informações, podendo ser implementados por dois ou mais computadores interligados através de uma rede. Considerando a evolução nos sistemas distribuídos ocorrida a partir da década de 1980, com o advento das redes de computadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Até a década 1980, os usuários acessavam as informação em um computador central (mainframe), e os terminais dos usuários não tinham capacidade de processamento.
(    ) Até a década de 1980, os sistemas centralizados de grande porte eram responsáveis pelo processamento de todas as informações existentes nas empresas.
(    ) Os sistemas computacionais que fazem parte de uma rede de computadores são chamados de servidores de rede centralizados.
(    ) Um sistema distribuído permite que os usuários acessem recursos em outras máquinas, mas não possibilita a transparência destes recursos para os usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Falhas podem ocorrer nos processos e também nos canais de comunicação, no contexto dos sistemas distribuídos. Essas falhas podem ser diversas. Com relação aos nomes dados para esses tipos de falhas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Falhas por omissão.
(    ) Falhas arbitrárias.
(    ) Falhas de acesso remoto.
(    ) Falhas por sincronização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	O modelo de arquitetura de um sistema distribuído visa estabelecer a forma pela qual os componentes dos sistemas interagem e a maneira pela qual eles são mapeados em uma rede de computadores. Objetiva garantir que sua estrutura atenda às demandas atuais e provavelmente futuras. Acerca dos sistemas distribuídos, analise as sentenças a seguir:
I- A arquitetura distribuída baseada em código móvel possibilita que um código seja enviado de um computador para outro e seja executado no destino.
II- Os agentes móveis possuem a mesma funcionalidade do código móvel, mas com a vantagem de não oferecer riscos à segurança do sistema.
III- A arquitetura, ou padrão, chamada cliente magro utiliza um dispositivo conhecido como thin client, o qual se conecta a um servidor de aplicações que realiza as tarefas mais relevantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Uma das principais características dos sistemas distribuídos é o atendimento a um grande grupo de usuários dispersos ou não geograficamente, e especialmente com eficiência e segurança. A escalabilidade é um dos principais objetivos para os projetistas e desenvolvedores de sistemas distribuídos. Nesse contexto, considerando os desafios relacionados à escalabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Devem ser aceitáveis os custos dos recursos físicos para o atendimento das novas solicitações.
(    ) Algoritmos descentralizados devem ser utilizados para que não aconteçam gargalos de desempenho no sistema.
(    ) As necessidades do sistema não necessitam de previsão porque os recursos de software não se esgotam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	9.
	Como vimos, uma das principais características dos sistemas distribuídos é o atendimento a um grande grupo de usuários

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.