Buscar

lixo na cidade de cáceres

Prévia do material em texto

RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES
Os resíduos domiciliares são todo tipo de resíduos gerados pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos (por exemplo, restos de alimentos e madeira) ou inorgânicos (exemplo, embalagens, vidros e papéis).
Efetuar a separação correta do lixo domiciliar é uma tarefa que exige pouco tempo e faz toda a diferença para o meio ambiente se feito todos os dias.
TIPOS DE RESÍDUOS
ORGÂNICO: 
O lixo orgânico consiste em alimentos, restos de madeira, vegetais, carne e demais produtos que são decompostos pela natureza.
	VOCÊ SABIA?! Esse tipo de lixo forma um liquido chamado chorume que pode contaminar lençóis freáticos, solo, plantações e animais, daí a importância do processamento desses resíduos.
RECICLÁVEIS: 
São aqueles que após passar por uma transformação ainda podem ser utilizados, seja de forma original ou como matéria prima. Os resíduos recicláveis consistem na sua grande maioria de produtos sintéticos de difícil decomposição no meio ambiente, tais como papéis, jornais, revistas, papelão, vidro, copos plásticos e sacolas.
NÃO RECICLÁVEIS:
São aqueles que não podem ser reaproveitados após transformações físicas e químicas, por exemplo, adesivos, espelhos, papel higiênico e isopor.
Partindo dessas premissas, sabendo quais são os tipos de resíduos, vamos saber um pouco mais a respeito da coleta seletiva no nosso município de Cáceres/MT e a forma de como procedê-la.
A COLETA SELETIVA NO MUNÍCIPIO DE CÁCERES/MT
A coleta seletiva se dá na região central diariamente e nos bairros, em dias alternados, previamente definidos. Para tanto é necessário que a população prepare os resíduos de forma adequada quando da coleta, evitando materiais soltos, ensacando os resíduos em sacos plásticos e não misturando matérias recicláveis com não recicláveis.
Ainda, caso queiram depositar os resíduos nos containers dispostos na cidade deverão utilizar os VERDES para acondicionamento de material recicláveis e os MARRONS para não recicláveis.
Todos os resíduos recicláveis são encaminhados para a cooperativa de catadores. Já os resíduos domésticos, após coletados, são encaminhados para o aterro sanitário.
	VOCÊ SABIA?! Uma em cada três pessoas no país não faz ideia de onde vai parar todo o lixo que ela produz por dia. Se você é uma delas, aprenda: a grande maioria do lixo produzido no Brasil é destinada a aterros sanitários. Lá, essa matéria é fermentada, gerando o chorume e o gás metano. Outra parte do lixo vai para usinas de reciclagem, solução muito mais ecológica. O processo, no entanto, é 15 vezes mais caro do que o realizado nos aterros.
Ao reciclar o lixo você impede que toneladas de lixo sejam jogadas em aterros, isso diminui o impacto do lixo ao meio ambiente.
	VOCÊ SABIA?! No ano de 2013 foram coletadas 17.160,7 toneladas de lixo no município de Cáceres/MT, sendo que cada pessoa produzia uma massa de lixo de 0,62 quilos por dia, sendo gasto em torno de R$ 43,41 por tonelada.
A destinação irregular de resíduos pode comprometer a qualidade do solo, água e ar, expor a população a substâncias tóxicas e patogênicas, sem contar os bueiros entupidos e os rios poluídos, por isso é de suma importância que cada um faça sua parte. 
NÃO DESCARTE ESSA IDEIA!
O MEIO AMBIENTE AGRADECE.

Continue navegando