Buscar

Prova discursiva - Contexto Histórico-filosófico da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.Os mitos, como narrativa com função explicativa, é uma produção sociocultural que revela muito sobre a formação e o desenvolvimento das sociedades. Um foco especial em que os mitos se revelam eficientes em uma sociedade é no pensamento educacional desta sociedade. Assim como os gregos, os romanos também possuíam sua mitologia, sendo ela muito próxima da mitologia dos gregos. Disserte sobre a mitologia romana, explicitando suas características principais.
Resposta esperada:
Quando falamos sobre a mitologia romana, primeiramente podemos citar o mito da fundação da cidade imperial. Aqui aparece a lenda de Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba. Além disso, podemos citar as várias versões dos deuses romanos que na verdade eram basicamente versões dos deuses da mitologia grega. Um aspecto central da mitologia romana está em sua forma de culto aos fogos nos lares, que revelava o status e o prestígio social, sendo o critério a manutenção do fogo aceso sem nunca se apagar.
2.A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
Resposta esperada:
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932 ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública, obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação.