Buscar

QUESTOES ODONTOLOGIA

Prévia do material em texto

RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL 2015 – ODONTOLOGIA 
 
RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL 2015 – ODONTOLOGIA 
 
 LUCIVANDA BARBOSA 
 
QUESTÕES 1 A 20: Políticas Públicas em Saúde, SUS 
 
01. A Lei 8.080/1990, além de constituir um instrumento legal e normativo do SUS, é também uma fonte de conceitos operacionais. Neste sentido, sua integralidade é entendida no âmbito do SUS como: 
(A) um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. 
(B) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. 
(C) uma conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos, com vistas ao fortalecimento sanitário 1 decorrente do meio ambiente. 
(D) uma estratégia que prioriza as atividades curativas, sem prejuízo dos serviços preventivos, mediante o repasse federal de verbas proporcional ao perfil demográfico e epidemiológico. 
 
02. A Política Nacional de Atenção Básica instituiu os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das suas ações e da sua resolubilidade. Estes Núcleos são constituídos de equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada às Equipes Saúde da Família. Os profissionais que podem fazer parte das equipes do NASF são: 
(A) Médico Pediatra, Assistente social e Pedagogo. 
(B) Médico do Trabalho; Médico Homeopata e Arte-educador. 
(C) Médico Veterinário, Médico Acupunturista e Odontólogo. (D) Médico Oftalmologista; Psicólogo e Fonoaudiólogo. 
 
03. Dentro da Política Nacional de Humanização, colocar em ação o acolhimento como diretriz operacional requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde com diversas implicações, dentre elas: 
I. A reorganização do serviço de saúde a partir da problematização dos processos de trabalho de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional. 
II. Um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. 
III. A permanência de um médico e/ou enfermeiro no atendimento de porta de entrada da unidade para que o usuário seja classificado de acordo com sua vulnerabilidade à doença. 
IV. O aumento da responsabilização dos profissionais de saúde e elevação dos coeficientes de vínculo e confiança. 
 
Assinale a alternativa que apresenta apenas respostas CORRETAS: 
(A) II e III 
(B) III e IV 
(C) I e IV 
(D) II e IV 
 
04. A Promoção de Saúde é uma importante política nacional que objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas. Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma das estratégias desta política? 
(A) Redução da morbimortalidade por acidente de trânsito. 
(B) Prevenção e controle do tabagismo. 
(C) Realização de atividades programadas e de atenção à demanda espontânea. 
(D) Promoção do desenvolvimento sustentável. 
 
05. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (EPS) agrega, em seu bojo, um conjunto de propósitos, princípios e finalidades. No que se refere a esta política, é CORRETO afirmar que: 
(A) Sua função é incorporar o ensino e o aprendizado à vida cotidiana das organizações. 
(B) Sua característica é a realização de cursos periódicos, em categorias profissionais isoladas. (C) É centrada na atualização de conhecimentos e baseada em técnicas de transmissão. 
(D) Destina-se a públicos multiprofissionais, focando-se principalmente em processos técnicos. 
 
 
 
 
 
06. Sobre atividades básicas da Estratégia Saúde da Família, marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) Desenvolver processos educativos através de grupos voltados à recuperação da auto-estima, troca de experiências, apoio mútuo e melhora do autocuidado. 
( ) Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis com ênfase nas suas características socioeconômicas, psicoculturais, demográficas e epidemiológicas. 
( ) Jamais perder de vista o usuário, responsabilizando-se pelas referências necessárias e recebendo as contra referências, para continuar atuando no nível de cuidados básicos. 
 
A sequência CORRETA é: 	2 
(A) V, V, F 
(B) F, V, V 
(C) V, F, V 
(D) V, V, V 
 
 
07. Um dos fundamentos e diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica à Saúde é o da longitudinalidade do cuidado. A definição do significado deste termo na legislação é: 
(A) a construção de relações de afetividade e confiança entre o usuário e o trabalhador da saúde. 
(B) o processo de vinculação de pessoas e/ou famílias e grupos a profissionais/equipes, com o objetivo de ser referência para o seu cuidado. 
(C) a continuidade da relação clínica, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente. 
(D) estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupondo uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde. 
 
08. A Política Nacional da Atenção Básica define a organização de Redes de Atenção à Saúde (RAS) como estratégia para um cuidado integral e direcionado as necessidades de saúde da população. Neste sentido, são funções a ser cumpridas pela atenção básica: 
(A) Coordenar o cuidado e ser resolutiva. 
(B) Garantir o acolhimento e ofertar educação permanente. 
(C) Ser sua base e assegurar uma escuta qualificada dos usuários. (D) Ordenar a rede e organizar as ações intersetoriais. 
 
09. Segundo a Lei 8.142/90, a Conferência de Saúde para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos diversos níveis do sistema a cada (em anos) deve ser realizada: (A) Seis anos. 
(B) Oito anos. 
(C) Quatro anos. 
(D) Dez anos. 
 
10. A Educação Permanente em Saúde é o enfoque educacional reconhecido como sendo o mais apropriado para produzir as transformações nas práticas e nos contextos de trabalho, fortalecendo a reflexão na ação, o trabalho em equipes e a capacidade de gestão sobre os próprios processos locais. Sua principal característica é a de que se baseia em: (A) pedagogia da autonomia. 
(B) controle social. 
(C) aprendizagem significativa. 
(D) gestão participativa. 
 
11. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. 
Não faz parte dos princípios e diretrizes dispostos pela Lei 8080/90: 
(A) Descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo. 
(B) Conjugação dos recursos das três esferas de gestão na prestação de serviços de assistência à saúde da população; (C) Participação da comunidade. 
(D) Direção única centralizada no governo federal. 
 
12. O controle social sobre a gestão do Sistema Único de Saúde é exercido pelos Conselhos e Conferências de Saúde. A Lei 8142/90 estabelece as características de composição e as atribuições destas instâncias colegiadas. Qual opção corresponde a uma destas características? 
(A) A representação dos gestores nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. 
(B) As deliberações dos Conselhos de Saúde não precisam ser homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera de governo. 
(C) O Conselho de Saúde é constituído por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e 
	usuários. 	3 
(D) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde têm sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, definidos pelo chefe do poder executivo em cada esfera de gestão. 
 
13. O Sistema Único de Saúde, conforme estabelecido pela Lei 8080/90 é constituído pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por: 
(A) todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal). 
(B) órgãos e instituições públicas e de formacomplementar pela iniciativa privada. 
(C) órgãos e instituições públicas e de forma complementar pelos serviços filantrópicos. 
(D) por órgãos e instituições públicas e de forma complementar pelos planos e seguros de saúde. 
 
14. As Regiões de Saúde são recortes territoriais inseridos em um espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados do território. Assinale a opção que corresponde a uma das Diretrizes das Regiões de Saúde, conforme estabelecido no Pacto de Gestão: 
(A) organizar a rede de ações e serviços de saúde a fim de assegurar a universalidade do acesso, a equidade e a integralidade do cuidado. 
(B) pactuar as responsabilidades não compartilhadas, que são as referentes à média e à alta complexidade. 
(C) pactuar com o governo federal, o conjunto das ações complementares; 
(D) assumir o conjunto das responsabilidades entre os municípios integrantes da região, sem necessidade de apoio dos estados e da União. 
15. O Pacto pela Vida é constituído por um conjunto de compromissos sanitários entre os gestores do SUS, em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. São definidas por: 
(A) estabelecimento de prioridades municipais, que não podem ser agregadas às prioridades nacionais estaduais ou regionais. 
(B) estabelecimento de prioridades nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde aplicáveis universalmente aos estados, regiões e municípios. 
(C) estabelecimento de metas nacionais, estaduais, regionais ou municipais, sendo que prioridades estaduais ou regionais podem ser agregadas às prioridades nacionais. 
(D) pactuação dos municípios com o governo federal das ações necessárias para o alcance das metas e dos objetivos propostos. 
 
16. A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) objetiva promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes. Uma das características das diretrizes e estratégias da PNPS é 
(A) Fortalecer ações de promoção da saúde inovadoras utilizando diferentes linguagens culturais e formas de manifestação. 
(B) Estimular a inserção de ações de promoção da saúde, exclusivamente nas atividades da atenção básica. 
(C) Promover iniciativas voltadas para a promoção da saúde, considerando metodologias participativas, sem incorporar saberes populares, por se tratar de ação de saúde. 
(D) Estimular parcerias entre os diferentes níveis de complexidade do SUS, mas não inclui parcerias intersetoriais. 
 
17. A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral à saúde. Qual das opções expressa corretamente um dos princípios e diretrizes estabelecidos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)? 
(A) utiliza tecnologia de baixa complexidade e elevada densidade. 
(B) reconhece a Saúde da Família como estratégia de expansão, consolidação qualificação da Atenção Básica. 
(C) corresponde ao conjunto de ações apenas no âmbito individual de promoção e proteção à saúde. 
(D) organiza o processo de trabalho em torno de procedimentos e profissionais. 
 
18. A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde é uma importante ferramenta para que este conheça seus direitos e deveres quando procurar atendimento em saúde e está organizada em seis princípios de base. Assinale um dos critérios de acesso previstos no documento: 
(A) Nas situações de urgência/emergência o atendimento se dará exclusivamente em unidades do sistema próxima à residência do usuário. 
(B) O acesso se dá prioritariamente pelos serviços da Atenção Básica próximos ao local de moradia do usuário. 
(C) A adequação do tratamento é responsabilidade exclusiva das equipes de saúde, não cabendo corresponsabilidade do cidadão com o seu tratamento. 
(D) O acesso ao prontuário será garantido ao paciente somente por meio de concordância do profissional responsável pelo 4 tratamento ou por decisão judicial favor. 
 
19. A transferência dos recursos federais para as ações e serviços de saúde é feita na forma de blocos de financiamento. O bloco de financiamento da Atenção Básica é constituído por uma parte de recursos fixos e outra de recursos variáveis. Os recursos fixos, chamados de Recursos per capita, são transferidos, automaticamente, em parcelas mensais do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde e do Distrito Federal. O valor de transferência dos Recursos per capita é calculado por: 
(A) valor variável de acordo com as ações adotadas em áreas estratégicas. 
(B) valor em R$ multiplicado pelo número de atendimentos. 
(C) valor fixo em R$ multiplicado pela população do município. 
(D) remuneração variável por procedimentos na prestação de serviços. 
 
20. No âmbito da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, estão definidas as responsabilidades compartilhadas pelos níveis federal, estaduais e municipais de gestão. Qual das opções abaixo reflete corretamente uma das responsabilidades compartilhadas? 
(A) Instituir mecanismos de monitoramento e avaliação institucional participativa nesta área. 
(B) Articular, junto às Instituições de Ensino Técnico e Universitário, mudanças nos cursos técnicos, de graduação e pósgraduação de acordo com as necessidades do SUS. 
(C) Organizar um Sistema Nacional de Informação com dados referentes à formação em nível técnico, de graduação e especialização. 
(D) Elaborar o Plano de Ação Regional para Educação Permanente em Saúde. 
 
QUESTÕES 21 A 50: Conteúdo Específico 
21. Assinale a opção CORRETA, segundo Conceição e cols., em relação ao preparo tipo II composto ou complexo para resina composta. 
(A) Apesar de não ser necessário o biselamento do limite cavossuperficial oclusal, o mesmo é indicado na região proximal uma vez que o condicionamento ácido do longo eixo dos prismas provê menor retenção que o condicionamento ácido das bases dos mesmos. 
(B) Ângulos internos vivos devem permitir uma melhor distribuição das tensões através do dente. 
(C) Existe a necessidade de estender o preparo para romper o ponto de contato da região proximal, a fim de facilitar a instrumentação da cavidade e a inserção e o posterior acabamento da resina composta. 
(D) O limite cervical em forma de gota possibilita, além de preservação de tecido dental sadio durante o preparo, a exposição de um maior número de prismas de esmalte cortados transversalmente, melhorando as propriedades de selamento da restauração. 
 
 
22. Segundo Conceição e cols., todas as alternativas concernentes às propriedades das resinas compostas estão corretas, EXCETO: 
(A) Quanto maior a quantidade de partículas inorgânicas, menor a contração de polimerização, sorção de água e coeficiente de expansão térmica. Por outro lado, mais difícil será o polimento superficial. 
(B) Em função do pequeno tamanho das partículas inorgânicas (0,04 μm) e da maior quantidade de matriz orgânica, os compósitos microparticulados apresentam uma maior lisura superficial. 
(C) Os compósitos fotopolimerizáveis apresentam maior grau de polimerização se comparado aos materiais quimicamente ativados. 
(D) As resinas compostas quimicamente ativadas são mais instáveis quanto à manutenção da cor, pois as aminas aromáticas são empregadas em menor concentração nesses compósitos. 
 
23. O desgaste da superfície vestibular para uma faceta estética de resina composta visa, entre outras finalidades, criar espaço para a colocação do material restaurador de modo que ele “mascare” o fundo escuro do dente. Segundo Conceição e cols., a profundidade média de redução da face vestibular em dentes com acentuada alteração de cor é de aproximadamente: 
(A) 0,4 a 0,9 mm 
(B) 0,6 a 1,1 mm 
(C) 0,7 a 1,2 mm 
(D) 0,5 a 1,0 mm 
24. Assinale a opção INCORRETA, segundo Conceição e cols., em relação à colagem de fragmento dental. 	5 
(A) Em dentes vitais, não deve ser realizado qualquer tipo de desgaste dental previamente à realizaçãoda colagem. 
(B) O compósito fotopolimerizável é o mais empregado atualmente, se comparado à resina composta quimicamente ativada, em função da maior capacidade de retenção do fragmento. 
(C) Nos casos onde não houver perda de substância dental e há perfeita coaptação entre o fragmento e o remanescente dental, o emprego da resina flow parece ser uma opção interessante. 
(D) Em situações clínicas adequadamente selecionadas, a colagem dental pode ser executada mesmo com envolvimento do espaço biológico. 
25. Utiliza-se vaselina ou verniz na superfície das restaurações com iônomero de vidro convencional, evitando assim o contato precoce com a umidade ou a perda de água pelo material. Essas ocorrências podem ter como consequências, respectivamente: 
(A) prejuízo nas propriedades mecânicas e perda da translucidez 
(B) aparecimento de rachaduras e erosão superficial 
(C) comprometimento da adesividade e aparecimento de rachaduras 
(D) perda da translucidez e comprometimento da adesividade 
26. Lesão que se forma no assoalho de boca a partir da inibição do fluxo salivar é chamada de (A) Mucocele 
(B) Papiloma 
(C) Vesícula (D) Rânula 
27. Referente à ação do flúor no controle do processo saúde doença cárie é INCORRETO afirmar: 
(A) A capacidade biológica da saliva de proteger a estrutura mineral dos dentes é aumentada na presença do flúor, que, além de proteger contra a dissolução de minerais do esmalte dentário, promove uma aceleração no processo de remineralização. 
(B) É importante que a gestante utilize medicamentos ou suplementos contendo flúor para beneficiar os dentes do bebê. 
(C) Quando a água adequadamente fluoretada é ingerida continuamente ou se faz uso regular de creme dental fluoretado, propicia-se a presença constante de flúor na saliva, mudando suas propriedades físico-químicas e dessa forma, potencializando a remineralizaçao do esmalte dentário,frente a um desafio cariogenico. 
(D) Hoje é consenso na literatura que, em vez de “fortalecer os dentes” através da fluoretação do esmalte, com o objetivo de produzir altos níveis de flúor incorporado, o método que se revela mais efetivo para controle da cárie dentária é manter um suprimento constante de baixos teores de flúor na cavidade bucal, particularmente na interface biofilme/saliva/esmalte. 
28. O verniz fluoretado possui como principal característica: 
(A) Permanecer em contato com os dentes por mais tempo que o gel fluoretado (B) Ser de difícil remoção 
(C) Não poder ser usado em crianças 
(D) Demorar mais que dois minutos para atingir o tempo de endurecimento 
29. Paciente de seis anos chega ao consultório queixando-se de dor de dente. O Odontopediatra observa cárie profunda no elemento 75. Durante a remoção de tecido cariado, observa exposição pulpar e sangramento abundante. A conduta clínica indicada é: 
(A) Capeamento pulpar indireto 
(B) Capeamento pulpar direto 
(C) Pulpectomia e restauração 
(D) Exodontia e manutenção de espaço 
 
30. Para o correto diagnóstico de cárie dentária, é requerido o procedimento para detectar a condição e respectiva característica: 
 
	
	Procedimento
	 
	Condição
	 
	Característica 
	
	(A) 
	Inspeção visual
	 
	
	Cárie oclusal
	 
	
	Descoloração acinzentada na dentina subjacente
	 
	(B) 
	Inspeção táctil 
	
	Cárie proxim
	al 
	Resistência ao retirar a sonda exploradora da fóssula 
	(C) 
	Radiografia Int
	erproximal 
	Cárie oclusal
	 
	Radiopacidade visível no esmalte 
	(D) 
	Radiografia per
	iapical 
	Cárie proxim
	al 
	Radiolucência visível no esmalte 
6 
31. Em relação aos núcleos metálicos fundidos é correto afirmar que: 
(A) Para uma retenção adequada deve-se observar o comprimento, a inclinação das paredes do canal, o diâmetro e característica superficial. 
(B) O comprimento do núcleo intra radicular deve ser igual ou menor que a coroa clínica, dois terços do comprimento da raiz ou equivalente à metade do suporte ósseo da raiz envolvida. 
(C) Para garantir um vedamento efetivo na região apical do conduto, deve ser deixado uma quantidade máxima de 4mm de material obturador. 
(D) O diâmetro do pino é importante na retenção e deve apresentar até 1/2 do diâmetro total da raiz. 
32. As abordagens preventivas utilizadas na Odontologia previnem o aparecimento de cavidades na dentina por lesões cariosas quando detectadas nos estágios mais precoces possíveis. Para prevenir ou diagnosticar cavidades na dentina por lesões não cariosas é indispensável reconhecer os seus fatores causais. Com relação à abrasão, abfração, atrito e erosão, podemos afirmar que: 
(A) lesão de abrasão dental é resultado de perda patológica, crônica, localizada e indolor de tecido dental duro submetido ao ataque ácido de origem endógena, exógena ou de origem desconhecida, porém sem envolvimento de bactéria. 
(B) abfração é a lesão decorrente do desgaste do tecido dental duro por processos mecânicos. A escovação dental é a principal causa de abfração por expor a junção cemento/esmalte a forças que provocam microfraturas no esmalte. 
(C) lesões em forma de cunha afiada localizada subgengivalmente com interferência oclusal em lateralidade é sugestiva de erosão. 
(D) lesões de abfração devem ser restauradas por meio da técnica adesiva com compósito de baixo módulo de elasticidade para que grande parte da energia não seja transmitida para interface dentina/restauração. 
33. Durante o acesso a cavidade endodôntica de um molar superior houve uma perfuração na área de furca. Com base nos conhecimentos anatômicos do dente em questão, marque a alternativa INCORRETA: 
(A) A câmara pulpar atrésica, muito comum em pacientes idosos, pode ter contribuído para o acidente. 
(B) A localização, embora sua incidência seja baixa, do quarto canal presente na raiz disto-vestibular é muito importante para o sucesso da terapia. 
(C) O tratamento imediato para o caso é a colocação de MTA na perfuração e instrumentação e obturação dos canais numa consulta posterior. 
(D) Os molares superiores apresentam três raízes: duas vestibulares e uma palatina. Por isso, a forma de contorno do acesso é um triângulo de base voltada para a face vestibular. 
34. Com relação a medicação intracanal utilizada em Endodontia, assinale a afirmativa INCORRETA 
(A) O emprego de medicação intracanal está relacionado a uma melhor reparação dos tecidos perirradiculares. 
(B) O hidróxido de cálcio pode ser associado ao paramonoclorofenol, formando uma pasta pouco solúvel, mas com acentuada difusão nos tecidos. 
(C) O tricresol formalina é um potente agente bactericida e possui propriedades neutralizadoras e de fixação celular. 
(D) O hidróxido de cálcio desempenha suas funções biológicas através de sua dissociação em íons cálcio e hidroxila. 
35. São consideradas lesões pré-malignas: 
(A) Placa mucosa e papiloma 
(B) Leucoplasia e eritroplasia 
(C) Leucoplasia e ulcera traumática 
(D) Eritroplasia e fibroma 
 
 
36. Marque a alternativa CORRETA: 
(A) Parâmetros clínicos que podem ser utilizados para determinar o sucesso da terapia endodôntica incluem: ausência de sintomas, ausência de fístula, ausência de lesão periapical e teste bacteriológico negativo. 
(B) Para dissolver a guta-percha em casos de retratamento endo- dôntico, podemos utilizar diferentes solventes, dentre eles, o clorofórmio que, embora seja altamente tóxico, é o mais eficaz; seguido do xilol e eucaliptol. 
(C) Histologicamente, na periodontite apical aguda há a presença de hiperemia e infiltrado inflamatório contendo neutrófilos polimorfonucleares.Testes de sensibilidade pulpar são positivos, uma vez que a polpa está necrosada, assim como os 7 testes de percussão e palpação. 
(D) Pulpotomia consiste na remoção da polpa coronária inflamada e está está indicada em dentes com rizogênese incompleta. Após a formação completa da raiz, o tratamento endodôntico final (pulpectomia, preparo químico-mecânico e obturação) deve ser realizado. 
37. Dentes supranumerários e agenesias dentárias são, respectivamente, falhas em qual das seguintes fases da odontogênese? 
(A) Morfodiferenciação e Aposição 
(B) Profileraçãoe Degeneração 
(C) Iniciação e Iniciação 
(D) Aposição e Aposição 
38. Assinale as lesões que são classificadas como desordens potencialmente malignas 
(A) Líquen plano, mucocele, grânulos de Fordyce 
(B) Queilite actínica, mucocele, leucoedema (C) Leucoplasia, eritroplasia, queilite actínica (D) Melanoma, eritroplasia, líquen plano. 
39. A neoplasia maligna mais comum da cavidade oral é o: 
(A) Linfoma de Hodgkin 
(B) Carcinoma de células escamosas 
(C) Carcinoma de células basais (D) Sarcoma de Kaposi 
40. Os tumores odontogênicos mais comuns da cavidade bucal são: 
(A) Ameloblastoma, Tumor de Pindborg 
(B) Tumor de Pindborg, Tumor odontogênico ceratocístico 
(C) Odontoma, Tumor odontogênico adenomatóide 
(D) Odontoma, Ameloblasoma 
 
41. A biópsia de glândulas salivares menores de lábio inferior é útil para auxiliar no diagnóstico de: 
(A) Líquen plano oral 
(B) Epulis congênita do recém –nascido 
(C) Sindrome de Sjögren 
(D) Síndrome de Pierre- Robin 
 
42. A citopatologia é um procedimento diagnóstico útil para identificar: 
(A) Herpes, paracoccidioidomicose 
(B) Língua geográfica, Sífilis 
(C) Candidíase, granuloma periapical 
(D) Cisto dentígero, grânulos de Fordyce 
43. NÃO se observa nos fumantes portadores de periodontite: (A) maior perda de inserção. 
(B) mais sangramento à sondagem e mais gengivite. 
(C) bolsas mais profundas. 
(D) mais dentes com envolvimento de furca. 
 
44. De acordo com Page e Shroeder (1972) a lesão progressiva da doença periodontal pode ser dividida em 4 fases. As descrições das lesões caracterizam a histopatologia da gengiva. Marque a resposta CORRETA de acordo com estas caracterizações 
(A) Lesão inicial e precoce caracterizam respectivamente a gengiva clinicamente normal e estágios iniciais da gengivite; e a lesão estabelecida a gengivite crônica e lesão avançada a periodontite. 
(B) Lesão inicial e precoce caracterizam a gengiva clinicamente normal e estágios inicias da gengivite, a lesão avançada a gengivite crônica e a lesão estabelecida a periodontite. 
(C) Lesão precoce e inicial caracterizam respectivamente a gengiva clinicamente normal e estágios inicias da gengivite, a 
	lesão estabelecida a gengivite crônica e lesão avançada a periodontite. 	8 
(D) Lesão inicial caracteriza a estágios inicias da gengivite, a lesão avançada a gengivite crônica e a lesão estabelecida a periodontite . 
45. Marque a afirmativa abaixo INCORRETA sobre a clorexidina. 
(A) estimula a formação de cálculo supragengival. 
(B) pode causar manchas acastanhadas nos dentes, em alguns materiais de restauração e no dorso da língua. 
(C) mostrou ser o agente antiplaca mais eficaz entre os produtos comerciais disponíveis. (D) apresenta baixa substantividade quando comparada a outros enxaguatórios. 
46. Quanto às características de normalidade na análise gengival, é INCORRETO afirmar que: 
(A) O biótipo espesso está geralmente associado a um aumento da exposição da coroa clínica, ao passo que o biótipo fino está associado principalmente a uma exposição normal ou reduzida da coroa clínica. 
(B) Na região vestibular, a gengiva é posicionada mais apicalmente, comparada às áreas interproximais. 
(C) Em aproximadamente 40% dos indivíduos, especialmente em biótipos periodontalmente espessos, a superfície do tecido mole pode ter uma aparência de “casca de laranja”, devido à união das fibras supracrestais com a superfície do epitélio. 
(D) O contorno gengival festonado, que se sobrepõe ao rebordo ósseo subjacente, é muito mais acentuado ao redor dos dentes anteriores e torna-se virtualmente plano ao redor dos molares. 
47. Na análise facial, podemos visualizar linhas que, em conjunto, representam graficamente uma forma geométrica regular. Considerando uma face harmônica, podemos afirmar que: 
(A) A melhor posição para uma correta avaliação estética é o posicionamento do observador à frente do paciente, que deve manter a cabeça em uma postura de repouso, levemente inclinada para trás. 
(B) A linha ofríaca é caracterizada por uma reta que passa perpendicularmente às sobrancelhas. 
(C) A linha interpupilar é determinada por uma reta que passa através do centro dos olhos e representa, se paralela ao plano horizontal, a forma mais adequada para a realização de uma análise facial correta. 
(D) A perpendicularidade da linha média, em relação às linhas de Gabarito horizontais, divide a face em duas metades (direita e esquerda), sendo cada uma a imagem especular da outra. 
 
48. 	Em relação ao uso de fármacos em Odontologia, assinale a alternativa INCORRETA: 
(A) São contra-indicações relativas ao uso dos vasoconstrictores: pacientes em uso de antidepressivos tricíclicos, fenotiazinicos e cocaína. 
(B) As funções e vantagens da sedação pre-operatória são: aumento do limiar da dor, potencialização da anestesia local e dos analgésicos e diminuição da salivação. 
(C) Apesar do índice de resistência girar em torno em 60%, as penicilinas ainda são os antibióticos de primeira escolha devido: ao espectro adequado para os principais microorganismos causadores de infecções bucais, baixo custo e ausência de efeitos colaterais importantes. 
(D) São contra-indicações absolutas ao uso dos vasoconstrictores: angina instável, infarto do miocárdio recente, diabetes melitus, hipotireoidismo e arritmias refratárias. 
 
49. Rapaz de 11 anos, relata sensibilidade a frio e história de traumatismo na região anterior da maxila. Ao exame clínico, que foi realizado 05 dias após o trauma, observou-se fratura coronária do elemento 21, sem exposição pulpar. Radiograficamente, apresentou ausência de alteração periapical ou fratura radicular. O tratamento de escolha é: (A) capeamento direto e restauração estética. 
(B) pulpotomia e restauração estética. 
(C) tratamento endodôntico radical e restauração estética. 
(D) capeamento indireto e restauração estética. 
 
 
 
50. Em relação ao atendimento odontológico de paciente adolescente, menor de idade, marque a alternativa correta: 
(A) O paciente, em hipótese alguma, pode ser atendido no consultório odontológico sem o acompanhamento do responsável, mesmo que com sua autorização formal. 
(B) O cirurgião-dentista deve, obrigatoriamente, informar aos responsáveis, as condições de saúde oral, plano de tratamento e comparecimento do paciente. 
(C) O cirurgião-dentista não é obrigado a anotar a descrição do quadro clínico e do atendimento prestado na ficha clínica do 
	paciente adolescente. 	9 
(D) O cirurgião-dentista não é obrigado a fazer a notificação de maus tratos confirmados ou suspeitos em adolescentes.

Continue navegando