A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Final (Objetiva)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod.:669645) 
(peso.:3,00)
	Prova:
	32078978
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os sistemas fortemente acoplados podem ser divididos conforme a simetria existente entre seus processadores, podendo ser do tipo simétrico ou assimétrico. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Nos sistemas simétricos, os serviços do sistema operacional são executados somente por um processador, que é o processador principal.
II- Nos sistemas assimétricos, uma das desvantagens é que todo o sistema deixa de funcionar caso o processador principal (mestre) apresente falha.
III- Nos sistemas assimétricos, as mesmas funções são executadas por todos os processadores, a não ser a função de boot e outras pequenas que devem ser realizadas pelo processador principal.
IV- Nos sistemas simétricos, existem as vantagens de aumento do poder de processamento e tolerância a falhas, já que o sistema continua operando caso um processador apresente falha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	O computador necessita da memória para seu funcionamento, e dependendo dos tipos de aplicações que estão sendo executadas e a quantidade delas, a quantidade de memória pode ficar insuficiente. Para resolver esse tipo de limitação, foram desenvolvidas algumas técnicas como swapping e memória virtual por paginação e por segmentação. Considerando essas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na técnica de swapping, o SO pode transferir temporariamente algum processo da memória principal para uma secundária, liberando espaço na principal para outro processo que precise ser executado.
(    ) Na técnica de memória virtual, a capacidade de memória é expandida unindo logicamente a memória principal com um arquivo específico na memória secundária, que pode estar no hard disk.
(    ) Na técnica de paginação, os programas podem ser divididos de forma lógica em sub-rotinas que terão endereços próprios, viabilizando um aumento de memória disponível.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	3.
	Os sistemas distribuídos funcionam sobre uma infraestrutura muito importante, chamada de rede de computadores. As redes são importantes porque é através de sua infraestrutura, organização e implementação de seus protocolos, que se torna viável a comunicação entre os processos nos sistemas distribuídos. Existem vários tipos de redes de computadores, sendo uma delas a rede WAN. O que é uma rede WAN?
	 a)
	WAN é uma rede local wireless para comunicação sem fio entre dispositivos que estão dentro de uma área pequena de abrangência.
	 b)
	WAN é uma rede metropolitana que permite a comunicação entre dispositivos que estão localizados dentro de uma mesma cidade, com alta velocidade.
	 c)
	WAN é uma rede de longa distância em fio (Wireless), para comunicações entre dispositivos como celulares por exemplo.
	 d)
	WAN é uma rede de longa distância que permite a comunicação entre dispositivos que estão em cidades, países e até continentes diferentes.
	4.
	Os sistemas distribuídos têm por objetivo a descentralização e o processamento paralelo das informações, podendo ser implementados por dois ou mais computadores interligados através de uma rede. Considerando a evolução nos sistemas distribuídos ocorrida a partir da década de 1980, com o advento das redes de computadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Até a década 1980, os usuários acessavam as informação em um computador central (mainframe), e os terminais dos usuários não tinham capacidade de processamento.
(    ) Até a década de 1980, os sistemas centralizados de grande porte eram responsáveis pelo processamento de todas as informações existentes nas empresas.
(    ) Os sistemas computacionais que fazem parte de uma rede de computadores são chamados de servidores de rede centralizados.
(    ) Um sistema distribuído permite que os usuários acessem recursos em outras máquinas, mas não possibilita a transparência destes recursos para os usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Quando falamos em escalabilidade de um sistema, não basta simplesmente distribui-lo em diversas máquinas. Alguns serviços, como os de armazenamento de dados, necessitam de algum tipo de replicação Isso gera um trabalho para manter os dados consistentes e garantir  que os dados sejam os mesmos em todas as cópias, não sendo uma tarefa fácil. Além disso, deve-se garantir mais alguns itens. Com relação à replicação e consistência dos dados, analise as sentenças a seguir:
I- Se um sistema de arquivos for replicado, é possível continuar o trabalho mesmo que uma das réplicas caia, sendo que isso refere-se à confiabilidade dos dados.
II- Algumas razões para fazer replicação envolvem a melhora do desempenho, aumento da integridade e para que os dados possam ser acessados no banco de dados.
III- Replicação serve para aumentar o desempenho quando um Sistema Distribuído precisa ser ampliado em quantidade e área geográfica.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	6.
	Os sistemas distribuídos têm por objetivo a descentralização e o processamento paralelo das informações, podendo ser implementados por dois ou mais computadores interligados através de uma rede. Acerca da evolução nos sistemas distribuídos ocorrida a partir dos anos 1980, com o advento das redes de computadores, analise as sentenças a seguir:
I- Até a década 1980, os usuários acessavam as informação em um computador central (mainframe), e os terminais dos usuários não tinham capacidade de processamento.
II- Até a década de 1980, os sistemas centralizados de grande porte eram responsáveis pelo processamento de todas as informações existentes nas empresas.
III- Os sistemas computacionais que fazem parte de uma rede de computadores são chamados de servidores de rede centralizados.
IV- Um sistema distribuído permite que os usuários acessem recursos em outras máquinas, mas não possibilita a transparência destes recursos para os usuários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	Considerando sistemas operacionais de computação, sabemos que existem os sistemas fortemente acoplados e os sistemas fracamente acoplados. Quando a meta principal, ou propósito de um sistema, for facilitar o acesso a recursos remotos e compartilhar os mesmos de forma controlada e eficiente, tanto para os usuários quanto para as aplicações, estamos nos referindo a qual tipo de sistema?
	 a)
	Sistema de tempo real.
	 b)
	Sistema monousuário.
	 c)
	Sistema de grande porte.
	 d)
	Sistema distribuído.
	8.
	O sistema operacional é resultado das constantes inovações que ocorreram durante as últimas décadas. Esse processo cronológico é dividido pelos autores por gerações, sendo cada geração definida com base nas suas principais características. Sobre as características da segunda geração, analise as sentenças a seguir:
I- Surgimento das linguagens de programação, como Assembly e Fortran.
II- Possibilidade de execução de um programa enquanto outro aguarda uma requisição de entrada e saída.
III- Surgimento dos sistemas operacionais de rede.
IV- Surgimento do conceito de JOB, sendo escritos em cartões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.