Buscar

Paper Seminário Introdução a Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2
INTRODUÇÃO Á PESQUISA
O QUE É PESQUISA E A IMPORTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES.
Alexsander Garcia da Silva¹
Nelto Almeida Rodrigues²
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 A pesquisa tem um caráter pragmático, é um “processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo, Gil (1999, p.42).
 Como definição no conceito de pesquisa Rampazzo (2005, p. 49) “A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento.” 
 O autor completa afirmando que, a pesquisa é uma prática direcionada para solucionar problemas através de procedimentos da metodologia científica, e caracteriza a pesquisa com o levantamento de três elementos, sendo eles “O levantamento de algum problema, a solução a qual se chega, os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados”.
A pesquisa é uma indagação o minuciosa ou exame crítico e exaustivo na procura de fatos e princípios; Pesquisar não é apenas procurar a verdade; é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos. A pesquisa, portanto, é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. (MARCONI e LAKATOS, 2007, p.15).
Segundo Marconi e Lakatos (2007) os conceitos a respeito de pesquisa são numerosos, já que não se tem um bom senso entre os estudiosos acerca do assunto. Mas toda pesquisa tem a obrigação de consistir de um a teoria, que será a partida inicial para alcançar uma análise bem realizada em torno de um problema. A teoria como ferramenta da ciência, é usada para definir os tipos de informações que serão estudados. Para ser reconhecida tem que se sustentar em fatos examinados e comprovado consequente da pesquisa. Que por sua vez, oferece constantes conhecimentos que podem ser aplicados de imediato, podendo conduzir ao descobrimento de fundamentos básicos.
A pesquisa nas universidades não é um mal necessário, não é um bem desnecessário, ela é o germe da evolução, ela é um bem impreterível e profundamente necessário... A pesquisa nem sempre melhora a didática dos professores (qualidade esta que de algum modo pertence à categoria dos talentos naturais), mas sempre melhora o conteúdo desta didática, a sua substância, a essência de sua mensagem. A pesquisa coloca o saber de quem ensina num contexto mais amplo, mais rico, define seu contorno, unifica, acrescenta nuanças, lhe dá versatilidade, relevo, vida, alegria (TSALLIS, 1985, p.570).
 
Conforme Faria (1981, p. 1192) "a instituição própria para atividades científicas é, sem dúvida, a universidade, onde vivem os profissionais de todas as manifestações da ciência, e a ferramenta fundamental, não a única, é o cérebro do pesquisador com sua capacidade criativa."
Como bem nos assegura Severino (1996), pode-se dizer que nas universidades, ensino, pesquisa e extensão efetivamente se articulam. Neste contexto, fica claro que só se aprende, só se ensina, pesquisando, só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nasceram da pesquisa constatamos que o professor precisa da prática da pesquisa, para ensinar; o aluno precisa dela, para aprender de forma eficaz e significativamente, assim afirmando que a comunidade precisa da pesquisa, para poder dispor de produtos do conhecimento, e a Universidade precisa da pesquisa, para ser mediadora da educação.
REFERÊNCIAS
FARIA, Hugo de Castro. A universidade e a pesquisa cientifica. Rio de Janeiro: Ciência e Cultura, 1981. 
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 Ed. 2. São Paulo: Atlas, 2007.
RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica: para alunos do curso de graduação e pós-graduação. 03 Ed. São Paulo: Loyola, 2005. 
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pesquisa pós graduação e universidade. Rio de Janeiro: Revista da Faculdade Salesiana, 1996.
TSALLIS, Constantino. Por que pesquisa na universidade? Rio de Janeiro: Ciência e Cultura, 1995.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Processos Gerenciais (ADG3316) – Seminário Interdisciplinar I - 18/06/2021

Outros materiais