Buscar

saude coletiva forum e estudo caso

Prévia do material em texto

#interna
De acordo com o referencial citado na apostila, O Pacto em Defesa do SUS discorre de uma portaria, esta por sua vez, a de nº 399, que descreve suas particularidades e o que é padronizado.  A PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006, é uma política pública que acaba de completar uma década e meia de existência. Nesses poucos anos, foi construído no Brasil, um sólido sistema de saúde que presta bons serviços à população brasileira na sua grande maioria das vezes. De acordo com o que foi descrito desenvolva um texto que descreva as suas particularidades, e sobre os pactos em defesa do SUS
O SUS – sistema único de saúde – criado pelo Governo e aprimorado ao longo dos anos vem sendo construído e aprimorado de tal forma que todo cidadão tenha direito a saúde e sua manutenção. A maneira como ele é constituído e as suas segmentações faz com que sua sistemática funcione de forma efetiva e concreta. 
O Pacto pela Saúde, onde a negociação se passa pelo gestor estadual, tem sua atenção voltada para as unidades básicas de saúde, centros de saúde e unidades de saúde da família. É um primeiro acesso à população e desafoga os outros setores da saúde, como os hospitais. Em muitos casos vemos a mídia se referir ao SUS como algo em colapso, porém nessas reportagens não é visto que – em muitos casos – as pessoas que estão lá já foram direto para a última instancia do processo, que são os hospitais. Em muitos casos não foi procurado uma unidade básica de saúde ou UPAs locais.
Eu trabalhei num hospital oncológico municipal no sul de Minas, em 2008. Era responsável pelo SAC e vi diversas reclamações de pacientes que não deveriam estar ali. Não tinham sido orientados e nem ao menos conheciam as demais instancias do Sistema Único de Saúde. Mas, mesmo com uma grande demanda, esse hospital conseguia dar conta de seus pacientes, encaminhá-los para os setores responsáveis e ter um fluxo muito bom de atendimento.
O SUS, em suas esferas municipais, estaduais e federais trabalham de forma unificada e estratégica. Vimos, nesta pandemia, que os países que não têm um sistema preocupado com a população como o nosso, se colapsou, pois não deu conta da quantidade de doentes e nem todos tinham acesso as redes particulares. 
Concluindo, o SUS tem, sim, seus problemas e metodologias que precisam ser aprimoradas, mas toda a sua estrutura e forma são feitas para que o país funcione e a população tenha esse retorno e auxílio quando precisar. Ao longo desses anos ele tem funcionado e tem salvado vida de pessoas que não podem contar com a rede particular. Ele é de extrema valia para os brasileiros e, após essa pandemia de Covid-19, muitos países devem repensar sua forma de atender a sua população. Quem sabe até, não se inspiram no Brasil para a criação de um sistema de saúde efetivo. 
Referências
apostilas Uningá coletiva.
fonte: sms.saúde.gov.br 2006.
Levando em consideração os Mapa do Brasil, realize um organograma de ações prioritárias na atenção básica, utilizando informações que fomentem a construção e a implantação do distrito sanitário em qualquer local do país. Isto deve ser visto como um processo social, como uma expressão concreta de uma política com dimensão social, podendo ser utilizado alguns pontos como por exemplo:  território, levantamento de problemas, práticas sanitárias e processo de trabalho. Portanto, escolha um estado e realize a elaboração do mapa inteligente, utilizando ferramentas de pesquisa de livre acesso que é o DATASUS e o IBGE.

Continue navegando