Buscar

Resenha Crítica Paulo Freire - Mayara de Farias Bello Tesch

Prévia do material em texto

Matrícula: 202104174081
Nome: Mayara de Farias Bello Tesch
Curso: Docência e Gestão do Ensino Superior
Educação popular e ensino superior em Paulo Freire
O acesso a um estilo de educação similar entre as classes sociais é um tema bem relevante e importante para Paulo Freire. Segundo o artigo escrito pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Celso de Rui Beisiegel, essa sempre foi uma de suas maiores intenções junto à populações subalternas, observando, pesquisando, escrevendo e dialogando a respeito das diferenças formas de educação, sendo elas, a educação popular e a educação das elites.
Com a inclusão e o inicio da escolaridade para jovens e adultos iletrados, e a possibilidade de voto, constatou-se que não bastava fazer com que pessoas de classes desfavorecidas tivessem acesso à um ensino de repetição e direito de votar, era necessário dotá-los de consciência, capacitando-os para fazer escolhas uma noção social.
Os trabalhos publicados do educador foram esclarecedores sobre a ruptura e mudanças observadas por ele na educação popular e seu acesso às formas de ensino, que antes era algo quase que exclusivo da elite. Observando assim um crescimento no ensino médio, ampliando assim, o ingresso no ensino superior.
A abordagem no texto também deixa claro que as publicações de Freire, se atentam ao ensino primário e secundário, ou fundamental I e fundamental II, revelando uma análise sugestiva e/ou uma escassez de manifestações a respeito do ensino superior.
Acredito que, ainda que com todo esforço de Paulo Freire para que essa realidade educacional seja alterada, como foi citado no artigo: “Dedicou-se intensivamente à procura de respostas criadoras pra questões colocadas pelas condições de vida das massas desfavorecidas.” Ainda existem e são perceptíveis as diferenças e as oportunidades que se adquirem em decorrência dos privilégios ao ingressar em uma escola pública ou particular. 
É preciso melhorar o ensino básico e a formação desde o ensino infantil, entendendo que faz total diferença na hora da escolha, ingresso e competição de vagas ensino superior, além de melhores condições de trabalho para os professores e toda estrutura educacional.
Ainda que não existam muitas escritas de Freire a cerca do ensino superior, toda sua dedicação aos ensinos fundamentais contribuiu e alterou conseqüentemente, o fluxo e interesse pelo 3º grau.

Mais conteúdos dessa disciplina