Buscar

RESPOSTA IMUNOLÓGICA A TRANSPLANTES E TUMORES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício 1:
Se o órgão de um indivíduo – o doador – for transferido para um outro indivíduo – o receptor – pode-se desenvolver, depois de alguns dias, uma reação inflamatória local que geralmente evolui para necrose e destruição do órgão transplantado, ou seja, sua rejeição. Se outro órgão do mesmo doador for reimplantado no receptor, a rejeição ocorrerá muito mais rapidamente. Entretanto, se o órgão implantado for de outro doador, a rejeição com a mesma velocidade do primeiro caso. Assim, a rejeição é um fenômeno específico e dotado de memória, características de uma resposta imunitária. Assinale a alternativa falsa:
A) além de apresentarem antígeno para linfócitos T, as moléculas de MHC são também responsáveis pelo fenômeno de rejeição de enxerto
B) xenotransplantes são transplantes de órgãos realizados entre espécies diferentes
C) HLA é a denominação do Complexo de Histocompatibilidade na espécie humana
D) reação hiperaguda leva à rejeição irreversível do aloenxerto
E) aloenxerto ocorre apenas entre indivíduos gêmeos
Exercício 2:
É incorreto afirmar sobre imunidade de transplantes:
A) os antígenos dos aloenxertos que servem como alvo principal de rejeição são as proteínas codificadas no Complexo Maior de Histocompatibilidade (MHC)
B) a rejeição hiperaguda ocorre minutos após o transplante e é caracterizada pela trombose de vasos do enxerto
C) drogas imunossupressoras são usadas como prevenção e tratamento da rejeição de transplante
D) a rejeição hiperaguda pode ser mediada por células T ou anticorpos do hospedeiro
E) transplante de medula óssea provocam reações de rejeição forte, tendo risco de doença enxerto-versus- hospedeiro
Exercício 3:
A substituição de órgãos doentes por um transplante de tecido saudável tem sido um objetivo na medicina. A ideia original nasceu da compreensão de que era possível curar muitas doenças pela implantação de células, tecidos ou órgãos de um indivíduo para outro. As dificuldades são inúmeras, podendo-se citar a técnica cirúrgica a qual requer grande conhecimento e acurácia, a escassez de órgãos e os processos de rejeição. Quanto a imunologia do transplante, assinale a alternativa correta:
A)Os enxertos que são geneticamente semelhantes ao do receptor induzem memória imunológica, uma das principais características das respostas imunes adaptativas.
B) As moléculas do Complexo Principal de Histocompatibilidade (CPH/MHC) são responsáveis por quase todas as reações de rejeição forte (rápida ou aguda).
C) A apresentação direta de moléculas do MHC estranhas é uma reação cruzada de um receptor de linfócito B que foi selecionado para reconhecer células"not-self"
D) A rejeição hiperaguda se caracteriza pela oclusão trombótica da vasculatura do enxerto, que se inicia alguns dias após a anastomose, entre os vasos sanguíneos do enxerto e do hospedeiro, e é mediada por anticorpos pré-existentes na circulação do hospedeiro.
E) A reação crônica ao enxerto é causada por uma reação tipo 2 de Gell e Coombs, devido a ação citotóxica aos vasos sanguíneos do tecido transplantado.

Continue navegando