Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Economia do Setor Público
Lista 11
Michele Souza 
Mat: 47072
1) De acordo com um estudo econométrico, a Dinamarca e a Suécia estão no lado errado da curva de Laffer para a tributação da renda de capital. Explique o que as palavras “lado errado” significam neste contexto. 
Esse estudo econométrico que diz que a Dinamarca e a Suécia estão do “lado errado” da curva de Laffer mostra que para esses países o ponto que mede a relação entre as alíquotas e o grau de arrecadação se encontra a direita do ponto ótimo em que há maximização das receitas, dessa maneira o aumento da alíquota tributária reflete na queda de receita a partir desse ponto. Isso por que a curva de Laffer representa a relação entre a eficiência e as respostas comportamentais da tributação. 
2) Caracterize o problema da tributação ótima conforme estruturado por Ramsey. Por que se afirma que o resultado de Ramsey apresenta problemas do ponto de vista distributivo? 
Para Ramsey os bens que possuem demanda elástica devem ter menor tributação que os bens de demanda inelástica, que devem ser tributados de forma mais pesada. Desse modo o problema distributivo surge de que o imposto deve ser proporcional ao inverso da elasticidade da demanda por um bem, resultando então na existência de uma tendência de tributar mais os bens presentes nas cestas de famílias mais pobres e menos nos bens obtidos por famílias mais ricas. Dado que, o problema da tributação ótima de Ramsey consiste na tributação de bens que minimize o peso morto do imposto para uma dada receita governamental. 
3) Comente os efeitos renda e substituição que podem surgir quando o salário de um indivíduo é tributado. O que acontece quando o efeito renda é dominante e, quando o efeito substituição é dominante?
 havendo tributação no salário de um indivíduo, pode haver variações na carga horário do mesmo, o que irá depender da proporção dos efeitos renda e substituição. Quando o efeito renda for maior que o substituição, o individuo percebe uma queda no seu poder de compra, necessitando trabalhar mais para igualar seu poder de compra anterior. Quando o efeito substituição for maior que o renda, itens como lazer estão mais baratos para seu consumo, portanto o individuo não sente a mesma necessidade de trabalhar mais. 
4) Responda a mesma questão anterior, mas quando há um imposto sobre os rendimentos de poupança, seguindo a lógica do modelo de ciclo de vida. 
Havendo imposto sobre os rendimentos de poupança a alíquota recai sobre a taxa de juros da economia, sendo em uma situação de tributação intertemporal. Dessa maneira, quando o efeito renda for maior que o substituição, a perda do seu poder de compra é mais perceptível ao individuo, reduzindo seu consumo presente e aumentando seu investimento em poupança. Quando o efeito substituição for maior que a renda, há o aumento do consumo presente, reduzindo a poupança e consequentemente o consumo futuro.

Continue navegando