Buscar

questionário de acupuntura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Comente sobre a abordagem clínica ao paciente envolvendo a semiologia, diagnóstico, propedêutica e prognóstico
Resposta: A abordagem clínica tem como ponto inicial a semiologia que tem a função de investigar a origem dos sinais e sintomas apresentados por um paciente, a partir de então iremos obter o resultado da anamnese que irá nos dar uma base mais consolidada para proferir o diagnóstico, então, a partir do diagnostico obtido é possível elaborar uma estratégia terapêutica visando a harmonização ou equilíbrio energético. Após a aplicação da de uma proposta terapêutica pode-se analisar a previsão relativa ao término, duração ou curso da doença, isso é o prognostico. Através do prognóstico observamos a evolução de um determinado indivíduo frente a uma determinada proposta terapêutica. Caso a evolução não seja positiva se faz necessária a busca por uma nova proposta terapêutica.
1. Fale sobre as contra indicações no tratamento por acupuntura. 
Resposta: Existem dois tipos de contra indicação. A contra indicação relativa, é quando não é recomendado o estímulo de certos pontos em determinadas situações como por exemplo: mulheres durante o período menstrual não possuem recomendações para que os pontos situados no ventre sejam estimulados, pois eles podem fazer com que o fluxo de sangue aumente. Neste caso outros pontos mais distantes podem ser estimulados.
Já a contraindicação absoluta é aquela que realmente impede que um determinado paciente realize um tratamento por acupuntura, ou seja, nenhum ponto deve ser estimulado, a exemplo disso temos os pacientes com câncer com avançado estado de metástase ou muito debilitados, pois o estímulo de alguns pontos podem acarretar em um maior desequilíbrio orgânico.
1. Sobre a anamnese fale sobre a queixa principal e o histórico de patologia pregressa.
Resposta: A queixa principal diz respeito a necessidade de extrair do paciente o motivo pelo qual ele busca um atendimento e tratamento, ou seja, qual sinal ou sintoma que mais incomoda o paciente.
O histórico da patologia pregressa deve conter itens que nos permitam relacionar patologias (ou síndromes energéticas) anteriores com a patologia, ou síndrome energética atua. Questiona o paciente se ele já sentiu um determinado sintoma anteriormente.
 
1. Existe medicações que interferem no tratamento por acupuntura? 
Resposta: Sim, basicamente existem dois grupos principais que podem causar interferência no tratamento por acupuntura. O grupo dos opioides e o grupo dos corticoides podem causar interferência na circulação energética, isso pode retardar uma boa resposta ao tratamento.

Outros materiais